Blog

  • Boletim Informativo Diário (BID) 48

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

  • CNC lança projeto Empreendedorismo Digital

    O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, lança, em 16 de março, durante a reunião de Diretoria da instituição, em Brasília, o projeto Empreendedorismo Digital – Ciclo 2011, para orientar os empresários sobre os benefícios da moderna tecnologia e incentivar o seu uso visando ganhos de competitividade, redução de custos e melhoria de processos.

    O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, lança, em 16 de março, durante a reunião de Diretoria da instituição, em Brasília, o projeto Empreendedorismo Digital – Ciclo 2011, para orientar os empresários sobre os benefícios da moderna tecnologia e incentivar o seu uso visando ganhos de competitividade, redução de custos e melhoria de processos.

    Na avaliação do presidente da CNC, a inserção no mundo digital é necessária para assegurar resultados positivos dos negócios. Além dos empresários, fazem parte do público-alvo executivos de entidades sindicais, gestores e administradores, bem como contadores e representantes dos poderes públicos locais.

    O projeto é composto por palestras e workshops, cujo tema principal é Segurança e Sustentabilidade Empresarial. Entre os objetivos da iniciativa estão sensibilizar os empresários quanto às transformações sociais e tecnológicas e mostrar a importância do conhecimento técnico, habilidades comportamentais, consciência ética e visão empreendedora. Visa ainda orientar sobre a Certificação Digital e os benefícios de sua utilização, além de alertar sobre os riscos e prejuízos, para empresas e consumidores, do consumo dos chamados produtos piratas.

    A Gerência de Projetos da CNC coordenará os eventos nas Federações de Comércio que formalizarem sua adesão.

  • CNC realiza 7º Encontro de Multiplicadores do SEGS

    O 7º Encontro de Multiplicadores do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), realizado nos dias 15 e 16 de março de 2011, no condomínio SESC-SENAC, no Rio de Janeiro, reuniu representantes das 34 federações filiadas à CNC para dar início às atividades do ciclo 2011. O evento foi organizado pela equipe do Departamento de Planejamento da CNC (Deplan). 

    O 7º Encontro de Multiplicadores do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), realizado nos dias 15 e 16 de março de 2011, no condomínio SESC-SENAC, no Rio de Janeiro, reuniu representantes das 34 federações filiadas à CNC para dar início às atividades do ciclo 2011. O evento foi organizado pela equipe do Departamento de Planejamento da CNC (Deplan). 

    No evento, os multiplicadores apresentaram os resultados atingidos nos ciclos anteriores e compartilharam dificuldades e soluções encontradas durante a realização dos trabalhos do ciclo 2010, que incluiu novidades como o Guia de Avaliação Simplificado (GAS) e os Encontros de Abertura de Ciclo nas Federações, além do aprimoramento dos guias de excelência. 

    O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) também esteve na pauta do encontro, com abordagem das ações já realizadas e em andamento, bem como a apresentação de detalhes das próximas etapas, que incluem os eventos de lançamento do programa nos estados e as palestras de sensibilização das lideranças para o associativismo. 

    Durante o evento, os multiplicadores concluíram os agendamentos das atividades do ano junto aos assessores do Deplan. No segundo dia, foi realizada uma visita guiada às instalações da Escola SESC de Ensino Médio (ESEM). 

    Para José Antônio da Rocha, multiplicador da Fecombustíveis, a metodologia simplificada de avaliação da gestão, proporcionada pelo GAS, poderá ser usada como um instrumento para a familiarização das diretorias dos sindicatos com o SEGS. “Vamos aplicar a Avaliação Simplificada nas reuniões de diretoria dos sindicatos em que a federação estiver presente”, comentou Rocha.

    Já para Anderson Bohrer, multiplicador da Fecomércio-RS, 2011 será um ano de afirmação da importância da qualidade no dia a dia das entidades. “Neste quarto ano de aplicação em nível nacional, o SEGS se consolida como uma ferramenta indispensável à gestão sindical”, opinou Bohrer.

  • Senac Goiás sedia Fórum do Sistema Escolar Integrado (SEI)

    Equipes dos Departamentos Regionais do Senac de Goiás, Ceará, Mato Grosso e Piauí se reuniram, nos dias 10 e 11 de março, em Goiânia, para participar do 2º Fórum do Sistema Escolar Integrado (SEI), um sistema que integra os subsistemas do Senac – material e compras, orçamento/contábil,  patrimônio e o educacional que inclui o Programa Senac de Gratuidade e Banco de Oportunidades – para Web 2.0 e foi pensado e desenvolvido pelo Senac Goiás.

    Equipes dos Departamentos Regionais do Senac de Goiás, Ceará, Mato Grosso e Piauí se reuniram, nos dias 10 e 11 de março, em Goiânia, para participar do 2º Fórum do Sistema Escolar Integrado (SEI), um sistema que integra os subsistemas do Senac – material e compras, orçamento/contábil,  patrimônio e o educacional que inclui o Programa Senac de Gratuidade e Banco de Oportunidades – para Web 2.0 e foi pensado e desenvolvido pelo Senac Goiás.

    O evento teve como objetivo a troca de ideias e alinhamento dos processos entre os regionais que utilizam o SEI. Participaram do encontro as diretoras Felicidade Maria de Faria Melo, de Goiás, Elaine Dias, do Piauí, Ana Cláudia Martins, do Ceará e Gilsane Tomaz, do Mato Grosso, juntamente com os técnicos.

    Para Elaine Dias, o fórum une os esforços e melhora os processos. Gilsane Tomaz ressaltou que esse alinhamento técnico e operacional dos módulos do SEI trazem um ganho positivo para a gestão dos regionais. Ana Cláudia Martins disse que o momento foi muito rico, com troca de ideias entre quatro regionais geograficamente distantes, mas parecidos na essência. “Saímos do fórum com a certeza que esse sistema passará a ser nacional”, afirmou Ana Cláudia Martins.

    Diretor nacional do Senac conhece Sistema

    No dia 13 de janeiro, o diretor do Departamento Nacional do Senac, Sidney Cunha, esteve em Goiânia para conhecer o Sistema Escolar Integrado (SEI) do Senac em Goiás. Ele veio acompanhado de um grupo técnico do Senac Nacional.

    A intenção da visita, segundo Sidney Cunha, foi de conhecer de perto o SEI, visando oferecer apoio para que possam ser implementadas parcerias com outros regionais que tenham o interesse de implantar a ferramenta. “Os regionais de vários estados estiveram analisando o sistema, inclusive São Paulo. Sabendo das respostas precisas e rápidas geradas pelo SEI na forma de relatórios gerenciais, pensamos que ele pode servir de benchmark para os outros regionais”, disse. De acordo com o diretor nacional do Senac, com o apoio que está sendo oferecido, novas funcionalidades podem ser desenvolvidas, aprimorando o sistema.

    O SEI foi implantado no Senac Goiás há quatro anos, conforme o presidente do Sistema Fecomercio/SESC/Senac, José Evaristo dos Santos. E nesse período, ele colaborou decisivamente em termos de agilidade e precisão de informações, o que aumentou em muito a segurança nas tomadas de decisão. José Evaristo ressaltou a importância da visita porque comprova a qualidade dos serviços do Senac Goiás. Além disso, observou, a troca de informações só ajuda a crescer. “Um departamento regional não pode ficar com uma ferramenta tão boa só pra ele, sem compartilhar com os demais”, comentou.

  • CNC prepara pesquisa nacional que medirá a confiança dos empresários do comércio

    A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) está preparando o lançamento do primeiro indicador de expectativas empresariais do Brasil – o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC-CNC), que tem como objetivo sinalizar para os agentes econômicos as ações de curto prazo das empresas do setor.

    O novo indicador terá periodicidade mensal e ouvirá representantes de empresas de grande porte (acima de cem empregados) e de pequeno porte (abaixo de cem empregados) em todas as Unidades da Federação.

    A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) está preparando o lançamento do primeiro indicador de expectativas empresariais do Brasil – o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC-CNC), que tem como objetivo sinalizar para os agentes econômicos as ações de curto prazo das empresas do setor.

    O novo indicador terá periodicidade mensal e ouvirá representantes de empresas de grande porte (acima de cem empregados) e de pequeno porte (abaixo de cem empregados) em todas as Unidades da Federação.

    No ICEC-CNC, as avaliações dos empresários dos mais diversos ramos da atividade comercial serão agrupadas por ramos do varejo – que, por sua vez, serão reagrupados segundo categorias de uso, ou seja, empresas especializadas na comercialização de bens duráveis, semiduráveis e não duráveis. Os dados também serão tabulados de forma a permitir análises regionais.

    O índice é construído a partir de nove questões. As três primeiras, que constituem o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), comparam a situação econômica do país, do setor de atuação e da própria empresa, com relação ao mesmo período do ano anterior. As três perguntas seguintes demandam avaliações dos mesmos aspectos, porém, em relação ao futuro no curto prazo, formando o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC). Finalmente, as últimas três perguntas compõem o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) e abordam questões mais específicas, como expectativa de contratação de funcionários para os próximos, nível de investimentos em relação ao mesmo período do ano e nível atual dos estoques diante da programação de vendas.

    A amostra mensal é composta por aproximadamente 6 mil empresas situadas em todas as capitais do país, e os índices podem apresentar dispersões que variam de zero a cem pontos. 

  • CNC e CNI assinam acordo para fomentar associativismo

    Iniciativa compreende o planejamento e a execução de projetos voltados à ampliação da representatividade e da sustentabilidade dos sindicatos empresariais, no âmbito do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), da CNC, e do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da CNI.

    Iniciativa compreende o planejamento e a execução de projetos voltados à ampliação da representatividade e da sustentabilidade dos sindicatos empresariais, no âmbito do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), da CNC, e do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da CNI.

    Os presidentes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, assinaram nesta quinta-feira, (17/03), em Brasília, Termo de Cooperação para fomentar o associativismo sindical empresarial, no âmbito do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), da CNC, e do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da CNI.

    Oliveira Santos afirmou que a parceria de grandes instituições como CNC e CNI consolida ideais comuns, “que não são só do interesse de uma ou de outra, mas do Brasil”. E os sindicatos, enfatizou, são a base dessa estrutura porque é lá que as empresas se concentram e levam suas demandas. Hoje, indústria e comércio têm cerca de 2 mil sindicatos em todo o País. “É preciso de uma visão harmônica dos dois segmentos econômicos, para sermos mais fortes e defendermos com mais influência os interesses do setor”, disse.

    Já Robson Andrade destacou a importância da troca de informações sobre ações que podem ser úteis para melhorar o ambiente de negócios, tanto na indústria quanto no comércio. Para ele, a parceria com a CNC fortalece a representação empresarial: “nossos objetivos são convergentes: atuamos para assegurar melhores condições de competitividade para o desenvolvimento empresarial e do País. Ao fortalecer os sindicatos, reforçamos nossa capacidade de atender as empresas”.

    A cooperação abrange o compartilhamento de informações sobre projetos, produtos e ações já executados em cada Confederação, como o intercâmbio de metodologias, conteúdos, softwares, recursos humanos e peças promocionais, e a construção de novos projetos, que envolverão aporte de conhecimento e recursos das duas organizações.

    O compromisso firmado entre CNC e CNI partiu do entendimento de que a modernização dos sindicatos é condição necessária para ampliar a representatividade e o poder de influência do Sistema de Representação Empresarial.

     

     

  • Boletim Informativo Diário (BID) 47

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

  • Ministro das Cidades participa de reunião da CBCSI

    A Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI) da CNC reuniu-se no dia 15 de março, na sede da entidade, em Brasília, para discutir questões relativas ao mercado de compra, venda, construção e locação de imóveis. O ministro das Cidades, Mario Negromonte, participou de parte da reunião.

    A Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI) da CNC reuniu-se no dia 15 de março, na sede da entidade, em Brasília, para discutir questões relativas ao mercado de compra, venda, construção e locação de imóveis. O ministro das Cidades, Mario Negromonte, participou de parte da reunião.
    O mercado imobiliário, além de impulsionar a economia, é um dos maiores geradores de emprego no país, especialmente no segmento da construção civil. Levando em conta os resultados positivos, o ministro reafirmou apoio ao setor: “O Ministério esta disposto a colaborar com os projetos do segmento imobiliário”.
    Segundo o coordenador da CBCSI, Pedro Wähmann, a visita do ministro cria um canal com o Ministério, no sentido de uma parceria vantajosa para ambos os lados, governo e empresas. “Estamos dispostos, por exemplo, a trabalhar com o governo no ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’. Mesmo conscientes de que o programa necessita de ajustes, acreditamos que a parceria significa colaborar com o desenvolvimento do país”.
    A criação de um indicador nacional do setor, que reuniria, em princípio, índices de locação, lançamentos e venda de imóveis usados, também é algo que vem sendo discutido nas reuniões da câmara. O interesse do grupo é reunir as estatísticas de todas as regiões do país, gerando um índice das atividades nacionais a serem divulgados periodicamente, com a apresentação resultados sólidos sobre o mercado. Hoje somente alguns estados elaboram estatísticas, por exemplo: RJ, SP, DF, PR, GO, RS.  
    A viabilização do Fundo Imobiliário criado pelo Secovi e projeto de lei n. (8.245/91), o qual altera a Lei do Inquilinato, foram outras das questões abordadas, que garantem maior segurança jurídica no processo de locação.

  • Boletim Informativo Diário (BID) 46

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

  • Ponto Eletrônico

    Comentário dos presidentes das federações do comércio sobre o adiamento da implantação oficial do ponto eletrônico, promovido pelo governo federal e porque essa medida é prejudicial para os micro e pequenos empreendedores.

    No vídeo: José Lino Sepulcri (Fecomércio-ES), Leandro Domingos (Fecomércio-AC), Marcelo Queiroz (Fecomércio-RN) e Ricardo Garcia (Febrac).