Blog

  • CNC recebe grupo de trabalho do Fórum Permanente das MPE

    O grupo de trabalho do Comitê Temático Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas se reuniu no dia 02 de setembro, no Rio de Janeiro, em encontro coordenado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

    O grupo de trabalho do Comitê Temático Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas se reuniu no dia 02 de setembro, no Rio de Janeiro, em encontro coordenado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

    Entre algumas iniciativas abordadas no encontro, o grupo de trabalho decidiu que irá procurar os Conselhos Regionais de Contabilidade, sob a chancela do Fórum Permanente, para conhecer as diversas linhas de crédito e fundos existentes para as micro e pequenas empresas (MPE’s). O grupo também propôs a produção de folders sobre temas relacionados às MPE’s para divulgação nos eventos das entidades do Fórum Permanente.

    O objetivo do grupo de trabalho do Comitê é discutir ações que possam facilitar a disseminação de informação e a capacitação dos micro e pequenos empresários. Além da CNC, estiveram presentes no evento representantes do Sebrae; Federação Cearense das Micro e Pequenas Empresas (Fecempe); Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL); Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia; Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Sul; Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG); e do Senac Nacional e Senac Rio.

  • SESC celebra 65 anos

    O Serviço Social do Comércio (SESC) comemora os 65 anos de sua criação. Instituído em 13 de setembro de 1946, o SESC foi uma iniciativa do empresariado, que tomou para si a responsabilidade de agir em prol dos empregados do comércio, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida.

    Hoje, não só os comerciários e seus dependentes usufruem das ações do SESC nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer. Diversos projetos atendem à população em geral, um compromisso assumido ao longo destas seis décadas de contribuir para o desenvolvimento social do país.

    O Serviço Social do Comércio (SESC) comemora os 65 anos de sua criação. Instituído em 13 de setembro de 1946, o SESC foi uma iniciativa do empresariado, que tomou para si a responsabilidade de agir em prol dos empregados do comércio, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida.

    Hoje, não só os comerciários e seus dependentes usufruem das ações do SESC nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer. Diversos projetos atendem à população em geral, um compromisso assumido ao longo destas seis décadas de contribuir para o desenvolvimento social do país.

    Bibliotecas, escolas, teatros, cinemas, parques aquáticos, ginásios esportivos, consultórios odontológicos, restaurantes, unidades de hospedagem, colônias de férias e diversos outros espaços compõem a estrutura criada pelo SESC para atender aos trabalhadores em todo o país. Neste mês de setembro, estes espaços oferecerão ao público programações especiais, com palestras, exposições, feiras de saúde, recreação e outras atividades. 

     

    SESC - Florianópolis/SC

    Inauguração do Jardim de Infância Murilo Braga, do SESC, em Florianópolis/SC (1953).

     

    Turismo Social

    Filas para os primeiros ônibus do Turismo Social SESC no Rio Grande do Sul

     

    EJA Paraíba

    Aula inaugural do primeiro curso de Educação de Jovens e Adulltos do SESC na Paraíba.

     

  • Crescimento de 6,5% do comércio está condicionado a crédito, salário e inflação

    O volume vendas do comércio acumula variação de +7,3% no ano de 2011 e 8,5% nos últimos 12 meses, segundo números divulgados hoje, 13 de setembro, pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de julho, do IBGE. 

    Para a Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que analisou os números da pesquisa, mantendo-se o volume de vendas no atual patamar até o final do ano, o crescimento das vendas do varejo seria de 6,6% – entretanto, espera-se que uma desaceleração das vendas do varejo nos próximos meses. 

    O volume vendas do comércio acumula variação de +7,3% no ano de 2011 e 8,5% nos últimos 12 meses, segundo números divulgados hoje, 13 de setembro, pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de julho, do IBGE. 

    Para a Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que analisou os números da pesquisa, mantendo-se o volume de vendas no atual patamar até o final do ano, o crescimento das vendas do varejo seria de 6,6% – entretanto, espera-se que uma desaceleração das vendas do varejo nos próximos meses. 

    “Projetamos para 2011, um crescimento de 6,5% do volume de vendas do varejo, condicionado a uma desaceleração das concessões de crédito, de 17% em julho para 10,3% em dezembro, da massa de rendimentos, de 6,0% para 4,7% e, por último, a inflação medida pelo IPCA, de 6,3% em 2011”, explica Marianne Hanson, economista da Confederação. 

    Veja a análise da CNC sobre os números divulgados na PMC.

    Os resultados da PMC de julho mostram que o volume de vendas dom comércio ampliou-se 1,4% na comparação com junho, na série com ajuste sazonal. Entre atividades analisadas, “móveis e eletrodomésticos” apresentou crescimento de 4,1% no mesmo período de comparação. Entre os resultados negativos, o maior destaque foi a queda de 12,5% do item “Equipamentos e Materiais de Escritório, Informática e Comunicação”, que havia apresentado crescimento expressivo (+11%) no mês anterior. Na comparação com Julho de 2010, o volume de vendas em julho foi 7,1%. 

    Na análise por categoria de uso, o destaque positivo continua sendo os “Bens Duráveis”, com variação de +1,7% entre junho e julho deste ano e +13,1% entre julho de 2010 e julho de 2011.

    “Atribuímos a manutenção das taxas elevadas de crescimento das vendas ao crescimento do emprego e da renda, bem como o desempenho ainda favorável do crédito. No caso dos bens duráveis, destaca-se a deflação de 0,58% no acumulado em 12 meses”, explica Marianne.

  • Boletim Informativo Diário (BID) 168

    DESTAQUES:

    Sancionada, com vetos, lei que regula a comunicação audiovisual de acesso condicionado

    Governo do Estado do Rio de Janeiro institui o Programa Rio – Capital da Energia e cria o seu Comitê Estratégico que será composto, entre outros, por representantes da FECOMÉRCIO-RJ

  • CNC sediará seminário sobre Macau e o Intercâmbio Brasil-China

    A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sediará, no dia 16 de outubro, no Rio de Janeiro, o seminário “Macau e o Intercâmbio Brasil-China”, que tem como objetivo divulgar, principalmente para exportadores brasileiros, as vantagens da utilização desta ex-colônia portuguesa como porta para o mercado chinês.

    A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sediará, no dia 16 de outubro, no Rio de Janeiro, o seminário “Macau e o Intercâmbio Brasil-China”, que tem como objetivo divulgar, principalmente para exportadores brasileiros, as vantagens da utilização desta ex-colônia portuguesa como porta para o mercado chinês.

    Na programação, ainda preliminar, estão previstas as participações do professor Severino Cabral, presidente do Ibecap, que falará sobre o tema “Brasil-China e seus Desafios”; do presidente do IIM, Jorge Rangel, que abordará a “Estrutura Turística de Macau”; da embaixadora Maria Edileuza F. Reis, do Itamaraty, que tratará das “Relações Brasil-China”; e do jornalista Carlos Tavares de Oliveira, assessor de Comércio Exterior da CNC, que abordará o tema “Macau, porta para China, Economia de Mercado”.

    A região em que Macau está localizada, o delta do rio das Pérolas, que inclui as cidades de Hong Kong, Cantão, Shuzhou, entre outras, concentra cerca de 50% da economia chinesa.

    “Devidamente reanexada à China, desde 1999, a bela Macau, bastante semelhante ao Rio de Janeiro, poderá, de fato, facilitar o acesso de produtos manufaturados brasileiros ao mercado daquela rica região, uma vez que tem como língua oficial o português, além do mandarim”, afirma o assessor de Comércio Exterior da CNC, Carlos Tavares de Oliveira.

    O evento tem o patrocínio, além da CNC, do Instituto Brasileiro de Estudos de China e Ásia-Pacífico (Ibecap), da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE) e do Instituto Internacional de Macau (IIM).

    As inscrições para o seminário “Macau e o Intercâmbio Brasil-China” são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail kamillaaraujo@cnc.org.br ou pelos telefones (21) 2544-7482/ 3804-9332.

  • CNC participa do Encontro Nacional do Pronatec

    O Ministério da Educação (MEC) realizou na tarde desta segunda-feira (12/9), o Encontro Nacional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com a presença do ministro Fernando Haddad.

    O Ministério da Educação (MEC) realizou na tarde desta segunda-feira (12/9), o Encontro Nacional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com a presença do ministro Fernando Haddad. Participaram Roberto Nogueira Ferreira, representando o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos; o diretor do Senac Nacional, Sidney Cunha; o presidente da CNI, Robson Andrade; dirigentes nacionais e estaduais do Senac, Senai e Senar; e secretários de educação profissional e técnica de todo o País. O objetivo foi discutir as ações do Pronatec, como o “Fies Técnico” e a “Bolsa Formação”, que inclui a integração das redes de ensino médio e técnico.

    Durante o encontro, o ministro da Educação destacou a importância do trabalho junto com o Sistema S. “Estamos vivendo um momento importante na história da educação do País. Temos aqui representantes dos sistemas nacionais de aprendizagem do comércio, indústria e agricultura: Senac, Senai e Senar. Já temos várias realizações em nosso histórico, uma delas é o acordo com o Sistema S. O que estamos querendo mostrar aqui é que se tivermos quatro atores – redes estaduais, rede federal, entidades privadas e entidades públicas – trabalhando juntos, a articulação e planejamento da educação serão melhorados. O Pronatec foi criado para ajudar essa união de trabalho”, disse Haddad. O Brasil inteiro se orgulha do Sistema S. Não contar com o Senac e o Senai nesse programa seria uma insanidade”, afirmou.

    Segundo Haddad, esse é um acordo realizado para promover cidadania e trabalho, “A meta é beneficiar 3 milhões de estudantes do ensino médio da rede pública e trabalhadores com a oferta de cursos técnicos e profissionais. Queremos dobrar ou triplicar a oferta de cursos técnicos do País. Com o Pronatec o governo federal pretende combater o desemprego e formar mão de obra qualificada necessária para comércio, empresas e indústrias”, disse o ministro.

    O representante da CNC explicou o empenho do Sistema Comércio na parceria com o ministério. “A CNC vem atuando em parceria com o MEC nos últimos três anos de forma intensa, a começar pelo acordo firmado para o Programa de Gratuidade em 2008. O presidente Antonio Oliveira Santos, desde o primeiro momento, assegurou a participação do Sistema Comércio no Pronatec”, disse Roberto Nogueira.

    O Sistema CNC-SESC-SENAC projeta sair de 900 mil matrículas/ano para 1,4 milhão/ano, entre 2012 e 2014, com uso pleno de suas instalações. “Estamos nos preparando para isso. E, em 2015, queremos saltar para dois milhões de matrículas/ano com novas bases físicas e móveis”, explicou Nogueira. “Acreditamos que o Sistema Comércio vai atuar proativamente na educação, como já faz há anos. O MEC, junto com o Sistema S está construindo um novo patamar na educação profissional, finalizou o representante do presidente da CNC.

    Os participantes do encontro se reuniram em grupos até o final da tarde, a fim de estabelecer um cronograma de implementação do Pronatec em cada unidade da federação. 

  • Cobrança de dívidas condominiais prescreve em cinco anos

    Por unanimidade de votos, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) resolveu dar parcial provimento ao Recurso Especial nº 1.139.030 – RJ (2009/0086844-6), decidindo que a pretensão de cobrança de quotas de condomínio prescreve em cinco anos, a partir do vencimento de cada parcela, haja vista que os débitos condominiais são dívida líquida constante de instrumento particular e o prazo prescricional aplicável é o estabelecido pelo artigo 206, parágrafo 5º, inciso I do Código Civil (CC) de 2002.

    Por unanimidade de votos, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) resolveu dar parcial provimento ao Recurso Especial nº 1.139.030 – RJ (2009/0086844-6), decidindo que a pretensão de cobrança de quotas de condomínio prescreve em cinco anos, a partir do vencimento de cada parcela, haja vista que os débitos condominiais são dívida líquida constante de instrumento particular e o prazo prescricional aplicável é o estabelecido pelo artigo 206, parágrafo 5º, inciso I do Código Civil (CC) de 2002.

  • Fecomércio-MS realiza encontro entre Institutos de Pesquisa das Federações do Comércio

    Os profissionais das áreas de economia e comunicação de federações do comércio estiveram presentes no I Encontro dos Institutos de Pesquisa e Departamentos Econômicos das Federações do Comércio. O encontro aconteceu em 6 de setembro e foi uma iniciativa da Fecomércio-MS, reunindo os representantes das federações do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Alagoas, Goiás, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Também foi convidado o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul, Carlos Rubens de Oliveira.

    Os profissionais das áreas de economia e comunicação de federações do comércio estiveram presentes no I Encontro dos Institutos de Pesquisa e Departamentos Econômicos das Federações do Comércio. O encontro aconteceu em 6 de setembro e foi uma iniciativa da Fecomércio-MS, reunindo os representantes das federações do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Alagoas, Goiás, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Também foi convidado o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul, Carlos Rubens de Oliveira.

    O diretor superintendente do Instituto de Pesquisas Fecomércio-MS (IFMS), Thales Souza Campos, apresentou a equipe do estado anfitrião e demais participantes. “Neste encontro, temos como meta pontuar ações relacionadas à economia, pesquisas de mercado e demais atividades praticadas em cada instituição, demonstrando seus resultados e perspectivas”, afirmou Thales.

    Ao longo do dia, cada federação teve a oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos seus institutos de pesquisa, como foi o caso da Fecomércio-SC, representada pelo diretor executivo da federação, Marcos Arzua. A Fecomércio-SC deverá ser a sede do encontro em 2012.

    O economista da CNC, Bruno Pereira Fernandes, também esteve no evento e apresentou as pesquisas da Confederação, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) e Índice de Confiança do Empresário no Comércio (ICEC). “O encontro foi muito importante, pois proporcionou a troca de experiências entre as Federações, além da oportunidade de apresentar com mais detalhes e tirar dúvidas quanto às pesquisas da CNC”, avaliou Bruno.

     Os participantes receberam um exemplar do Estudo sobre a Competitividade nos setores Comércio, Serviço e Turismo de Mato Grosso do Sul, trabalho desenvolvido pelo IFMS e Sebrae-MS que traça um perfil do cenário econômico de MS.

  • Escola SESC entre as melhores do Rio de Janeiro no ranking do Enem

    A Escola SESC de Ensino Médio ficou em 10° lugar no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, entre as unidades de ensino do estado do Rio de Janeiro. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgados nesta segunda-feira, 12 de setembro.

    A Escola SESC de Ensino Médio ficou em 10° lugar no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, entre as unidades de ensino do estado do Rio de Janeiro. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgados nesta segunda-feira, 12 de setembro.

    A média da Escola foi de 714,96 pontos, com participação de 98,2% dos alunos. Entre as redações, a Escola SESC de Ensino Médio conseguiu o 14° lugar no ranking nacional. Já entre as competências gerais, considerando as notas das provas objetivas e da redação, a Escola ficou em 23° lugar, segundo a classificação do MEC que listou 4.640 unidades de ensino com participação entre 75% e 100% dos alunos no Enem 2010. 

    Localizada no Rio de Janeiro, a Escola SESC de Ensino Médio é um projeto pioneiro do SESC que nasceu com o objetivo de proporcionar aos estudantes um programa acadêmico individualizado e condições diferenciadas de apreensão dos conteúdos. A Escola tem turmas de, no máximo, 15 alunos, onde o aprendizado acontece em tempo integral e numa comunidade residencial de alunos e professores.

  • Seminário debaterá mudanças curriculares no ensino médio

    A Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8.035/10) realiza na quarta-feira (14) seminário para discutir mudanças curriculares no ensino médio. O objetivo do evento é colher sugestões para a proposta do PNE, que aguarda votação na Câmara dos Deputados.

    A Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8.035/10) realiza na quarta-feira (14) seminário para discutir mudanças curriculares no ensino médio. O objetivo do evento é colher sugestões para a proposta do PNE, que aguarda votação na Câmara dos Deputados.

    O debate foi sugerido pelo deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), que é relator temático de ensino médio e profissionalizante da comissão. Para o deputado, o País precisa garantir ao estudante de ensino médio um aprendizado que lhe garanta espaço no mercado de trabalho, independentemente de sua passagem por uma universidade no futuro.

    “Pesquisas mostram que o ensino médio precisa ser readequado. Nós queremos preparar nossos estudantes para o mercado ou para a universidade? Hoje, o atual modelo é desinteressante e não atende às necessidades do nosso País”, disse Rogério Marinho.

    Foram convidados para o seminário a diretora da Escola Brasileira de Professores (Ebrap), Guiomar Namo de Mello; o professor Mozart Neves Ramos, integrante do Conselho Nacional de Educação; e o professor Célio da Cunha, assessor especial da Unesco no Brasil.

    O seminário desta quarta-feira será realizado a partir das 15 horas, no Plenário 10.