Blog

  • CNC debate Pronatec no Senado Federal

    A Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) participou da segunda Audiência Pública sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), em 26 de abril, na Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social, da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, presidida pelo senador Paulo Paim.

    A Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) participou da segunda Audiência Pública sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), em 26 de abril, na Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social, da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, presidida pelo senador Paulo Paim.

    O consultor da Presidência da CNC Roberto Nogueira declarou que a entidade concluiu o ciclo de reuniões com o ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre a participação do SENAC no Programa. Para viabilizar essa participação, a entidade aguarda agora a criação do projeto de lei pelo Executivo e sua tramitação no Congresso Nacional, com a manutenção dos pontos definidos pelo MEC.

    “As linhas básicas do Pronatec que o ministro Haddad apresentou foram bem recebidas pela CNC e pelo SENAC, que será um dos agentes executores do programa. Entendemos que o esforço necessário para qualificar e requalificar o trabalhador, bem como ampliar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes, é algo extremamente positivo e que também nos interessa”, afirmou Nogueira.

    Ele alertou que o aumento de demanda por vagas nos cursos vai exigir maior esforço do SENAC relativo à construção ou ampliação das bases físicas. “A instituição vai fazer tudo como sempre, ou seja, com responsabilidade, preservando sua solidez financeira e a qualidade técnica que a caracteriza.”

    Roberto Nogueira abordou a atuação do SENAC no treinamento gratuito nos restaurantes instalados na Câmara dos Deputados, que formam cerca de 500 profissionais/ano. Falou ainda sobre a Escola SESC de Ensino Médio, no Rio de Janeiro, e sobre a necessidade de o Pronatec se transformar em ação conjunta do MEC e dos ministérios do Trabalho e Emprego, da Agricultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, como uma ação de governo, organizada, e focada nas reais necessidades do mercado brasileiro.

    A audiência também teve a participação do diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi; do secretário de Educação Profissional do MEC, Eliezer Pacheco; do presidente do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica Tecnológica (CONIF), Cláudio Lima; e do presidente da Organização Internacional dos Técnicos (OITEC), Ricardo Nerbas.

    Estiveram presentes os senadores Clésio Andrade, Cacildo Maldaner, Ana Amélia, Inácio Arruda, Lídice da Mata, Eduardo Amorim, Wilson Santiago e Wellington Dias, além dos deputados Laércio Oliveira, também vice-presidente da CNC, e Eugênio Oliveira.

    O secretário Eliezer Pacheco informou que a previsão é de que o lançamento do Pronatec ocorra nos primeiros dias de maio, com a remessa de Mensagem do Executivo e Projeto de Lei ao Congresso Nacional.

     

  • Projeto Bem-Vindo Empresário irá oferecer palestras para sindicatos filiados à Fecomércio-RJ

    Um projeto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) irá levar uma série de palestras para sindicatos filiados sobre os mais diversos assuntos relacionados ao dia a dia empresarial. Trata-se do Bem Vindo Empresário, cujo objetivo é criar um canal forte de comunicação entre os sindicatos patronais e as empresas ligadas ao comércio.

    Um projeto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) irá levar uma série de palestras para sindicatos filiados sobre os mais diversos assuntos relacionados ao dia a dia empresarial. Trata-se do Bem Vindo Empresário, cujo objetivo é criar um canal forte de comunicação entre os sindicatos patronais e as empresas ligadas ao comércio.

    Entre os assuntos que serão debatidos estão Código de Defesa do Consumidor, Programa Aplicativo Fiscal e Emissor do Cupom Fiscal (PAF/ECF), Substituição Tributária do ICMS, entre outros. O projeto irá apoiar o empresário no entendimento de temas da legislação emergente e outros assuntos técnicos de relevância.

    A primeira palestra acontece em 27 de abril, no Rio de Janeiro, falando sobre o Código de Defesa do Consumidor. Os próximos eventos acontecerão em Nilópolis (28/04), Barra do Piraí (03/05), Volta Redonda (10/05) e Nova Iguaçu (19/05).
    Em 2010, o projeto atendeu 22 sindicatos, com a realização de 26 palestras e a presença de 1.563 empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Para este ano, a meta é aumentar para 40 o número de palestras. O objetivo é prover mais conteúdo aos empresários e aumentar as possibilidades de capacitação e desenvolvimento.

    Para conferir a programação completa, horários e locais dos eventos nos municípios fluminenses, acesse a página da Fecomércio-RJ.

  • Reunião do Mesa Brasil no Rio Grande do Sul define metas para 2011

     

    Representantes de instituições sociais de Porto Alegre atendidas pelo programa Mesa Brasil, do SESC Rio Grande do Sul, se reuniram no dia 19 de abril para o encontro anual dos participantes do programa. No evento, foram apresentados os resultados de 2010 e a proposta do programa para o trabalho em 2011.

     

    Representantes de instituições sociais de Porto Alegre atendidas pelo programa Mesa Brasil, do SESC Rio Grande do Sul, se reuniram no dia 19 de abril para o encontro anual dos participantes do programa. No evento, foram apresentados os resultados de 2010 e a proposta do programa para o trabalho em 2011.

    “Este evento trata-se de uma grande reunião de trabalho, onde as instituições são convidadas a participar do processo de execução do Programa, apresentar sugestões de parcerias, temáticas para as ações educativas, além da prestação de esclarecimentos”, explicou a assistente social do Mesa Brasil Porto Alegre, Elisabete Bortoluzzi. Somente em Porto Alegre, o programa atende a 140 instituições cadastradas.

    Além disso, foram definidas as estratégias adotadas para este ano, assim como questões assim como questões referentes à participação nas ações educativas e o aproveitamento integral das doações recebidas. Até o momento, o Mesa Brasil no Rio Grande do Sul já distribuiu mais de 380 mil quilos de alimentos em 2011.

    O Mesa Brasil SESC é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar estas metas, conta com o apoio de empresas, instituições sociais e voluntários.

  • Comércio apresentou crescimento nas vendas na semana da Páscoa

    A semana que antecedeu a Páscoa teve resultados positivos para o varejo, segundo o indicador de Atividade do Comércio – Páscoa 2011, do instituto Serasa Experian. Houve um crescimento de 9,1% nas vendas entre os dias 18 e 24 de abril, em relação à semana santa de 2010, ocorrida de 29 de março a 04 de abril.

    A semana que antecedeu a Páscoa teve resultados positivos para o varejo, segundo o indicador de Atividade do Comércio – Páscoa 2011, do instituto Serasa Experian. Houve um crescimento de 9,1% nas vendas entre os dias 18 e 24 de abril, em relação à semana santa de 2010, ocorrida de 29 de março a 04 de abril.

    Segundo o Serasa, o crescimento nesta semana ocorreu por conta do feriado de Tiradentes, que coincidiu com as comemorações da Páscoa, o que fez com que os consumidores antecipassem as  suas compras para os dias úteis.  Em 2010, o crescimento do comércio na semana santa ficou em 0,7% em relação a 2009.

    Já nas vendas apenas do fim de semana (22 a 24 de abril), houve elevação de 2,5%, em relação a 2010. O crescimento no ano passado, porém, foi de 4,5% REM relação a 2009, porque, na ocasião, não houve coincidência com o feriado de Tiradentes, o que fez com que mais consumidores deixassem suas compras para a última hora.

    Para os economistas da Serasa Experian, mesmo com o feriado prolongado, o varejo teve uma boa Páscoa em 2011. A realização de promoções, os prazos de parcelamento e as campanhas em conjunto com a indústria foram estratégias bem sucedidas diante dos resultados alcançados.

  • Reunião do Mesa Brasil no Rio Grande do Sul define metas para 2011

     

    Representantes de instituições sociais de Porto Alegre atendidas pelo programa Mesa Brasil, do SESC Rio Grande do Sul, se reuniram no dia 19 de abril para o encontro anual dos participantes do programa. No evento, foram apresentados os resultados de 2010 e a proposta do programa para o trabalho em 2011.

     

    Representantes de instituições sociais de Porto Alegre atendidas pelo programa Mesa Brasil, do SESC Rio Grande do Sul, se reuniram no dia 19 de abril para o encontro anual dos participantes do programa. No evento, foram apresentados os resultados de 2010 e a proposta do programa para o trabalho em 2011.

    “Este evento trata-se de uma grande reunião de trabalho, onde as instituições são convidadas a participar do processo de execução do Programa, apresentar sugestões de parcerias, temáticas para as ações educativas, além da prestação de esclarecimentos”, explicou a assistente social do Mesa Brasil Porto Alegre, Elisabete Bortoluzzi. Somente em Porto Alegre, o programa atende a 140 instituições cadastradas.

    Além disso, foram definidas as estratégias adotadas para este ano, assim como questões assim como questões referentes à participação nas ações educativas e o aproveitamento integral das doações recebidas. Até o momento, o Mesa Brasil no Rio Grande do Sul já distribuiu mais de 380 mil quilos de alimentos em 2011.

    O Mesa Brasil SESC é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar estas metas, conta com o apoio de empresas, instituições sociais e voluntários.

     

  • Boletim Informativo Diário (BID) 72

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

  • Homenagem da CNC aos agentes de viagens é citada na Câmara

    Durante a sessão solene que a Câmara dos Deputados promoveu hoje, 26 de abril, em homenagem ao Dia do Agente de Viagem, o anúncio que o Sistema CNC-SESC-SENAC publicou no jornal Correio Braziliense para comemorar a data foi citado pelo deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que presidiu a cerimônia no Plenário Ulysses Guimarães.

    Durante a sessão solene que a Câmara dos Deputados promoveu hoje, 26 de abril, em homenagem ao Dia do Agente de Viagem, o anúncio que o Sistema CNC-SESC-SENAC publicou no jornal Correio Braziliense para comemorar a data foi citado pelo deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que presidiu a cerimônia no Plenário Ulysses Guimarães.

    Após ler o discurso do presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), o deputado Gomes pediu que se registrasse nos anais da Câmara o anúncio. O vice-presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Eraldo Alves da Cruz, esteve presente à sessão.

    A peça destaca que os próximos megaeventos que o Brasil vai sediar – 5º Jogos Militares do CISM, Rock in Rio, Copa do Mundo e Olimpíadas, entre outros – são um grande desafio e constituem um roteiro para os próximos seis anos: “Por isso não se esqueça: nesse ou em seus próximos roteiros, procure sempre um agente de viagens”. Sob o título O Turismo é do Tamanho do Brasil, a peça destaca que, na data, a CNC quer reforçar seu compromisso com os empresários e trabalhadores do setor, para ajudar a transformar cada evento em crescimento para a área.

  • Fecomercio-SP lança publicação voltada para o sindicalismo brasileiro

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomercio) lançou uma publicação bimestral, a Veredicto, cujo objetivo é ampliar a divulgação das atividades do sindicalismo brasileiro. O periódico visa retomar a discussão sobre os desafios do movimento sindical no País, abrindo espaço para o debate e questionamento de sua representatividade.

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomercio) lançou uma publicação bimestral, a Veredicto, cujo objetivo é ampliar a divulgação das atividades do sindicalismo brasileiro. O periódico visa retomar a discussão sobre os desafios do movimento sindical no País, abrindo espaço para o debate e questionamento de sua representatividade.

    Segundo nota da Fecomercio, o sindicalismo no Brasil precisa de novas perspectivas e propostas para que o modelo atual seja repensado.  “Precisamos de um sindicalismo que possua uma visão sistêmica e global do contexto em que está inserido. Que pense e ensine a pensar, estimulando a busca de conhecimentos passíveis de serem transformados em resultados. Em suma, um sindicalismo que cumpra sua função social”.

    Com a publicação, a Fecomercio pretende estabelecer a troca de conhecimento entre todos os agentes envolvidos no ambiente sindical e das relações de trabalho, de forma a promover, em conjunto, maior agilidade, eficiência e compreensão na abordagem dos temas referentes ao sindicalismo brasileiro.

    O primeiro número da Veredicto pode ser obtido através de download na página da Fecomercio.

  • OMT lança informe sobre as perspectivas e oportunidades do turismo na América do Sul

    A América latina sofreu com uma diminuição da entrada de turistas internacionais em 2010, ainda reflexo da crise econômica mundial de 2009. Mesmo assim, o crescimento de chegadas de turistas estrangeiros nos países pesquisados foi de 7%, em média. Para 2011 se prevê o crescimento em um ritmo menor, na casa de 4 a 5%. No Brasil o crescimento das classes C e D e o turismo entrando em suas cestas de consumo são apontados como oportunidades e motriz deste índice.

    A América latina sofreu com uma diminuição da entrada de turistas internacionais em 2010, ainda reflexo da crise econômica mundial de 2009. Mesmo assim, o crescimento de chegadas de turistas estrangeiros nos países pesquisados foi de 7%, em média. Para 2011 se prevê o crescimento em um ritmo menor, na casa de 4 a 5%. No Brasil o crescimento das classes C e D e o turismo entrando em suas cestas de consumo são apontados como oportunidades e motriz deste índice.

    Estas são algumas conclusões do Informe sobre a Situação, Perspectivas e Oportunidades do Turismo na América do Sul (texto em espanhol), documento lançado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), após pesquisa com membros afiliados e com participação da CNC.

    Fora do Brasil, os megaeventos são considerados como ótimas oportunidades para os demais países que captaram mais turistas por conta do grande fluxo que se espera, principalmente, para Copa do Mundo e Olimpíadas. Outra questão em comum, apontada pelas entidades, é a necessidade de investimentos urgentes em infraestrutura, tendo o transporte aéreo um papel fundamental. E foi unânime o apontamento de que os governos têm papel fundamental para o desenvolvimento da atividade. 

    Nos desafios e obstáculos, a sustentabilidade foi ponto focal. Os países demonstram que têm uma visão insuficiente para tocar projetos sustentáveis e ainda a falta de políticas ambientais e sociais para o turismo. O câmbio, com a desvalorização das moedas como o dólar, também foi citado como obstáculo por refletir nos principais países emissores. 

    “O resumo demonstra que a América Latina ainda tem muitos desafios e obstáculos a serem vencidos. Infraestrutura e principalmente a situação aeroportuária são problemas comuns a todos. Porém as oportunidades são grandes e muito por conta dos megaeventos capitaneados pelo Brasil, que reconhecidamente, trarão benefícios para os países vizinhos”, avalia Leonardo Fonseca, assessor técnico da Assessoria de Turismo e Hospitalidade da CNC.

  • CNC cria grupo de trabalho sobre Meio Ambiente

    A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) constituirá um Grupo Técnico de Trabalho sobre o Meio Ambiente (GTT-MA), com o objetivo de alinhar a posição do setor do comércio junto às entidades do Sistema CNC-SESC-SENAC quanto à regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em agosto de 2010 pelo então presidente Lula.

    A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) constituirá um Grupo Técnico de Trabalho sobre o Meio Ambiente (GTT-MA), com o objetivo de alinhar a posição do setor do comércio junto às entidades do Sistema CNC-SESC-SENAC quanto à regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em agosto de 2010 pelo então presidente Lula.

    As federações do comércio de bens, serviços e turismo e os Departamentos Nacionais do SESC e SENAC têm até 5 de maio para indicar representantes para compor o grupo, cuja primeira reunião acontecerá em maio. As indicações devem ser encaminhadas à Assessoria de Gestão das Representações da CNC, pelo email sgr@cnc.org.br.

    Até o final deste semetre, o Comitê Interministerial criado pela PNRS deverá aprovar diretrizes para implementação de sistemas de logística, lançar editais das propostas de acordo setoriais e aprovar critérios para estudos de viabilidade técnica, econômica e mercadológica, entre outras funções. “A ideia inicial é que sejam firmados acordos setoriais de cadeias produtivas de diversos ramos de atividades, fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores que irão compartilhar a responsabilidade pela geração de resíduos sólidos”, afirmou o presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, em circular encaminhada às federações do comércio, para que as entidades indiquem componentes para o grupo.