Blog

  • CNC e Ministério da Educação debatem Pronatec

    O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, recebeu nesta quarta-feira (06/04), na sede da entidade em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, para debater as linhas gerais do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec).

    O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, recebeu nesta quarta-feira (06/04), na sede da entidade em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, para debater as linhas gerais do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec).

    Da reunião participaram os vice-presidentes Financeiro, Gil Siuffo, e Administrativo, Josias Albuquerque, e os diretores-gerais do SESC, Maron Abi-Abib, e do SENAC, Sidney da Silva Cunha, além do secretário-executivo do MEC, Henrique Paim, e o consultor da Presidência da CNC, Roberto Nogueira.

    Também estiveram presentes os vice-presidentes José Evaristo dos Santos, Darci Piana e José Roberto Tadros, o presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo e diretor da CNC, José Lino Sepulcri, e os diretores regionais do SENAC Julio Cesar Gomes Pedro, do Rio de Janeiro, e Luiz Francisco de Assis Salgado, de São Paulo.

  • CNC e Ministério da Educação debatem Pronatec

    O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, recebeu nesta quarta-feira (06/04), na sede da entidade em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, para debater as linhas gerais do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec).

    O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, recebeu nesta quarta-feira (06/04), na sede da entidade em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, para debater as linhas gerais do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec).

    Da reunião participaram os vice-presidentes Financeiro, Gil Siuffo, e Administrativo, Josias Albuquerque, e os diretores-gerais do SESC, Maron Abi-Abib, e do SENAC, Sidney da Silva Cunha, além do secretário-executivo do MEC, Henrique Paim, e o consultor da Presidência da CNC, Roberto Nogueira.

    Também estiveram presentes os vice-presidentes José Evaristo dos Santos, Darci Piana e José Roberto Tadros, o presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo e diretor da CNC, José Lino Sepulcri, e os diretores regionais do SENAC Julio Cesar Gomes Pedro, do Rio de Janeiro, e Luiz Francisco de Assis Salgado, de São Paulo.

  • CNC e Ministério da Educação debatem Pronatec

    O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, recebeu, em 6 de abril, na sede da entidade em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, para debater as linhas gerais do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec).

    O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, recebeu, em 6 de abril, na sede da entidade em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, para debater as linhas gerais do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec).

    O programa do Governo Federal tem o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e para trabalhadores sem formação. Será composto por um conjunto de ações voltadas para quem deseja fazer um curso técnico, mas não tem como pagar. O Pronatec será um programa de bolsas e também de financiamento estudantil.

    Da reunião participaram os vice-presidentes Financeiro, Gil Siuffo, e Administrativo, Josias Albuquerque, e os diretores-gerais do SESC, Maron Abi-Abib, e do SENAC, Sidney da Silva Cunha, além do secretário-executivo do MEC, Henrique Paim, e o consultor da Presidência da CNC, Roberto Nogueira.

    Também estiveram presentes os vice-presidentes José Evaristo dos Santos, Darci Piana e José Roberto Tadros, o presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo e diretor da CNC, José Lino Sepulcri, e os diretores regionais do SENAC Julio Cesar Gomes Pedro, do Rio de Janeiro, e Luiz Francisco de Assis Salgado, de São Paulo.

  • CNC e Ministério da Educação debatem Pronatec

    O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, recebeu nesta quarta-feira (06/04), na sede da entidade em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, para debater as linhas gerais do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec).

    O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, recebeu nesta quarta-feira (06/04), na sede da entidade em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, para debater as linhas gerais do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec).

    Da reunião participaram os vice-presidentes Financeiro, Gil Siuffo, e Administrativo, Josias Albuquerque, e os diretores-gerais do SESC, Maron Abi-Abib, e do SENAC, Sidney da Silva Cunha, além do secretário-executivo do MEC, Henrique Paim, e o consultor da Presidência da CNC, Roberto Nogueira.

    Também estiveram presentes os vice-presidentes José Evaristo dos Santos, Darci Piana e José Roberto Tadros, o presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo e diretor da CNC, José Lino Sepulcri, e os diretores regionais do SENAC Julio Cesar Gomes Pedro, do Rio de Janeiro, e Luiz Francisco de Assis Salgado, de São Paulo.

  • CNC debate a regulamentação dos cruzeiros marítimos

    O Conselho de Turismo da CNC recebe nesta quarta-feira, 06 de abril, às 17h30, mais dois especialistas para debater o macrotema Turismo náutico – Busca da regulamentação dos cruzeiros marítimos no País. Rubens Augusto Régis, presidente da Resorts Brasil e diretor Comercial do Costão do Santinho Resort, Golf & Spa, e o comandante Paulo Sérgio Rocha de Lima, diretor Jurídico do Centro dos Capitães da Marinha Mercante, irão abordar a relação dos cruzeiros marítimos com a hotelaria e a legislação brasileira referente à mão de obra nacional.

     

     

    O Conselho de Turismo da CNC recebe nesta quarta-feira, 06 de abril, às 17h30, mais dois especialistas para debater o macrotema Turismo náutico – Busca da regulamentação dos cruzeiros marítimos no País. Rubens Augusto Régis, presidente da Resorts Brasil e diretor Comercial do Costão do Santinho Resort, Golf & Spa, e o comandante Paulo Sérgio Rocha de Lima, diretor Jurídico do Centro dos Capitães da Marinha Mercante, irão abordar a relação dos cruzeiros marítimos com a hotelaria e a legislação brasileira referente à mão de obra nacional.

     

     

  • Primeira quadra poliesportiva do SESC Tocantins é inaugurada no estado

    O Serviço Social do Comércio do Tocantins (SESC-TO) inaugurou a primeira quadra poliesportiva coberta do projeto SESC Comunidade, com direito a uma grande festa realizada pelo Sistema Fecomércio-TO no setor Araguaína Sul, município de Araguaína, a 350 km da capital, Palmas.

    O Serviço Social do Comércio do Tocantins (SESC-TO) inaugurou a primeira quadra poliesportiva coberta do projeto SESC Comunidade, com direito a uma grande festa realizada pelo Sistema Fecomércio-TO no setor Araguaína Sul, município de Araguaína, a 350 km da capital, Palmas.

    A inauguração da quadra contou com a presença do presidente da Fecomércio-TO, Hugo de Carvalho, do diretor regional do SESC-TO, Marco Antonio Monteiro, do secretário da Juventude e dos Esportes do estado, Olyntho Neto, do prefeito de Araguaína, Valuar Barros e presidentes de associações de moradores, além de pessoas da comunidade.

    O presidente Hugo de Carvalho falou sobre a importância da inauguração da quadra para o município. “A atividade física e esportiva contribui para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar físico, psíquico e social do indivíduo. A quadra vai ajudar no bem estar social do setor Araguaína Sul”, comentou.

    Hugo de Carvalho

    O projeto SESC Comunidade tem como objetivo fazer com que a nova quadra inaugurada seja um espaço multiuso que possibilite a mobilização da comunidade. O intuito é que as iniciativas promovam o exercício da cidadania, da solidariedade, da inclusão e da interação social, independente da faixa etária.

    Segundo o diretor regional do SESC-TO, Marco Antonio Monteiro, com a implantação do projeto SESC Comunidade o atendimento nas atividades esportivas, de lazer e culturais poderão ser realizados de maneira satisfatória no município. “O Setor Araguaína Sul é carente de ações neste sentido, por isso observamos a necessidade de presentear a comunidade com a primeira quadra do SESC Comunidade. Tenho a certeza que a estrutura proporcionará às crianças e jovens, o desenvolvimento de valores essenciais para a vida”, concluiu Hugo de Carvalho.

  • Boletim Informativo Diário (BID) 60

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

  • Empreendedorismo Digital

    O projeto Empreendedorismo Digital é uma iniciativa da CNC que tem como objetivo incentivar os empresários a adotar ferramentas tecnológicas que levem a ganhos de competitividade, redução de custos e melhorias de processos.

    O projeto Empreendedorismo Digital é uma iniciativa da CNC que tem como objetivo incentivar os empresários a adotar ferramentas tecnológicas que levem a ganhos de competitividade, redução de custos e melhorias de processos.

  • Registro Eletrônico de Ponto volta a ser discutido em audiência pública na Câmara dos Deputados

    O Registro Eletrônico de Ponto, previsto na Portaria 1.510, do Ministério do Trabalho e Emprego, volta a ser debatido nesta quarta-feira (06/04) em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara dos Deputados.

    Segundo o deputado Renato Molling (PP-RS), que propôs o debate junto com o deputado Guilherme Campos (DEM-SP), a audiência tem o objetivo de esclarecer a sociedade e diminuir eventuais conflitos entre empregados e empregadores. “A norma afeta ambos e deve ser debatida com eles.”

    O Registro Eletrônico de Ponto, previsto na Portaria 1.510, do Ministério do Trabalho e Emprego, volta a ser debatido nesta quarta-feira (06/04) em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara dos Deputados.

    Segundo o deputado Renato Molling (PP-RS), que propôs o debate junto com o deputado Guilherme Campos (DEM-SP), a audiência tem o objetivo de esclarecer a sociedade e diminuir eventuais conflitos entre empregados e empregadores. “A norma afeta ambos e deve ser debatida com eles.”

    No dia 15 de dezembro do ano passado, audiência pública promovida pela CDEIC e pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) discutiu a Portaria. Presente, o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), deputado Laércio Oliveira, pediu a imediata revogação da Portaria. Ele justificou, entre outras coisas, que a obrigatoriedade de impressão em papel de cada canhoto de entrada e saída dos trabalhadores feita pelo registro eletrônico tornaria o sistema caro e prejudicial ao meio ambiente. Sustentou ainda que seria um complicador para a vida do empregado, que terá de guardar dois comprovantes por dia, somando 40 ao final do mês e mais de 400 ao final de um ano.

    O pedido de revogação foi proposto também na audiência pelos representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

     

    Registro Eletrônico de Ponto (REP)

    O equipamento para o Registro Eletrônico de Ponto é utilizado exclusivamente para registrar a jornada de trabalho, emitir documentos fiscais e realizar controles de natureza fiscal, referentes à entrada e à saída de empregados nas empresas.

    O Ministério do Trabalho define na Portaria que, para a utilização de Sistema de Registro Eletrônico de Ponto, é obrigatório o uso do REP no local da prestação do serviço, vedados outros meios de registro.

  • Registro Eletrônico de Ponto volta a ser discutido em audiência na Câmara

    O Registro Eletrônico de Ponto, previsto na Portaria 1.510, do Ministério do Trabalho e Emprego, volta a ser debatido nesta quarta-feira (06/04) em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara dos Deputados.

    Segundo o deputado Renato Molling (PP-RS), que propôs o debate junto com o deputado Guilherme Campos (DEM-SP), a audiência tem o objetivo de esclarecer a sociedade e diminuir eventuais conflitos entre empregados e empregadores. “A norma afeta ambos e deve ser debatida com eles.”

    O Registro Eletrônico de Ponto, previsto na Portaria 1.510, do Ministério do Trabalho e Emprego, volta a ser debatido nesta quarta-feira (06/04) em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara dos Deputados.

    Segundo o deputado Renato Molling (PP-RS), que propôs o debate junto com o deputado Guilherme Campos (DEM-SP), a audiência tem o objetivo de esclarecer a sociedade e diminuir eventuais conflitos entre empregados e empregadores. “A norma afeta ambos e deve ser debatida com eles.”

    No dia 15 de dezembro do ano passado, audiência pública promovida pela CDEIC e pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) discutiu a Portaria. Presente, o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), deputado Laércio Oliveira, pediu a imediata revogação da Portaria. Ele justificou, entre outras coisas, que a obrigatoriedade de impressão em papel de cada canhoto de entrada e saída dos trabalhadores feita pelo registro eletrônico tornaria o sistema caro e prejudicial ao meio ambiente. Sustentou ainda que seria um complicador para a vida do empregado, que terá de guardar dois comprovantes por dia, somando 40 ao final do mês e mais de 400 ao final de um ano.

    O pedido de revogação foi proposto também na audiência pelos representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

     

    Registro Eletrônico de Ponto (REP)

    O equipamento para o Registro Eletrônico de Ponto é utilizado exclusivamente para registrar a jornada de trabalho, emitir documentos fiscais e realizar controles de natureza fiscal, referentes à entrada e à saída de empregados nas empresas.

    O Ministério do Trabalho define na Portaria que, para a utilização de Sistema de Registro Eletrônico de Ponto, é obrigatório o uso do REP no local da prestação do serviço, vedados outros meios de registro.