Blog

  • Evento de lançamento do PDA acontece na Bahia

     

     

    No dia 25 de abril, foi realizado o evento de lançamento do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), em Salvador, na Bahia. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomércio-BA), Carlos Fernando Amaral, esteve presente no evento, que recebeu também a assessora do Departamento de Planejamento da CNC Lílian Barbosa e representantes de sindicatos.

    Segundo o presidente da Fecomércio-BA, “o desenvolvimento e a participação dos sindicatos do estado irão proporcionar a melhoria das entidades no setor terciário”.

    A assessora da CNC Lilian Barbosa elogiou a participação dos presentes. “A receptividade foi muito boa, pois os líderes puderam ver e se motivarem com um programa que irá trazer resultados e melhorias para a gestão dos sindicatos de forma complementar ao Sistema de Excelência em Gestão Sindical, o SEGS”, ressaltou.

    Após da apresentação do PDA, o publicitário e diretor de criação Toni Lourenço ministrou a palestra “A importância do associativismo”. Com dinâmicas e apresentação de vídeos, Lourenço mostrou a importância da mudança de atitude diante das constantes transformações que acontecem no mercado e na sociedade.

    O PDA é uma iniciativa vinculada ao Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) que visa fortalecer e estreitar a aproximação das entidades do Sistema CNC com os empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Saiba mais no Blog do PDA.

     

  • Boletim Informativo Diário (BID) 76

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

  • Florianópolis sediará a próxima etapa do Certforum

    Empresários e dirigentes sindicais do sul do País terão a oportunidade de debater e conhecer mais sobre a utilização e as facilidades da certificação digital em seus negócios. Florianópolis sediará, no próximo dia 12 de maio, a segunda etapa do 9º Certforum, evento que discutirá o aprofundamento das aplicações da certificação digital nos negócios e abordará, ainda, as inovações trazidas pelo novo Registro de Identidade Civil (RIC), entre outros.

    Empresários e dirigentes sindicais do sul do País terão a oportunidade de debater e conhecer mais sobre a utilização e as facilidades da certificação digital em seus negócios. Florianópolis sediará, no próximo dia 12 de maio, a segunda etapa do 9º Certforum, evento que discutirá o aprofundamento das aplicações da certificação digital nos negócios e abordará, ainda, as inovações trazidas pelo novo Registro de Identidade Civil (RIC), entre outros.

    As inscrições podem ser realizadas no site do Certforum.

     

    Saiba mais sobre o serviço de certificação digital oferecido pela CNC, por intermédio das federações filiadas, em todo o país.

     

    O evento também tem como público desenvolvedores, especialistas, acadêmicos, estudantes, gestores governamentais e demais interessados em tecnologia da informação. 

    Assim como na primeira etapa, em Recife, nesta, serão homenageadas as instituições e órgãos que incentivaram o uso da certificação digital no país, e que contribuíram para a marca de mais de um milhão de certificados emitidos por ano. 

    As próximas etapas serão realizadas no Rio de Janeiro, em 10 de agosto, e Brasília, em 21 de setembro.

    Em 2011, a Infraestutura de Chaves Públicas brasileira (ICP-Brasil), primeira autoridade da cadeia de certificação digital no Brasil responsável por emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das demais autoridades certificadoras, completa 10 anos.

  • Avanço constante

    O tema de capa da CNC Notícias de abril está relacionado à visão de futuro sustentável que o Comércio está construindo. A reportagem aborda o acordo assinado entre CNC e CNI para oferecer, com o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), ferramentas e ideias para a modernização da gestão sindical e a melhoria dos processos de trabalho das entidades afiliadas.

    A revista também noticia o lançamento do novo site da CNC, mais ágil, de conteúdo interativo e técnico, alinhado com os avanços dos meios de comunicação, para integrar ainda mais todo o Sistema Comércio.

    O tema de capa da CNC Notícias de abril está relacionado à visão de futuro sustentável que o Comércio está construindo. A reportagem aborda o acordo assinado entre CNC e CNI para oferecer, com o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), ferramentas e ideias para a modernização da gestão sindical e a melhoria dos processos de trabalho das entidades afiliadas.

    A revista também noticia o lançamento do novo site da CNC, mais ágil, de conteúdo interativo e técnico, alinhado com os avanços dos meios de comunicação, para integrar ainda mais todo o Sistema Comércio.

    A CNC Notícias de abril cobre ainda as novidades da economia, com os resultados de março das pesquisas nacionais de intenção de consumo e de endividamento e inadimplência do consumidor; das relações trabalhistas, com os debates sobre o registro eletrônico de ponto nas empresas; e do turismo, com o lançamento do Programa Nacional de Educação Profissional Senac na Copa, que contou, no Rio de Janeiro, com a presença do ministro da área, Pedro Novais.

    Clique aqui para acessar o conteúdo da revista. Ou, se preferir, faça o download desta edição diretamente da Central do Conhecimento.

  • Certificação Digital facilita vida de entidades sindicais

    O Ministério do Trabalho e Emprego atualizou o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES) para permitir o uso da certificação digital, de forma a dar mais segurança e acesso a um volume maior de informações. O novo sistema permitirá que as entidades sindicais possam realizar solicitações por meio da Internet, desobrigando-as gradativamente da entrega de documentos em papel.

    O Ministério do Trabalho e Emprego atualizou o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES) para permitir o uso da certificação digital, de forma a dar mais segurança e acesso a um volume maior de informações. O novo sistema permitirá que as entidades sindicais possam realizar solicitações por meio da Internet, desobrigando-as gradativamente da entrega de documentos em papel.

    Há hoje registradas no CNES do MTE 14,3 mil entidades sindicais (sindicatos, federações e confederações). Dessas, 9,8 mil são entidades sindicais de trabalhadores e 4,4 mil, de empregadores. Tendo em vista o interesse manifestado pelas entidades sindicais para o aprimoramento da segurança nas transações feitas no CNES, o Ministério do Trabalho e Emprego acredita na ampla adesão à Certificação Digital pelas entidades sindicais a médio prazo.

    CNC oferece certificação digital por meio das federações filiadas 

    Para obter o certificado digital, com preços diferenciados para associados, os sindicatos devem procurar as federações do comércio que, por conta do convênio firmado pela CNC com a Certisign, atuam como Autoridades de Registro (AR) ou Pontos de Atendimento (PA) nos estados.

  • Encontros de Abertura do Ciclo 2011 são realizados em vários estados

    A terceira etapa do Ciclo 2011 do SEGS, o Encontro de Abertura de Ciclo, teve seu início no dia 17 de março na Fecomércio-MA e na Fecombustíveis. O evento já aconteceu em 30 federações e teve o objetivo de gerar um plano de melhoria para as entidades aplicarem ao longo do ano.

    Nos dias 26 e 28 de abril, foram realizados Encontros de Abertura de Ciclo em Roraima, Rio Grande do Norte, Amazonas e Santa Catarina, com a visita dos assessores do Departamento de Planejamento da CNC Alexandre Marcelo e Cylene Lopes.

    A terceira etapa do Ciclo 2011 do SEGS, o Encontro de Abertura de Ciclo, teve seu início no dia 17 de março na Fecomércio-MA e na Fecombustíveis. O evento já aconteceu em 30 federações e teve o objetivo de gerar um plano de melhoria para as entidades aplicarem ao longo do ano.

    Nos dias 26 e 28 de abril, foram realizados Encontros de Abertura de Ciclo em Roraima, Rio Grande do Norte, Amazonas e Santa Catarina, com a visita dos assessores do Departamento de Planejamento da CNC Alexandre Marcelo e Cylene Lopes.

    Segundo Alexandre Marcelo, as entidades que participaram de seus treinamentos demonstraram interesse em implantar novas práticas. “A receptividade e a disponibilidade dos sindicatos para o trabalho foi, de modo geral, muito boa”, disse ele.

    Os assessores do SEGS fizeram um levantamento de dados com relação às condições de cada sindicato, para que as melhorias sejam direcionadas de acordo com as necessidades de cada entidade. “Além de apurar as carências dos sindicatos, nós também fizemos um plano de melhorias para instituir novas práticas, com o objetivo de promover a sustentabilidade das entidades”, explica Cylene.

    Durante o encontro, os representantes das entidades foram treinados nas ferramentas 5W2H (utilizada para a checagem das atividades que precisam ser desenvolvidas) e RAB (Rapidez, Autonomia e Benefício), no intuito de priorizar as ações constantes de suas avaliações de consenso. A próxima Abertura de Ciclo será realizada no dia 9 de maio na Fecomércio-ES.

  • Boletim Informativo Diário (BID) 75

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

  • Brasil tem os maiores índices de empreendedorismo do G20 e do BRIC

    A pesquisa Global Enterpreneurship Monitor 2010 (GEM 2010), divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no dia 26 de abril, revelou que o Brasil teve no ano passado a maior taxa de empreendedorismo entre os países integrantes do G20, detentores das grandes economias mundiais, e do BRIC, grupo de nações emergentes que inclui Rússia, Índia e China, além do próprio Brasil.

    A pesquisa Global Enterpreneurship Monitor 2010 (GEM 2010), divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no dia 26 de abril, revelou que o Brasil teve no ano passado a maior taxa de empreendedorismo entre os países integrantes do G20, detentores das grandes economias mundiais, e do BRIC, grupo de nações emergentes que inclui Rússia, Índia e China, além do próprio Brasil.

    Segundo o GEM 2010, a taxa de empreendedorismo em estágio inicial (TEA – com até três anos e meio de atividade) ficou em 17,5%, ou seja, de cada 100 brasileiros, 17 são empreendedores.  Do total de empresários, 68% entraram no mercado por oportunidade e 32% por necessidade, mostrando um novo perfil do empreendedor brasileiro, que não inicia seus negócios apenas baseado na necessidade do sustento.

    Entre os 17 países membros do G20 que participaram da pesquisa em 2010, o Brasil é o que possui a maior TEA, ultrapassando a China, com 14,4%, e superando também a Argentina, com 14,2%, a Austrália, com 7,8%, e os Estados Unidos, com 7,6%. Entre as nações que formam o BRIC, o Brasil tem a população mais empreendedora, com 17,5% de empreendedores em estágio inicial – a China teve 14,4%, a Rússia, 3,9%, enquanto a Índia não participou da pesquisa nos últimos dois anos. Em 2008, a TEA da Índia havia sido de 11,5%.

    A pesquisa também mostrou que os empreendedores veem na atividade varejista a melhor oportunidade de investimento. De cada 100 novos negócios gerados no Brasil, 25% estão no comércio. Na hora de abrir os estabelecimentos comerciais, a maioria dos entrevistados (58,1%) gasta menos de 10 mil reais. Além disso, existe um equilíbrio de gênero: 50,7% são homens e 49,3% mulheres.