Blog

  • Encerramento do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais é marcado por premiações

    O encerramento do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizado em Cuiabá (MT), entre os dias 25 e 27 de maio, foi, na opinião dos organizadores, “genuinamente mato-grossense”.

    O encerramento do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizado em Cuiabá (MT), entre os dias 25 e 27 de maio, foi, na opinião dos organizadores, “genuinamente mato-grossense”.

    A cerimônia, realizada no Centro de Eventos do Pantanal, contou com jantar e show musical de Henrique, Claudinho e Pescuma. Foi um momento de confraternização e reconhecimentos, com entregas de troféus, prêmios e homenagens. A solenidade foi conduzida por Hermes Martins, presidente em exercício do Sistema Fecomércio/MT e por Roberto Peron, presidente do Sincotec-MT e coordenador do evento.

    O patrono do evento, Ari de Farias Bittencourt, recebeu homenagem especial em reconhecimento ao seu trabalho. Um momento de muita emoção também foi a entrega de flores para a senhora Ilse Klein, do Sindlojas Pelotas, que participou sucessivamente dos 27 encontros, mostrando seu grande comprometimento com as causas sindicais.

    O troféu Paulo Braga foi entregue a José Cácio Bertolini, assessor jurídico do Sindlojas de Novo Hamburgo. Ele foi premiado com o trabalho sobre ilegalidade na incidência de contribuição sindical, “Contribuição Previdenciária Sobre Vendas”, na categoria jurídica. A gestora ambiental do Sindilojas Gravataí – RS, Rose Mariah de Souza Ferreira, recebeu o Prêmio Lair Montenegro, pelo Projeto Amigos do Planeta. Vale destacar que o nome da premiação é homenagem à primeira mulher executiva de um sindicato patronal, o Sindilojas do Rio de Janeiro.

    Outras delegações também foram premiadas. O Sindlojas Curitiba-PR foi a maior delegação, com 29 participantes, e o sindicato mais distante foi de Nova Cruz, do Rio Grande do Sul. Foi também entregue troféu para Abel Gomes da Rocha Filho, do Sindlojas Aracaju-SE, pela realização do 26º Encontro, no ano passado. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC também foi homenageada com troféu.

    Roberto Peron fez questão de agradecer os parceiros e apoiadores do evento, o governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, e com patrocínio máster da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-Sistema Fecomércio/MT, Sebrae; Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC, do Sesc Nacional e da City Lar. O evento foi apoiado, também, pelo Grupo Boticário, Grupo Tractor Parts e Caixa Econômica Federal.

  • Sindicalistas recebem premiação no final do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos do Comércio

    No fechamento dos trabalhos do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizado em Cuiabá (MT), entre os dias 25 e 27 de maio, os participantes conheceram os vencedores dos trabalhos jurídicos e executivos apresentados no primeiro dia do encontro.

    No fechamento dos trabalhos do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizado em Cuiabá (MT), entre os dias 25 e 27 de maio, os participantes conheceram os vencedores dos trabalhos jurídicos e executivos apresentados no primeiro dia do encontro.

    A gestora ambiental do Sindilojas Gravataí – RS, Rose Mariah de Souza Ferreira, venceu o concurso dos trabalhos executivos com o Projeto Amigos do Planeta. O projeto tem como objetivo de recolher e dar a destinação correta de resíduos, como óleo de cozinha usado, pilhas, celulares em desuso e lâmpadas fluorescentes. O trabalho sobre ilegalidade na incidência de contribuição sindical, do assessor jurídico do Sindilojas de Novo Hamburgo – RS José Cacio Bortolini foi o premiado na categoria dos trabalhos jurídicos.

    Todos os sindicalizados que participaram dos trabalhos com temáticas receberam premiações, devido à grande contribuição que trouxeram com seus conhecimentos. Os temas dos trabalhos foram “Cartão de Crédito”, “Shopping Center – Relacionamento entre lojistas e administração dos shopping centers”, “Negociação Coletiva”, “Segurança Preventiva nas Empresas”, “Internet – Comunicação e Marketing Entre Si” e “Representação Comercial”.

    O Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo conta a cada ano com marcas de grandes instituições e empreendimentos. Na 27ª edição, registra-se a realização do Sindilojas Cuiabá, com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, e com patrocínio máster da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-Sistema Fecomércio/MT, Sebrae; Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC, do Sesc Nacional e da City Lar. É apoiado pelo Grupo Boticário, Grupo Tractor Parts e Caixa Econômica Federal.

  • Estande da CNC é destaque em feira do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais

    “Responsabilidade Socioambiental nos Negócios” foi o tema central do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que foi realizado em Cuiabá-MT, entre os dias 25 e 27 de maio. O encontro aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal teve várias palestras e contou também com uma feira que teve estandes de instituições e empresas interessadas em divulgar seus produtos.

    “Responsabilidade Socioambiental nos Negócios” foi o tema central do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que foi realizado em Cuiabá-MT, entre os dias 25 e 27 de maio. O encontro aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal teve várias palestras e contou também com uma feira que teve estandes de instituições e empresas interessadas em divulgar seus produtos.

    Seguindo a linha do encontro, um dos estandes que mais chamou a atenção foi o da Confederação Nacional do Comércio – CNC / SESC e SENAC com seu design voltado para a acessibilidade e totalmente sustentável. De acordo com a produtora de eventos do SESC, Mônica Merola, o espaço foi todo feito com madeira de reflorestamento certificada. “O SESC é responsável por montar os estandes da CNC nos eventos de que a Confederação participa”.

    A sustentabilidade, segundo a produtora,  é um conceito com o qual a CNC já trabalha há um bom tempo, sempre procurando montar estruturas usando materiais ecologicamente corretos. No estande do encontro, além da madeira de reflorestamento, foram usados painéis de PVC reciclado e móveis feitos também com madeira reciclada”, revelou Mônica.

    A assessora de comunicação da CNC, Luciana Rivoli, disse que o visual do estande é fruto de uma idéia cada vez mais difundida e cobrada pela sociedade. “As práticas sustentáveis estão sendo cada vez mais utilizadas nas grandes empresas e a CNC precisa dar o exemplo. Nós temos que divulgar as ações ecologicamente corretas para que não apenas as grandes organizações mas também as pequenas empresas comecem a se conscientizar sobre o assunto”. Na opinião da assessora, se cada um fizer uma pequena ação, já estará promovendo uma grande diferença.

    O Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo conta a cada ano com marcas de grandes instituições e empreendimentos. Na 27ª edição, registra-se a realização do Sindilojas Cuiabá, com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, e com patrocínio máster da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-Sistema Fecomércio/MT, Sebrae; Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC, do Sesc Nacional e da City Lar. É apoiado pelo Grupo Boticário, Grupo Tractor Parts e Caixa Econômica Federal.

    Fonte: Studio Press Comunicação

  • Ministro da Educação vai esclarecer polêmica dos livros didáticos

    Será realizada nesta terça-feira (31), no plenário da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, Audiência Pública com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, para debater os seguintes temas: críticas ao governo Fernando Henrique Cardoso e elogios ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, nos livros didáticos aprovados pelo MEC; o ensino da língua portuguesa na Educação de Base; e a abordagem, no conteúdo de livros didáticos aprovados pelo MEC, de questões referentes à homofobia, ao gênero e aos aspectos étnico-raciais.

    Será realizada nesta terça-feira (31), no plenário da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, Audiência Pública com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, para debater os seguintes temas: críticas ao governo Fernando Henrique Cardoso e elogios ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, nos livros didáticos aprovados pelo MEC; o ensino da língua portuguesa na Educação de Base; e a abordagem, no conteúdo de livros didáticos aprovados pelo MEC, de questões referentes à homofobia, ao gênero e aos aspectos étnico-raciais.

    Os senadores Cyro Miranda e Roberto Requião são os autores do Requerimento nº 22/11 da Comissão de Educação, que propõe a realização da Audiência.

    A Assessoria Junto ao Poder Legislativo (APEL) acompanha o tema.

  • Seminário na Câmara dos Deputados irá debater a exploração sexual de menores

    A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados irá realizar no dia 25 de maio, o “Seminário Sobre Políticas Públicas de Combate à Exploração Sexual Infantil e ao Turismo Sexual”. O objetivo do seminário é tratar do assunto com as principais lideranças do setor produtivo, a fim de combater o turismo sexual no País e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

    A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados irá realizar no dia 25 de maio, o “Seminário Sobre Políticas Públicas de Combate à Exploração Sexual Infantil e ao Turismo Sexual”. O objetivo do seminário é tratar do assunto com as principais lideranças do setor produtivo, a fim de combater o turismo sexual no País e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

    A CNC já está engajada nesta iniciativa desde 2007, através de uma parceria como Ministério do Turismo (Mtur) e a com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). Já em 2007 o sistema CNC-SESC-SENAC promoveu junto do Mtur e da UnB uma teleconferência sobre o assunto. Em 2010 o auditório da CNC no Rio de Janeiro recebeu a oficina Pró-Copa contra exploração sexual.

    Dados do Disque Direitos Humanos (Disque 100), coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o serviço recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.

    Ações contra a exploração sexual de menores

    No dia 18 de maio foi celebrado no Brasil o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Várias ações foram realizadas em todo o País, inclusive na Esplanada dos Ministérios. O MTur realizou uma mobilização com a presença da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, e mais de 100 alunos do curso de Turismo do Distrito Federal.

    Também no dia 18, um “twittaço” (manifestação através de publicações no twitter) promovido pela campanha Carinho de Verdade, da ONG Viva Vida, alcançou o objetivo e arrecadou mais de 100 mil ‘tweets’ em prol do combate à exploração sexual de menores. O SESC é parceiro do movimento e apoia a campanha desde o lançamento, em 2010.

     

    50 mil tweets

    Campanha “Carinho de Verdade” pela mobilização no Twitter contra a exploração sexual

  • Disseminação da “marca Brasil” é debatida em evento

    No dia 9 de maio de 2011, o vice-presidente do Conselho de Turismo da CNC e chefe da Assessoria de Turismo e Hospitalidade da entidade, Eraldo Alves da Cruz, participou do Congresso Internacional para Líderes da Comunicação (CILIC), um evento que discutiu as melhores práticas de disseminação da “Marca Brasil” nos mercados interno e externo.

    No dia 9 de maio de 2011, o vice-presidente do Conselho de Turismo da CNC e chefe da Assessoria de Turismo e Hospitalidade da entidade, Eraldo Alves da Cruz, participou do Congresso Internacional para Líderes da Comunicação (CILIC), um evento que discutiu as melhores práticas de disseminação da “Marca Brasil” nos mercados interno e externo.

    Eraldo foi um dos palestrantes do painel “Turismo como peça-chave para a Marca Brasil”, falando sobre os desafios do mercado de turismo brasileiro hoje e como eles podem ser solucionados antes dos megaeventos esportivos que o País irá receber até 2016. No mesmo painel, foram discutidos os riscos e vantagens existentes em atrelar marcas consolidadas a eventos globais.

    Mais de 150 painelistas participaram do congresso, que aconteceu nos dias 9 e 10 de maio, em São Paulo, e teve representantes dos setores de comunicação empresarial, marketing, publicidade, jornalismo, branding e turismo. Entre os integrantes da mesa composta por Eraldo, estavam o presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, o presidente do Conselho Administrativo da CVC, Guilherme Paulus, e o diretor de produtos e destinos da Embratur, Marcelo Pedroso.

    O tema do evento em 2011 foi “Marca Brasil e os Desafios da Realidade”. Sob esse mote, o objetivo é refletir sobre a responsabilidade dos líderes empresariais e dos profissionais de comunicação sobre suas marcas corporativas e o consequente impacto gerado na marca Brasil, considerando a projeção internacional que o país tem no momento atual.

  • A importância da representação dos sindicatos

    “Quanto maior a representatividade, maior a representação”. Foi o que frisou o líder empresarial Pedro Nadaf, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc e Senac-MT, na manhã desta sexta-feira, 27, ao abordar a palestra “A importância da Representação dos Sindicatos”, que fez parte da programação do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo”, promovido pelo Sindlojas Cuiabá.

    “Quanto maior a representatividade, maior a representação”. Foi o que frisou o líder empresarial Pedro Nadaf, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc e Senac-MT, na manhã desta sexta-feira, 27, ao abordar a palestra “A importância da Representação dos Sindicatos”, que fez parte da programação do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo”, promovido pelo Sindlojas Cuiabá.

    Nadaf, que há 26 anos tem atuação em nível de sindicato patronal, fez uma contextualização histórica do movimento sindical, partindo das manifestações originadas em países da Europa e Estados Unidos. No Brasil, o marco referencial foi em 1943, quando criou-se a partir das lutas dos trabalhadores o modelo de sindicalismo brasileiro, que no ano de 1988, com a nova Constituição do país, passou a ter livre fundação, independente do Ministério do Trabalho, eliminando-se a burocracia para criação das entidades.

    Segundo o palestrante, na era do presidente Lula o sistema sindical brasileiro, voltou praticamente a sua fase iniciada na década de 40, atrelando as criações das entidades sindicais ao Ministério do Trabalho. Na sua opinião estava ocorrendo muitas confusões nas negociações coletivas, com um grande número de sindicatos criados para as mesmas categorias, a mesma base e igual representação.

    No modelo praticado pelos sindicatos ligados ao Sistema CNC, “temos a representação compulsória da categoria, falamos por ela, a lei nos dá a representação para a representatividade da categoria, na defesa dos direitos coletivos”, frisou.

    Representação x representatividade

    Esclarecer sobre representação e representatividade, termos que são muito parecidos, mas com funções diferenciadas Nadaf disse que o primeiro termo refere-se a quem tem o direito de falar. Trata-se de um aparato inerente ao cargo. Ou seja “sou presidente e tenho o direito de falar por delegação, vinda do poder do voto”, destacou, apontando que é a outorga dada por uma categoria. Já a segunda, é formada por uma pessoa, um grupo ou entidade que outorga esses poderes ao líder.

    O presidente destacou que a representatividade abre canais importantes de interlocução permanente. Citou exemplos dele próprio ser secretário de Estado em três mandatos, e Roberto Peron, presidente do Sincotec-MT- Sindicato Intermunicipal de Tecidos, Confecções e Armarinhos de Mato Grosso, ser o presidente da Junta Comercial do Estado. É a ocupação de espaços, tendo uma entidade como retaguarda para fortalecer o coletivo. “Temos sindicatos muito fortes, mas todo sistema tem que ser harmônico e forte”, disse Nadaf, apontando que quanto maior é a representatividade, maior é a representação.

    Liderança

    Durante a palestra Nadaf também falou sobre liderança, destacando alguns níveis deste fenômeno, a exemplo da situcional, tática e estratégica. Abordou também os líderes do futuro, que devem ter ego elevado, que isso leva a auto-afirmação; pensar estrategicamente, tendo uma visão mais global, evitando olhar para a ponta do próprio sapato; ter fé, ou seja acreditar sempre; ter visão de futuro, ser politicamente astuto e eficaz. No foco dos líderes do futuro o presidente disse que contam: questões sociais, proteção ao meio ambiente e sociedade mais justa. “Estes temas não estamos falando somente aqui nesta palestra em um evento com foco na sustentabilidade. Estes são temas mundiais que envolvem a liderança”, salientou.

    Dentro deste contexto, Nadaf destaca que no perfil do líder são valorizadas a fala simples, articulação, comprometimento, motivação, auto confiança e ser unificador. Na sua opinião, líderes não precisam necessariamente ser pessoas carismáticas, embora reconheça que estes são competentes em interagir com as pessoas, recebendo respeito e admiração.

    Nadaf falou ainda que na formação da estrutura do líder, há cabeça, coração e estômago. Ou seja tem que pensar estrategicamente, com a compreensão sistêmica do negócio, conhecimento, imaginação, ideias, criatividade que contribuem com os resultados como um todo; mas também deve ter integridade nas intenções, nobres, valores positivos, fé na natureza humana, compaixão, senso de justiça por trás de uma amor severo. Unido a tudo isso, deve por fim ter uma espécie de forro de chumbo, uma força interior para agüentar críticas e ataques, e a capacidade para tomar decisões difíceis e coragem para assumir posições difíceis, importantes e arriscadas.

    O Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo encerra na noite desta sexta-feira, sendo uma realização do Sindilojas Cuiabá, com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, e com patrocínio máster da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-Sistema Fecomércio/MT, Sebrae; Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC, do Sesc Nacional e da City Lar. É apoiado pelo Grupo Boticário, Grupo Tractor Parts e Caixa Econômica Federal.

     

    Fonte: Studio Press Comunicação

  • Soluções para fomentar representatividade dos Sindicatos Patronais

    Um sindicato deve mostrar-se forte e atuante e a conquista de associados depende de uma boa gestão. Segundo o chefe do Deplan – CNC (Confederação Nacional do Comércio), Daniel Mansur Lopez, para seguir esse caminho são necessários alguns ingredientes. A ‘receita’ sugerida foi exposta nesta sexta-feira (27) durante o 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá (MT), no painel ‘Desafio da Administração Sindical – Estimulando o Associativismo’.

    Um sindicato deve mostrar-se forte e atuante e a conquista de associados depende de uma boa gestão. Segundo o chefe do Deplan – CNC (Confederação Nacional do Comércio), Daniel Mansur Lopez, para seguir esse caminho são necessários alguns ingredientes. A ‘receita’ sugerida foi exposta nesta sexta-feira (27) durante o 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá (MT), no painel ‘Desafio da Administração Sindical – Estimulando o Associativismo’.

    O painel contou também com a presença de dois líderes sindicais. Aldo Gonçalves, presidente do Sindilojas do Rio de Janeiro e o presidente do Sindilojas de Porto Alegre, Ronaldo Sielichow e foi coordenado pelo presidente do Sindilojas de Recife, Frederico Penna Leal.

    Lopez explicou que a liderança é fundamental para estimular o associativismo, tema da palestra. “A quantidade de associados na base aponta e demonstra nosso nível de representatividade”, disse.

    Segundo ele, um sindicato deve possuir uma diretoria unida, capaz de estabelecer propostas e obter resultados. A dica também foi dada sobre a implantação de produtos e serviços para atrair empresários. Convênios e projetos que servem a este propósito.

    Para elucidar o assunto, Lopez destacou dois projetos, elaborados pela CNC: SEGS (Sistema de Excelência na Gestão Sindical) e o PDA (Programa de Desenvolvimento do Associativismo). O primeiro, baseado no PNQ – Prêmio Nacional de Qualidade, é voltado para os presidentes de federações e sindicatos filiados ao Sicomércio, com a finalidade de orientá-los a construir uma administração de qualidade. Até agora, a CNC já treinou mais de 603 entidades. “A maioria dos sindicatos aderiu ao SEGS”, informou.

    O segundo está vinculado ao SEGS e abrange diversos projetos voltados aos sindicatos, dentre eles, palestras para lideranças sindicais. “O Programa de Desenvolvimento Associativo proporciona ferramentas para que os sindicatos se aproximem dos empresários”, enfatizou Lopez.

    Aldo Gonçalves mostrou como fez para consolidar a entidade no estado e garantir a participação de mais associados através de prestação de serviços. “No Sindilojas do Rio de Janeiro, os associados têm acesso aos profissionais de medicina ocupacional e consultas gratuitas com advogados”, disse o presidente.

    Gonçalves conta que para fortalecer o sindicato decidiu, ainda, mexer na estrutura organizacional. A entidade foi dividida em departamentos e gerências, o que garantiu excelência no atendimento.

    “Conseguimos derrubar a taxa de renovação anual de letreiro, que varia de 200 a 5 mil reais. Hoje em dia, os lojistas não pagam à prefeitura essa taxa. Uma vitória nossa”, comentou. Além disso, o sindicato promove constantes cursos de capacitação para os lojistas.

    O mesmo acontece em Porto Alegre. De acordo com Ronaldo Sielichow, a tática é imprescindível. Na cidade, o Sindicato investiu em seus colaboradores e também na parte de estrutura física. Sielichow acredita que o ambiente de trabalho influencia na produção e no atendimento. Neste quesito, o Sindilojas de POA tem obtido resultados satisfatórios, desde que criou o Núcleo de Inteligência Sindical, que se tornou a “menina dos olhos” dos representantes do sindicato.

    O Núcleo, que trabalha com pesquisas sobre o consumidor e problemas enfrentados pelos lojistas, segue o conceito de business intelligence e fornece orientações para os empresários.

    Outro projeto citado pelo presidente do Sindilojas POA é o Geração Varejo. Neste, jovens são iniciados na “arte de vender”. “É quase um trabalho social. Recrutamos jovens – muitos sem perspectivas – e oferecemos a eles cursos de técnicas de vendas. Mostramos que o comércio é interessante e que para vender é preciso técnica. Temos histórias de gente que começou como vendedor e hoje são grandes empresários”, argumentou.

    O Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo conta a cada ano com marcas de grandes instituições e empreendimentos. Na 27ª edição, registra-se a realização do Sindilojas Cuiabá, com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, e com patrocínio máster da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-Sistema Fecomércio/MT, Sebrae; Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC, do Sesc Nacional e da City Lar. É apoiado pelo Grupo Boticário, Grupo Tractor Parts e Caixa Econômica Federal.

     

    Fonte: Studio Press Comunicação