Blog

  • Carta Mensal 671

    Resultado de trabalho do mais alto teor cultural e profissional que expressa o pensamento de brasileiros ilustres – técnicos, professores, diplomatas, economistas, sociólogos, juristas e empresários – sobre os problemas econômicos, sociais e políticos, resultando numa obra notável de esclarecimento, que representa importante e desinteressada contribuição do comércio brasileiro à cultura do país.

     

    Para solicitar outras edições, clique aqui.

    Resultado de trabalho do mais alto teor cultural e profissional que expressa o pensamento de brasileiros ilustres – técnicos, professores, diplomatas, economistas, sociólogos, juristas e empresários – sobre os problemas econômicos, sociais e políticos, resultando numa obra notável de esclarecimento, que representa importante e desinteressada contribuição do comércio brasileiro à cultura do país.

     

    Para solicitar outras edições, clique aqui.

  • Carta Mensal 670

    Resultado de trabalho do mais alto teor cultural e profissional que expressa o pensamento de brasileiros ilustres – técnicos, professores, diplomatas, economistas, sociólogos, juristas e empresários – sobre os problemas econômicos, sociais e políticos, resultando numa obra notável de esclarecimento, que representa importante e desinteressada contribuição do comércio brasileiro à cultura do país.

     

    Para solicitar outras edições, clique aqui.

    Resultado de trabalho do mais alto teor cultural e profissional que expressa o pensamento de brasileiros ilustres – técnicos, professores, diplomatas, economistas, sociólogos, juristas e empresários – sobre os problemas econômicos, sociais e políticos, resultando numa obra notável de esclarecimento, que representa importante e desinteressada contribuição do comércio brasileiro à cultura do país.

     

    Para solicitar outras edições, clique aqui.

  • PDA é lançado no Piauí

    O presidente da FECOMÉRCIO-PI, Valdeci Cavalcante, participou, nesta quarta-feira (27), do lançamento do PDA. Também estiveram presentes no evento conselheiros da Federação do Comércio, Sesc e Senac, além de presidentes de sindicatos patronais.

    Valdeci Cavalcante incentivou os presidentes de sindicatos a buscarem meios de fortalecer suas entidades para bem representar a categoria. O assessor de Planejamento da CNC, Rodrigo Wepster, apresentou o programa e estimulou os presidentes dos sindicatos a manterem um canal de comunicação por meio do blog do PDA.

    O presidente da FECOMÉRCIO-PI, Valdeci Cavalcante, participou, nesta quarta-feira (27), do lançamento do PDA. Também estiveram presentes no evento conselheiros da Federação do Comércio, Sesc e Senac, além de presidentes de sindicatos patronais.

    Valdeci Cavalcante incentivou os presidentes de sindicatos a buscarem meios de fortalecer suas entidades para bem representar a categoria. O assessor de Planejamento da CNC, Rodrigo Wepster, apresentou o programa e estimulou os presidentes dos sindicatos a manterem um canal de comunicação por meio do blog do PDA.

    Após a apresentação, o publicitário Toni Lourenço, enfatizou em sua palestra motivacional, a importância da mudança de atitude diante das constantes transformações que acontecem no mercado e na sociedade.

    Na próxima semana o PDA será lançado no Distrito Federal, Tocantins e Alagoas.

  • Dilma Rousseff lança o Pronatec

    A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (28/4), Dia da Educação, em solenidade no Salão Nobre do Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). A iniciativa tem a parceria do setor privado, por meio das escolas de ensino profissionalizante de instituições do Sistema S, como o Senac, administrado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e o Senai, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

    A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (28/4), Dia da Educação, em solenidade no Salão Nobre do Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). A iniciativa tem a parceria do setor privado, por meio das escolas de ensino profissionalizante de instituições do Sistema S, como o Senac, administrado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e o Senai, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

    Participaram da cerimônia ministros de Estados, empresários, dirigentes do Sistema S, estudantes e representantes dos governos federal, estaduais e municipais.

    Tanto o ministro Fernando Haddad quanto a presidente Dilma Rousseff destacaram a importância da parceira com as lideranças da CNC e da CNI. “Fizemos um importante estreitamento dos laços que já tínhamos com instituições do Sistema S para ampliar o programa de gratuidade.”

    A Presidente disse em seu discurso que “o setor privado foi sensível às necessidades do Brasil na área educacional para dar o salto de qualidade que o País precisa. Não existe um caso no mundo sequer de nação que tenha se destacado na área tecno-científica sem que tenha feito pesados investimentos na educação”, afirmou. E declarou a prioridade de seu governo na Educação: “a qualificação profissional é o nosso desafio nesses quatro anos”.

    O ministro Fernando Haddad afirmou que o objetivo é expandir a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Segundo ele, a meta com o Pronatec é, sob o guarda-chuva de várias ações integradas, oferecer acesso à educação para mais de 8 milhões de brasileiros em quatro anos, com a criação de mais 200 escolas de educação profissional e tecnológica, 81 das quais já estão em construção e serão inauguradas antes do início do período letivo de 2012.

    O Ministério da Educação, por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), vai prover uma linha de crédito para estudantes egressos do ensino médio e empresas que desejem complementar sua formação com cursos técnicos e profissionalizantes de nível médio do Sistema S e de escolas privadas habilitadas. O funcionamento é similar ao do Fies do ensino superior, porém com 18 meses de carência e seis vezes o tempo do curso, mais 12 meses para pagamento.

    O projeto de lei de criação do Pronatec será agora encaminhado ao Congresso Nacional, para tramitar em regime de urgência constitucional. “Conto com a sensibilidade dos parlamentares para a aprovação de um projeto tão importante para o Brasil”, disse Dilma Roussef. 

  • Brasil precisa de uma política de comércio exterior, diz Emílio Garofalo, da Camex

    O secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Emílio Garofalo Filho, foi o convidado especial da reunião conjunta da Diretoria, Conselhos de Administração e Técnico da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), realizada nesta quinta-feira (28), na sede da CNC, no Rio de Janeiro. Ele enfatizou a necessidade de que o País formule uma política de comércio exterior para garantir competitividade a empresas e produtos brasileiros.

    O secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Emílio Garofalo Filho, foi o convidado especial da reunião conjunta da Diretoria, Conselhos de Administração e Técnico da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), realizada nesta quinta-feira (28), na sede da CNC, no Rio de Janeiro. Ele enfatizou a necessidade de que o País formule uma política de comércio exterior para garantir competitividade a empresas e produtos brasileiros.

    “Durante muito tempo o Brasil deixou de ter um política de comércio exterior, porque entendia-se ser uma questão de mercado”, disse Garofalo. “Mas isto hoje está nos deixando em desvantagem”, completou, observando que os principais parceiros comerciais do Brasil, a China, os Estados Unidos e a Argentina, têm políticas voltadas para garantir o equilíbrio do setor.

    O secretário-executivo da Camex enumerou alguns dos principais problemas identificados, a maior parte exigindo solução há vários anos. Questões como câmbio, carga tributária e infraestrutura contribuem para tornar o comércio exterior brasileiro menos competitivo e, somados aos entraves de natureza administrativa e aduaneira, exigem uma solução integrada de governo. “É preciso que marchemos todos na mesma direção. É essa a proposta que está sendo formulada e que o ministro (do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) Fernando Pimentel pretende levar à presidenta Dilma Rousseff”, afirmou Garofalo.

    A reunião contou com representantes de vários setores empresariais que mostraram ao secretário-executivo da Camex as dificuldades enfrentadas, principalmente na área aduaneira. O presidente da AEB, Benedicto Fonseca Moreira, agradeceu a presença de Emílio Garofalo e manifestou a necessidade de atenção para o setor. “O País está crescendo, mas precisamos ganhar eficiência e há muito a ser feito para ganharmos essa guerra”, disse.

  • CNC lança Índice Nacional de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC)

    A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançará, no dia 4 de maio, os primeiros dados do novo indicador nacional de expectativas empresariais do Brasil, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC-CNC). Assim como o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), o ICEC antecipará as tendências do consumo, porém, sob o ponto de vista do empresário do comércio.

    A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançará, no dia 4 de maio, os primeiros dados do novo indicador nacional de expectativas empresariais do Brasil, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC-CNC). Assim como o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), o ICEC antecipará as tendências do consumo, porém, sob o ponto de vista do empresário do comércio.

    O novo levantamento terá periodicidade mensal e ouvirá representantes de empresas de grande porte (acima de 50 empregados) e de pequeno porte (abaixo de 50 empregados) nas capitais de todas as Unidades da Federação. 

    A amostra mensal é composta por aproximadamente seis mil empresas situadas em todas as capitais do país, e os índices podem apresentar dispersões que variam de zero a 200 pontos. Os dados regionais serão disponibilizados para todas as federações do comércio, que poderão divulgá-los junto à imprensa local, seguindo o mesmo procedimento das pesquisas ICF e PEIC.

    ICEC

    No ICEC-CNC, as avaliações dos empresários dos mais diversos ramos da atividade comercial serão agrupadas por ramos do varejo que, por sua vez, serão reagrupados e apresentados segundo categorias de uso, ou seja, empresas especializadas na comercialização de bens duráveis, semiduráveis e não duráveis. Os dados também serão tabulados de forma a permitir análises regionais, que poderão ser divulgadas pelas federações do comércio. 

    O índice é construído a partir de nove questões. As três primeiras, que constituem o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) comparam a situação econômica do país, do setor de atuação e da própria empresa, com relação ao mesmo período do ano anterior. As três perguntas seguintes demandam avaliações dos mesmos aspectos, porém em relação ao futuro no curto prazo e formam o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC). Em todas as seis primeiras perguntas, as opções de resposta são as seguintes: (i) Melhorou/Melhorará Muito; (ii) Melhorou/ Melhorará um Pouco; (iii) Piorou/Piorará Muito e; (iv) Piorou/piorará Muito. 

    Finalmente, as últimas três perguntas que compõem o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) abordam questões mais específicas relativas aos seguintes temas: (i) expectativa de contratação de funcionários para os próximos meses (aumentar muito, aumentar pouco, reduzir pouco ou reduzir muito); (ii) Nível de investimentos em relação ao mesmo período do ano anterior (muito maior, um pouco maior, um pouco menor ou muito menor) e; (iii) Nível atual dos estoques diante da programação de vendas (muito maior, um pouco maior, um pouco menor ou muito maior). 

    Clique na opção “download”, abaixo, para ver as questões avaliadas pelo ICEC.

  • Senadores discutem ampliação do ensino técnico

    O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social, ligada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), realizou na terça-feira, dia 26, audiência pública para debater sobre o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec). Entre os participantes da reunião estavam senadores, representantes do governo e dos empresários.

    O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social, ligada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), realizou na terça-feira, dia 26, audiência pública para debater sobre o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec). Entre os participantes da reunião estavam senadores, representantes do governo e dos empresários.

    Segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, o Pronatec é um programa que visa incentivar e financiar vários outros programas vinculados ao ensino técnico e a cursos profissionalizantes. Seriam beneficiados, por exemplo, o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e o “Sistema S”, que abrange entidades vinculadas ao setor privado como o Senai, o Sesi, o Senac e o Sebrae, entre outras.

    Em Plenário, Paim ressaltou que o fortalecimento do ensino técnico foi defendido por todos os especialistas que participaram da audiência pública.

    De acordo com o senador, tanto os representantes dos empresários quanto os representantes do governo e dos trabalhadores enfatizaram que, se o Brasil contasse hoje com “milhares e milhares” de técnicos, todos estariam colocados de imediato no mercado de trabalho, diante da demanda por mão de obra qualificada.

    Paulo Paim acredita que a educação profissional reduz custos de adaptação dos novos trabalhadores, aumenta a motivação para o trabalho e leva à fidelidade do profissional para com a Empresa onde foi aprendiz.

    Ao finalizar seu discurso, o senador destacou que o Pronatec, irá buscar ampliar o caminho de acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e para trabalhadores sem formação.

  • Câmara cria comissão especial para regular a terceirização

    A Câmara dos Deputados criará uma comissão especial para regulamentar os serviços terceirizados no Brasil. O anúncio foi feito na quarta-feira (27) pelo presidente Marco Maia após receber o pedido formal de criação do colegiado, apresentado pelos deputados Laércio Oliveira (PR/SE), Paulo Pereira da Silva (PDT/SP), Vicentinho (PT/SP), Assis Melo (PCdoB/RS) e Roberto Santiago (PV/SP).

    Depois de instalada, a comissão terá 45 dias para apresentar um parecer único sobre os projetos que tramitam na Câmara sobre o tema.

    Urgência

    A Câmara dos Deputados criará uma comissão especial para regulamentar os serviços terceirizados no Brasil. O anúncio foi feito na quarta-feira (27) pelo presidente Marco Maia após receber o pedido formal de criação do colegiado, apresentado pelos deputados Laércio Oliveira (PR/SE), Paulo Pereira da Silva (PDT/SP), Vicentinho (PT/SP), Assis Melo (PCdoB/RS) e Roberto Santiago (PV/SP).

    Depois de instalada, a comissão terá 45 dias para apresentar um parecer único sobre os projetos que tramitam na Câmara sobre o tema.

    Urgência

    Relator de um dos projetos sobre o tema, o deputado Roberto Santiago (PV-SP) afirmou à Agência Câmara de Notícias que regulamentar a terceirização é urgente para resolver as distorções hoje presentes no mercado de trabalho.

    “A terceirização no Brasil cresce muito, e de maneira desordenada. Hoje, não há clareza de onde ela pode existir e de quanto ganha o trabalhador. Quando se terceiriza um serviço numa indústria, há a convenção dos trabalhadores da empresa e depois a dos terceirizados. Isso causa um desconforto e cria um trabalhador de primeira e um de segunda categoria. São situações que, em um País em desenvolvimento, precisamos tratar com urgência”, ressaltou Santiago.

    De acordo com o Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, com sede em São Paulo, o Brasil tem hoje mais de 8 milhões de terceirizados. Esse número corresponde a 22% dos trabalhadores com carteira assinada.

    Marco regulatório

    “A terceirização de serviços precisa de um marco regulatório com a maior urgência possível. Esse é um entendimento consensual entre as confederações patronais, centrais sindicais, a Justiça do Trabalho, Ministério Público, Governo e Tribunal de Contas”, afirmou Laércio Oliveira.

  • CBratur aponta diagnósticos e soluções para a área de turismo

    O Senado Federal e a Câmara dos Deputados lançaram na noite de quarta-feira, dia 27 de abril, os Anais do Congresso Brasileiro da Atividade Turística (CBratur) de 2010. A publicação é uma compilação das palestras do XII Congresso Brasileiro da Atividade Turística, com o tema Os Impactos dos Megaeventos Esportivos para a Indústria do Turismo.

    O Senado Federal e a Câmara dos Deputados lançaram na noite de quarta-feira, dia 27 de abril, os Anais do Congresso Brasileiro da Atividade Turística (CBratur) de 2010. A publicação é uma compilação das palestras do XII Congresso Brasileiro da Atividade Turística, com o tema Os Impactos dos Megaeventos Esportivos para a Indústria do Turismo.

    O lançamento, realizado na Biblioteca do Senado Federal, reuniu os presidentes da Câmara de Turismo e Desporto (CTD), deputado Jonas Donizette (PSB-SP), e da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), senador Benedito Lira (PP-AL), além de vários parlamentares das duas casas e líderes do setor.

    O vice-presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Eraldo Alves da Cruz, esteve presente ao lançamento. Ele ressaltou a importância do CBratur como diagnósticos dos problemas na indicação de soluções para o turismo. “Se não fosse o trabalho dos parlamentares no CBratur e do ex-presidente Lula, não teríamos o Ministério do Turismo”, lembrou.

    O tema do próximo CBratur ainda não foi definido, mas, segundo o deputado Jonas Donizette, o Congresso deverá acontecer em outubro, para continuidade das discussões iniciadas no último evento. “Temos a mania de achar que estamos começando do zero. Essa é uma corrida de revezamento. O que espero é apresentar resultados práticos para os problemas que foram apresentados nesses anais”, afirmou.

  • Fecomercio-SP divulga os finalistas do 2° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomercio) divulgou os finalistas do 2° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral e com o Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável. Foram escolhidos 28 projetos, entre mais de 300 inscritos, vindos de dezenove estados brasileiros.

    “Tivemos muitos projetos em diversos estados e queremos ser indutores do desenvolvimento sustentável no comércio varejista”, explica José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fecomercio e um dos jurados do prêmio.

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomercio) divulgou os finalistas do 2° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral e com o Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável. Foram escolhidos 28 projetos, entre mais de 300 inscritos, vindos de dezenove estados brasileiros.

    “Tivemos muitos projetos em diversos estados e queremos ser indutores do desenvolvimento sustentável no comércio varejista”, explica José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fecomercio e um dos jurados do prêmio.

    Na categoria Grande Empresa, os projetos finalistas são das empresas Vivo, Grupo Pão de Açúcar, Comercial Automovia e Cas Tecnologia. Já na categoria Pequena Empresa, os classificados são Estação Resgate, Caçula Pneus, Renk’s Industrial Ltda. e Produtos Alimentícios Ortolândia. Entre os finalistas de Média Empresa, estão os projetos da Copraseda – Cooperativa, Grupo de Moda Sustentável, de Andressa Faiad, Ação Concreta Sustentável, da Natureza Brasil Pesquisas e a Neutralize Carbono com a proposta para neutralizar os gases do efeito estufa.

    As Entidades Empresariais estão representadas pelos finalistas: Sistema de Gestão Ambiental, do Sebrae-SP; Selo de Qualidade e Sustentabilidade, do Sindilav; e Gestão Ambiental para Panificadoras, do Sebrae-PE. Os projetos selecionados na categoria Órgão Público são: Vale Luz, da Secretaria Adjunto de Trabalho e Emprego do Mato Grosso; Programa Desperdício Zero, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Paraná; Recicla Porto, da Companhia de Integração Portuária do Ceará; Mediação Itinerante, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo está representada por pelos projetos Programa Estadual de Contratações Públicas Sustentáveis e a Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde.

    O Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade surgiu em 2008 em comemoração aos 70 anos da Federação e da crescente discussão sobre sustentabilidade que ocorre em todo mundo. A entrega dos prêmios desta edição irá acontecer no dia 31 de maio de 2011. Mais informações podem ser encontradas nos site da premiação, www.fecomercio.com.br/sustentabilidade.