Blog

  • Febrac leva ações de conservação do meio ambiente a vários estados do País

     

    A Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) promoveu no dia 17 de setembro uma ação nacional para conscientização da população sobre o manuseio do lixo. A “IV Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental” aconteceu simultaneamente em diversos estados, contando com a parceria dos sindicatos de limpeza e conservação ambiental filiados à federação.

     

    A Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) promoveu no dia 17 de setembro uma ação nacional para conscientização da população sobre o manuseio do lixo. A “IV Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental” aconteceu simultaneamente em diversos estados, contando com a parceria dos sindicatos de limpeza e conservação ambiental filiados à federação.

    O objetivo da iniciativa foi disseminar o ideal de cidadania entre a população e também entre os empresários e empregados do setor de serviços terceirizados. É o quarto ano consecutivo da ação.

    Foram realizados trabalhos de jardinagem, poda de árvores, reposição de grama, reparos em calçadas e meio fio e pintura de canteiros e bancos. Os participantes também distribuíram mudas nativas e material informativo sobre a importância da preservação do meio ambiente e da reciclagem do lixo.

    Para o presidente da Febrac, Ricardo Garcia, uma das maiores preocupações do setor de Asseio e Conservação é a sustentabilidade. “A Ação de Cidadania é uma forma das empresas associadas darem exemplo para as demais da importância do uso consciente do meio ambiente e das técnicas de trabalho responsáveis. É uma forma também de ajudarmos a conscientizar a sociedade sobre a necessidade de valorizarmos e cuidarmos dos nossos espaços públicos”, disse Garcia.

     

  • Boletim Informativo Diário (BID) 173

    DESTAQUES:

    IBAMA fixa nova norma para criação e comercialização de pássaros

    Alterada lei do Estado do Rio de Janeiro que determina que as universidades estaduais deverão fornecer aos deficientes visuais, mediante pagamento, cópias em formato digital de livros e textos por ela editados

  • Brasil é referência mundial em ecoturismo e turismo de aventura

    A cultura da vida ao ar livre é o tema do Abeta Summit 2011, o 8º Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, aberto na noite desta segunda-feira (19/9), em São Paulo. Considerado como o maior evento do gênero na América Latina, o Abeta Summit reúne cerca de 500 empresários, profissionais, gestores públicos e especialistas de todo o mundo para debater, durante quatro dias, extensa agenda que inclui congresso técnico, com palestrantes nacionais e internacionais, e rodadas de negócios.

    A cultura da vida ao ar livre é o tema do Abeta Summit 2011, o 8º Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, aberto na noite desta segunda-feira (19/9), em São Paulo. Considerado como o maior evento do gênero na América Latina, o Abeta Summit reúne cerca de 500 empresários, profissionais, gestores públicos e especialistas de todo o mundo para debater, durante quatro dias, extensa agenda que inclui congresso técnico, com palestrantes nacionais e internacionais, e rodadas de negócios.

    O presidente do Conselho de Turismo e coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, destacou que o turismo de aventura do Brasil é, junto com o da Inglaterra, referência mundial em termos de qualidade e segurança. “Isso mostra que o trabalho que vem sendo feito pela Associação Brasileira de Turismo de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) é referência de benchmarking (melhores práticas visando desempenho empresarial superior) para o restante da cadeia no segmento.”

    O modelo que o governo quer para o turismo no Brasil pode ser aperfeiçoado, mas isso passa necessariamente pela preservação do trabalho de entidades privadas sérias, comprometidas e eficientes, como a Abeta, defendeu o executivo da CNC.

    Neste ano, uma das novidades do Abeta Summit, que tem a CNC entre os seus principais patrocinadores, é o “Go Outside Marketplace”, criado para permitir que os empresários conheçam grandes marcas de equipamentos e usufruir de promoções exclusivas. Também são novos na programação o “Summit Fitness”, atividade de yoga realizada sempre antes da programação diária, e o Encontro de Negócios de Equipamentos e Serviços.

    A iniciativa de incluir rodadas de negócios, segundo o presidente da Abeta, Jean-Claude Razel, foca no conceito de potencializar negócios, na medida em que permite contatos, reflexões e conhecimento avançado na área em que a empresário investe. Não mudará uma empresa da noite para o dia, mas fortalecerá suas ações estratégicas em relação ao mercado, justificou. “Por seu trabalho sério, consistente e dedicado, a Abeta inspira seus associados a continuar investindo para o Brasil ser competitivo no mercado mundial de turismo”.

    De acordo com dados do relatório de impacto do Programa Aventura Segura, o tíquete médio do ecoturista e do turista de aventura no País aumentou 165% (passou de R$ 112, em 2008, para R$ 293, em 2009). Além disso, a estimativa de faturamento das empresas em 2009 – último dado disponível – foi de R$ 515 milhões, sendo atendidos em média mais de 5,3 milhões de turistas no País.

    Os participantes terão a oportunidade de escolher, de acordo com sua área de interesse, entre várias palestras realizadas simultaneamente até o dia 22. A extensa programação prevê para esta terça-feira (20) a abertura do 1º Encontro Brasileiro de Turismo em Parques e conferências sobre o tema inovação para pequenas e médias empresas.

    Na cerimônia de abertura, estavam presentes também representantes do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), SEBRAE Nacional,TAM e Adventure Travel Trade Association (ATTA).

  • Mesa Brasil SESC e rede Carrefour fecham parceria

    O programa Mesa Brasil SESC e o Carrefour irão unir forças no projeto “Parceria que Alimenta”, uma campanha da rede de supermercados de combate à fome e à desnutrição no Brasil. Com a parceria, o Carrefour passa a doar todos os alimentos fora dos padrões de comercialização, mas apropriados para consumo, aos postos do Mesa Brasil para serem distribuídos às entidades atendidas pelo programa.

    O programa Mesa Brasil SESC e o Carrefour irão unir forças no projeto “Parceria que Alimenta”, uma campanha da rede de supermercados de combate à fome e à desnutrição no Brasil. Com a parceria, o Carrefour passa a doar todos os alimentos fora dos padrões de comercialização, mas apropriados para consumo, aos postos do Mesa Brasil para serem distribuídos às entidades atendidas pelo programa.

    Cinquenta lojas da rede nos estados de Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, mais o Distrito Federal, irão participar do projeto, mas este número deve aumentar ao longo do tempo.

    A equipe dos supermercados participantes irá passar por um treinamento para difusão do conceito e dos procedimentos corretos para a doação, desde a seleção e o manuseio até a entrega.

    Além de ser responsável pela coleta e distribuição dos alimentos, o Mesa Brasil SESC também realiza uma série de ações educativas, nas áreas de Nutrição e Serviço Social, junto às entidades assistidas. São cursos, palestras e oficinas que visam à difusão de conhecimento se orientações sobre o tema. Atualmente, o Mesa Brasil SESC conta com mais de 3.700 empresas parceiras, beneficiando mais de cinco mil entidades sociais em todo o País.

    Clique aqui e assita a matéria do programa “Globo Repórter”, de 22 de julho de 2011, que mostra exatamente como é o trabalho do Mesa Brasil SESC.

  • Boletim Informativo Diário (BID) 172

    DESTAQUES:

    MTE altera as Portarias que institui e designa representantes para o Conselho de Relações do Trabalho

    Pedido de registro sindical requerido pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Bernardo do Campo -SP

    Sancionada com vetos a lei que altera a política de tratamento dos biocombustíveis

  • Federação do Comércio entrega computadores a sindicatos do Maranhão

    Uma iniciativa da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio-MA) distribuiu computadores a dezoito de seus sindicatos filiados. A cerimônia de entrega foi realizada no dia 25 de agosto com a presença dos representantes das entidades contempladas da capital do Maranhão, São Luís, e dos municípios de Imperatriz, Bacabal, Caxias e Açailândia.

    Uma iniciativa da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio-MA) distribuiu computadores a dezoito de seus sindicatos filiados. A cerimônia de entrega foi realizada no dia 25 de agosto com a presença dos representantes das entidades contempladas da capital do Maranhão, São Luís, e dos municípios de Imperatriz, Bacabal, Caxias e Açailândia.

    As máquinas foram entregues pelo presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva, com o objetivo de ampliar e aperfeiçoar a atuação das entidades na representação das classes empresariais do comércio de bens, serviços e turismo do Maranhão.  “Esta ação faz parte de um projeto bem maior, que é a modernização dos nossos sindicatos. Já inserimos as entidades no Sistema de Excelência da Gestão Sindical (SEGS) há mais de três anos, que é um programa em nível nacional, e este ano começamos o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), no qual atuamos no incentivo à implantação de ferramentas que contribuam com o crescimento dos sindicatos e principalmente, com a união empresarial”, afirmou José Arteiro.

    A modernização dos equipamentos veio em boa hora para os sindicatos maranhenses. “A entrega dos computadores vem ao encontro dos anseios de modernização e capacitação do sistema sindical. Fico muito contente com a doação do computador, porque irá oferecer melhores condições de trabalho ao sindicato, além do mais, essa era uma despesa que a nossa entidade não teria como arcar”, afirmou o presidente do Sindicato dos Lojistas de São Luís, Haroldo Cavalcanti Júnior.

    Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Açailândia, Écio Gaston, a iniciativa vai agilizar os processos e melhorar a atuação dos sindicatos. “No cenário atual, o conhecimento é a base de tudo, então, um computador moderno, capaz de auxiliar no manejo de informações seguras, é fundamental para desenvolvermos nosso trabalho”, ressaltou Gaston.

    O próximo passo da Fecomércio-MA será a instalação de um software de gerenciamento sindical em todos os computadores dos sindicatos, conforme explica o multiplicador do SEGS na entidade, João Torres. “O programa ajudará as entidades na gestão do banco de dados dos associados, emitindo guias, boletos, arquivos para bancos, entre outros, facilitando, com isso, o atendimento ao sócio e contribuinte. Para isso, é de fundamental importância a instalação de um computador capaz de executar este programa com velocidade e eficiência”.

    Torres afirma também que os novos computadores irão aprimorar os trabalhos realizados para a excelência na gestão sindical. “Com todo o trabalho relacionado ao SEGS e ao PDA sendo oferecido, esses novos computadores só têm a favorecer o desenvolvimento dos sindicatos”, concluiu. 

  • Síntese da Conjuntura 15/09/2011

    Publicação quinzenal que aborda a evolução da conjuntura econômica brasileira, examinando os resultados sob ângulo dos interesses do setor empresarial privado.

     

     

     


    Publicação quinzenal que aborda a evolução da conjuntura econômica brasileira, examinando os resultados sob ângulo dos interesses do setor empresarial privado.