Blog

  • Senac-DN lança Programa Nacional de Educação Profissional Senac na Copa

    O Departamento Nacional do Senac lançará, no dia 29 de março, o Programa Nacional de Educação Profissional Senac na Copa, que oferecerá mais de um milhão de vagas em cursos e programações da instituição. O evento será realizado durante a teleconferência Copa 2014: oportunidades e desafios, que contará com a participação do ministro do Turismo, Pedro Novais.

    O Departamento Nacional do Senac lançará, no dia 29 de março, o Programa Nacional de Educação Profissional Senac na Copa, que oferecerá mais de um milhão de vagas em cursos e programações da instituição. O evento será realizado durante a teleconferência Copa 2014: oportunidades e desafios, que contará com a participação do ministro do Turismo, Pedro Novais.

    Participarão também do evento, como debatedores, o presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Alexandre Sampaio, e o gerente de Projetos Estratégicos do Senac Nacional, Antônio Henrique Borges de Paula. A teleconferência será transmitida ao vivo para mais de 300 pontos espalhados por todo o país, e o debate central será em torno das oportunidades de trabalho geradas pela Copa, as demandas existentes e as estratégias dos diversos atores envolvidos com o evento, em especial a cadeia produtiva do turismo, visando à melhor qualificação profissional.

    O setor do comércio de bens (varejo), serviços e turismo terá um papel fundamental para o sucesso da Copa 2014 no Brasil: para oferecer serviços de qualidade é preciso ter profissionais bem capacitados. Para isso, o Senac, com a expertise de seus 65 anos dedicados à formação de trabalhadores com excelência para o mercado de trabalho, estipulou a audaciosa meta de oferecer um milhão de vagas em todo o país.

    Do portfólio Senac, composto por mais de 800 cursos, foram priorizados os que melhor atendem às expectativas dos setores que terão que estar devidamente preparados para a Copa de 2014: Turismo, Gastronomia, Idiomas, Hotelaria, Comércio, Saúde, Segurança, Informática, entre outras.

    Nas áreas de Gastronomia, Hotelaria, Turismo e Lazer serão quase 360 mil vagas oferecidas para cursos como “Qualidade no atendimento para taxistas”, “Qualidade em Serviços Turísticos”, “Gestão de empreendimentos gastronômicos”, “Gestão de Viagens Corporativas”, entre vários outros exemplos. Somente para idiomas serão cerca de 130 mil vagas disponíveis para os cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).

     

    A teleconferência será transmitida do Centro de Produção de Rádio e Televisão do Senac Nacional, no Rio de Janeiro, das 15h às 16h30. Para assistir nos auditórios Senac, consulte www.teleconf.senac.br. Durante o programa, perguntas poderão ser enviadas por e-mail teleconfsesc@senac.br, por telefone (0800 283-0270) ou fax (0800 023-0220).

  • Síntese das palestras do CTur – 24/03/2011

    Síntese das palestras do CTur – 24/03/2011

    Síntese das palestras do CTur – 24/03/2011

  • Faturamento do e-commerce em 2011 deve chegar a 20 bilhões

    O comércio eletrônico em 2011 deve gerar um faturamento de R$ 20 bilhões, de acordo com dados levantados pela empresa especializada e-bit, divulgados no dia 22 de março. Segundo a empresa, o e-commerce deve atingir um crescimento de 30% neste ano, 10% a menos do que no ano passado, o que não significa que haverá diminuição das vendas reais.

    O comércio eletrônico em 2011 deve gerar um faturamento de R$ 20 bilhões, de acordo com dados levantados pela empresa especializada e-bit, divulgados no dia 22 de março. Segundo a empresa, o e-commerce deve atingir um crescimento de 30% neste ano, 10% a menos do que no ano passado, o que não significa que haverá diminuição das vendas reais.

    Para Alexandre Humberti, diretor da e-bit, a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ajudou a impulsionar o crescimento do e-commerce no País em 2010, o que gerou um efeito multiplicador nas vendas.  “Apesar do aumento de preços, as pessoas já aprenderam a comprar pela internet. Os juros mexerão com o consumidor nas compras, seja em loja on-line ou física”, diz Humberti.

    Ainda de acordo com o levantamento, os setores que mais devem crescer com as vendas na internet em 2011 serão os de mesmos de 2010. Os eletroeletrônicos continuaram na primeira posição entre os mais vendidos, seguidos pelos itens de informática e pelos artigos de saúde e beleza.

    Na edição n° 132 da revista CNC Notícias, o e-commerce ganhou destaque, sobretudo com relação às compras coletivas, nova febre do mercado de vendas pela internet. Acesse a edição através da Central do Conhecimento, clicando aqui.

  • Fecomércio-MA apresenta sua nova revista de economia

    Na noite do dia 18 de março, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) lançou a sua nova publicação, a “Comércio em Revista”, uma reedição do jornal da entidade que completou 15 anos de circulação. A revista terá como objetivo suprir a necessidade de informações sobre o segmento econômico dos empresários maranhenses.

    Na noite do dia 18 de março, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) lançou a sua nova publicação, a “Comércio em Revista”, uma reedição do jornal da entidade que completou 15 anos de circulação. A revista terá como objetivo suprir a necessidade de informações sobre o segmento econômico dos empresários maranhenses.

    A cerimônia de lançamento teve a presença do vice-governador do Maranhão, Washington Luiz, empresários e representantes sindicais. Com 50 páginas, a revista apresenta artigos, dados, pesquisas e matérias diversas que poderão orientar o empresariado com informações sobre economia.

    "Comércio em Revista"“A classe empresarial do Estado terá na nossa publicação uma base de dados e informações para o dia-a-dia do seu negócio, pois os empresários terão na revista uma análise acerca da situação econômica do estado”, destacou o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva.

    A iniciativa foi elogiada pelo vice-governador, que destacou a importância da circulação da revista em um momento oportuno para o Maranhão. “O nosso estado passa por um amplo processo de crescimento, com investimentos que chegam a R$ 100 bilhões. Portanto, a Fecomércio-MA tem papel importante na preparação do empresariado para receber tais empreendimentos. Parabenizo a revista, que chega para despertar certas questões e problemas junto aos empresários, para que, assim, possamos crescer juntos”, afirmou Washington Luiz. 

    Além de reportagens especiais acerca do cenário econômico do Maranhão, a revista traz informações sobre as ações do Sistema Fecomércio-MA, que tem o objetivo de aproximar cada vez mais o empresariado da entidade e contribuir para o desenvolvimento comercial do estado.

  • Senac-AM irá divulgar suas ações para 2014

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Amazonas (Senac-AM), em parceria com o Sindicato dos Hotéis de Manaus, irá lançar no dia 29 de março seus projetos de capacitação profissional, visando os jogos da Copa do Mundo de 2014 que irão acontecer na cidade.

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Amazonas (Senac-AM), em parceria com o Sindicato dos Hotéis de Manaus, irá lançar no dia 29 de março seus projetos de capacitação profissional, visando os jogos da Copa do Mundo de 2014 que irão acontecer na cidade.

    O anúncio dos projetos do Senac-AM  para 2014 irá aproveitar a ocasião do lançamento do Programa Nacional de Educação Profissional do Senac, que vai ser realizado por meio de teleconferência direto do Rio de Janeiro para todos os estados do País. Como palestrantes da conferência estarão o ministro do Turismo, Pedro Novais, o presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Alexandre Sampaio, e o gerente de projetos estratégicos do Departamento Nacional do Senac, Antônio Henrique Borges Paula.

    Também no dia 29, será lançado oficialmente em Manaus o projeto Profissional Bom de Copa, que irá capacitar gratuitamente 400 profissionais que atuam em bares e restaurantes da capital amazonense. Os cursos serão realizados pela FNHRBS em parceria com o Ministério do Turismo. O projeto faz parte do Bem Receber Copa, do MTur, e já teve lançamento nacional realizado em Fortaleza, no Ceará.

    O site do Senac-AM já tem uma página personalizada para receber os interessados em cursos de capacitação que estão de olho em 2014.

  • Conselho de Turismo da CNC lança publicação no Fórum Panrotas 2011

    O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançará a publicação Infraestrutura Turística e Megaeventos durante o Fórum Panrotas 2011 – Tendências do Turismo, que acontecerá entre os dias 28 e 29 de março no Centro de Eventos da Fecomercio, em São Paulo. O tema foi debatido ao longo de 2010, nas reuniões do Conselho, por autoridades, especialistas no assunto e agentes do trade.

    O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançará a publicação Infraestrutura Turística e Megaeventos durante o Fórum Panrotas 2011 – Tendências do Turismo, que acontecerá entre os dias 28 e 29 de março no Centro de Eventos da Fecomercio, em São Paulo. O tema foi debatido ao longo de 2010, nas reuniões do Conselho, por autoridades, especialistas no assunto e agentes do trade.

    A publicação será apresentada a autoridades do setor e servirá para auxiliar na preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.

    O Fórum Panrotas deste ano discutirá tendências na distribuição de produtos, o crescimento da demanda turística e a necessidade de ampliação da infraestrutura, perspectivas econômicas e políticas, planos e perfil do novo Ministério do Turismo, entre outros temas. A CNC, na categoria aliança institucional, é patrocinadora do evento, que deverá reunir aproximadamente dois mil profissionais e representantes de todos os segmentos da indústria de viagens – companhias aéreas, marítimas, hotéis, operadoras, agências de viagens, secretarias de Turismo, entidades de classe, de ensino e investidores.

  • Fecomércio-SC: pesquisa de carnaval revela baixo faturamento no período

    Com o objetivo de produzir dados que permitam acompanhar e avaliar o desempenho do turismo nos principais destinos do Estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) realizou pesquisas em quatro municípios durante o carnaval. O levantamento foi realizado entre os dias 04 e 10 de março com 1,9 mil turistas em locais estratégicos de fluxo e 554 empresários dos setores que sofrem forte influência no faturamento neste período, nas cidades de São Francisco do Sul, Laguna, Joaçaba e Florianópolis.

    Com o objetivo de produzir dados que permitam acompanhar e avaliar o desempenho do turismo nos principais destinos do Estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) realizou pesquisas em quatro municípios durante o carnaval. O levantamento foi realizado entre os dias 04 e 10 de março com 1,9 mil turistas em locais estratégicos de fluxo e 554 empresários dos setores que sofrem forte influência no faturamento neste período, nas cidades de São Francisco do Sul, Laguna, Joaçaba e Florianópolis.

    Os dados apontaram que o meio de hospedagem mais utilizado pelos turistas no Estado foi a casa de amigos ou parentes, com 34%. Este perfil predominou principalmente em São Francisco (32%) e Joaçaba (42%). Já em Florianópolis, a preferência foi por hotéis ou pousadas, com 38%. Em Laguna os turistas aproveitaram as próprias casas de veraneio para se hospedar no período de folia (35%). Ao serem questionados se retornarão no próximo ano, 91% dos turistas entrevistados acenaram que pretendem voltar outras vezes ao Estado.

    Quanto à visitação, os números foram pessimistas em todo o Estado, com 78% dos empresários afirmando que não houve um aumento em relação ao ano anterior, contra 22% que registraram incremento. Porém, as taxas de ocupação variaram de 62,35% em São Francisco do Sul a 92,14% em Laguna. Os empresários entrevistados que afirmaram ter um movimento maior de turistas em seus estabelecimentos no período mostraram um percentual de aumento variável de 14,8% a 21,68%.

    A pesquisa feita com os empresários mostrou bom desempenho para o comércio apenas de Joaçaba. Apesar de ser o terceiro município com maior média de gasto por turista e apresentar os piores dados na média de visitantes, o município foi o único que registrou um crescimento no faturamento, com 2,62% de incremento. Nas demais cidades os empresários registraram quedas nas vendas.

    Quanto aos serviços oferecidos, os dados revelaram que somente 14% das empresas do Estado possuem funcionário que fala inglês; pouco mais de 12% possuem ambiente adaptado para idosos e 11% das empresas oferecem a opção de pagamento em dólar/peso/euro, o que demonstra uma necessidade de maior investimento em pontos fundamentais para incremento do turismo.

    Para o chefe da Assessoria de Turismo e Hospitalidade e vice-presidente do Conselho de Turismo da CNC, Eraldo Alves da Cruz, os dados apresentados não condizem com o potencial de turístico do estado. “Santa Catarina é o estado que produz a maior diversidade de turismo no país. O estado tem tudo para trazer o turista o ano todo. Porém, precisa investir mais nos seus atrativos turísticos e redescobrir suas riquezas”, afirma.

    Após a apresentação dos resultados, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, César Souza Júnior, sinalizou que irá reunir o trade turístico e autoridades públicas dos municípios envolvidos nas pesquisas para avaliar os dados e buscar medidas para o incremento do setor turístico catarinense. 

  • Pesquisa da Fecomércio-SC revela baixo faturamento no carnaval

    Com o objetivo de produzir dados que permitam acompanhar e avaliar o desempenho do turismo nos principais destinos do Estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) realizou pesquisas em quatro municípios durante o carnaval. O levantamento foi realizado entre os dias 04 e 10 de março com 1,9 mil turistas em locais estratégicos de fluxo e 554 empresários dos setores que sofrem forte influência no faturamento neste período, nas cidades de São Francisco do Sul, Laguna, Joaçaba e Florianópolis.

    Com o objetivo de produzir dados que permitam acompanhar e avaliar o desempenho do turismo nos principais destinos do Estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) realizou pesquisas em quatro municípios durante o carnaval. O levantamento foi realizado entre os dias 04 e 10 de março com 1,9 mil turistas em locais estratégicos de fluxo e 554 empresários dos setores que sofrem forte influência no faturamento neste período, nas cidades de São Francisco do Sul, Laguna, Joaçaba e Florianópolis.

    Os dados apontaram que o meio de hospedagem mais utilizado pelos turistas no Estado foi a casa de amigos ou parentes, com 34%. Este perfil predominou principalmente em São Francisco (32%) e Joaçaba (42%). Já em Florianópolis, a preferência foi por hotéis ou pousadas, com 38%. Em Laguna os turistas aproveitaram as próprias casas de veraneio para se hospedar no período de folia (35%). Ao serem questionados se retornarão no próximo ano, 91% dos turistas entrevistados acenaram que pretendem voltar outras vezes ao Estado.

    Quanto à visitação, os números foram pessimistas em todo o Estado, com 78% dos empresários afirmando que não houve um aumento em relação ao ano anterior, contra 22% que registraram incremento. Porém, as taxas de ocupação variaram de 62,35% em São Francisco do Sul a 92,14% em Laguna. Os empresários entrevistados que afirmaram ter um movimento maior de turistas em seus estabelecimentos no período mostraram um percentual de aumento variável de 14,8% a 21,68%.

    A pesquisa feita com os empresários mostrou bom desempenho para o comércio apenas de Joaçaba. Apesar de ser o terceiro município com maior média de gasto por turista e apresentar os piores dados na média de visitantes, o município foi o único que registrou um crescimento no faturamento, com 2,62% de incremento. Nas demais cidades os empresários registraram quedas nas vendas.

    Quanto aos serviços oferecidos, os dados revelaram que somente 14% das empresas do Estado possuem funcionário que fala inglês; pouco mais de 12% possuem ambiente adaptado para idosos e 11% das empresas oferecem a opção de pagamento em dólar/peso/euro, o que demonstra uma necessidade de maior investimento em pontos fundamentais para incremento do turismo.

    Para o chefe da Assessoria de Turismo e Hospitalidade e vice-presidente do Conselho de Turismo da CNC, Eraldo Alves da Cruz, os dados apresentados não condizem com o potencial de turístico do estado. “Santa Catarina é o estado que produz a maior diversidade de turismo no país. O estado tem tudo para trazer o turista o ano todo. Porém, precisa investir mais nos seus atrativos turísticos e redescobrir suas riquezas”, afirma.

    Após a apresentação dos resultados, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, César Souza Júnior, sinalizou que irá reunir o trade turístico e autoridades públicas dos municípios envolvidos nas pesquisas para avaliar os dados e buscar medidas para o incremento do setor turístico catarinense. 

  • Biblioteca itinerante do SESC em Tocantins volta a percorrer bairros da capital

    Após o período de férias escolares, o caminhão do BiblioSESC volta a percorrer os bairros de Palmas a partir do dia 23 de março. No primeiro dia o BiblioSESC estará no setor Maria Rosa, no Centro Comunitário, próximo a escola municipal Maria Rosa. Depois segue para outros bairros, setores e quadras de Palmas.

    O BiblioSESC é uma unidade móvel de biblioteca que oferece a qualquer pessoa empréstimo de livros e consultas de revistas, jornais, gibis e cordéis gratuitamente. O acesso é livre às estantes, podendo escolher qualquer exemplar através de cadastro gratuito e informatizado.

    Após o período de férias escolares, o caminhão do BiblioSESC volta a percorrer os bairros de Palmas a partir do dia 23 de março. No primeiro dia o BiblioSESC estará no setor Maria Rosa, no Centro Comunitário, próximo a escola municipal Maria Rosa. Depois segue para outros bairros, setores e quadras de Palmas.

    O BiblioSESC é uma unidade móvel de biblioteca que oferece a qualquer pessoa empréstimo de livros e consultas de revistas, jornais, gibis e cordéis gratuitamente. O acesso é livre às estantes, podendo escolher qualquer exemplar através de cadastro gratuito e informatizado.

    Para fazer o cadastro, basta levar documento de identidade e um comprovante de residência, que o auxiliar de biblioteca fará o cadastro e o usuário já poderá escolher um livro para levar emprestado.

    A unidade estará no bairro previamente agendado a cada quinze dias. O tempo para devolução do livro é o mesmo: quinze dias. Para renovar este prazo, basta entrar em contato com a pessoa responsável na unidade móvel e ver se existe essa possibilidade.

    Projeto Sacola Literária

    Dentro do BiblioSESC, também acontece o Projeto Sacola Literária, que é um acervo com 1.400 títulos de livros literários infantis e juvenis, que são emprestados em sacolas personalizadas, onde crianças de escolas públicas, creches, abrigos, assentamentos e comunidades distantes do centro da cidade poderão ter acesso à literatura gratuitamente.

  • Senac-DN lança Programa Nacional de Educação Profissional Senac na Copa

    O Departamento Nacional do Senac lançará, no dia 29 de março, o Programa Nacional de Educação Profissional Senac na Copa, que oferecerá mais de um milhão de vagas em cursos e programações da instituição. O evento será realizado durante a teleconferência”Copa 2014: oportunidades e desafios”, que contará com a participação do ministro do Turismo, Pedro Novais.

     

    O Departamento Nacional do Senac lançará, no dia 29 de março, o Programa Nacional de Educação Profissional Senac na Copa, que oferecerá mais de um milhão de vagas em cursos e programações da instituição. O evento será realizado durante a teleconferência”Copa 2014: oportunidades e desafios”, que contará com a participação do ministro do Turismo, Pedro Novais.

     

    Participarão também do evento, como debatedores, o presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Alexandre Sampaio, e o gerente de Projetos Estratégicos do Senac Nacional, Antônio Henrique Borges de Paula. A teleconferência será transmitida ao vivo para mais de 300 pontos espalhados por todo o país, e o debate central será em torno das oportunidades de trabalho geradas pela Copa, as demandas existentes e as estratégias dos diversos atores envolvidos com o evento, em especial a cadeia produtiva do turismo, visando à melhor qualificação profissional.

    O setor do comércio de bens (varejo), serviços e turismo terá um papel fundamental para o sucesso da Copa 2014 no Brasil: para oferecer serviços de qualidade é preciso ter profissionais bem capacitados. Para isso, o Senac, com a expertise de seus 65 anos dedicados à formação de trabalhadores com excelência para o mercado de trabalho, estipulou a audaciosa meta de oferecer um milhão de vagas em todo o país.

    Do portfólio Senac, composto por mais de 800 cursos, foram priorizados os que melhor atendem às expectativas dos setores que terão que estar devidamente preparados para a Copa de 2014: Turismo, Gastronomia, Idiomas, Hotelaria, Comércio, Saúde, Segurança, Informática, entre outras.

    Nas áreas de Gastronomia, Hotelaria, Turismo e Lazer serão quase 360 mil vagas oferecidas para cursos como “Qualidade no atendimento para taxistas”, “Qualidade em Serviços Turísticos”, “Gestão de empreendimentos gastronômicos”, “Gestão de Viagens Corporativas”, entre vários outros exemplos. Somente para idiomas serão cerca de 130 mil vagas disponíveis para os cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).

     

    A teleconferência será transmitida do Centro de Produção de Rádio e Televisão do Senac Nacional, no Rio de Janeiro, das 15h às 16h30. Para assistir nos auditórios Senac, consulte www.teleconf.senac.br. Durante o programa, perguntas poderão ser enviadas por e-mail teleconfsesc@senac.br, por telefone (0800 283-0270) ou fax (0800 023-0220).