Blog

  • Federações finalizam treinamento de avaliadores do SEGS

    O Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) realizou seus últimos três treinamentos de avaliadores deste ano. Os treinamentos aconteceram no dia 25 de novembro, nas federações estaduais do comércio dos Estados do Mato Grosso e do Tocantins, e na Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist).

    Os assessores do Departamento de Planejamento (Deplan) da CNC, Alexandre Marcelo, Lilian Barbosa e Luciano Santana foram os responsáveis pela condução desta última etapa de treinamentos.

    O Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) realizou seus últimos três treinamentos de avaliadores deste ano. Os treinamentos aconteceram no dia 25 de novembro, nas federações estaduais do comércio dos Estados do Mato Grosso e do Tocantins, e na Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist).

    Os assessores do Departamento de Planejamento (Deplan) da CNC, Alexandre Marcelo, Lilian Barbosa e Luciano Santana foram os responsáveis pela condução desta última etapa de treinamentos. Agora, as federações vão concluir o ciclo 2010 realizando suas autoavaliações e avaliações de consenso.

    De acordo com os assessores, este é um momento importante para todas as entidades – com os treinamentos e atividades concluídos, é hora de analisar as conquistas alcançadas e de mensurar o quanto o sistema sindical patronal do comércio de bens, serviços e turismo do País conseguiu se desenvolver, como um todo, com os trabalhos realizados. Afinal, o objetivo maior do SEGS é tornar os sindicatos e o empresariado brasileiro referências na gestão sindical de excelência.

    Pedro Nadaf, presidente da Fecomércio- MT destaca a importância do SEGS na gestão da Fecomércio de Mato Grosso e de seus sindicatos. “O programa tem contribuído muito satisfatoriamente no desenvolvimento das ações previstas em nosso plano estratégico. O SEGS otimiza, inclusive, o trabalho que realizamos em prol dos empresários, como a boa articulação junto aos nossos stakeholders, que são relevantes nas estratégias do nosso sucesso, a exemplo dos órgãos públicos, com os quais mantemos saudável relacionamento”, explica.

    Segundo Nadaf, em 2011 a Fecomércio-MT continuará avançando com o apoio do SEGS. “O foco será a ampliação de benefícios, produtos e serviços, que possam ajudar os empresários e a sustentabilidade das entidades”, diz. O objetivo, segundo ele, é alcançar uma gestão que beneficie os empresários, com ações inovadoras que possam repercutir positivamente no papel desempenhado pelas entidades representadas.

  • Fenacor faz treinamento e analisa o programa SEGS

    A Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor), realizou, nos dias 17 e 18 de novembro, encontro de avaliadores do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS).

    A Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor), realizou, nos dias 17 e 18 de novembro, encontro de avaliadores do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS). Os sindicatos de corretores de todo o país estiveram reunidos na sede da federação, no Rio de Janeiro, para a capacitação de Avaliadores Nível 1 e também para demonstrarem a evolução que as entidades tiveram com o SEGS por meio de uma apresentação de resultados e de práticas de gestão.

    O treinamento de avaliadores nível 1 foi conduzido pela assessora do Departamento de Planejamento (Deplan/CNC), Marcia Alves, que mostrou de que forma a gestão das entidades é avaliada. Marcia apresentou como devem ser as respostas às questões objetivas, que estão distribuídas nos oito critérios da excelência (Liderança, Estratégias e Planos , Clientes, Sociedade, Informação e Conhecimento, Processos e Resultados).

    A apresentação de resultados demonstrou que o Programa SEGS contribuiu de forma efetiva para o desenvolvimento das entidades. Os representantes de cada uma das 22 entidades presentes trouxeram apresentações que demonstraram suas melhores práticas e a compilação de seus principais resultados quantitativos, num momento rico de compartilhamento das experiências que cada sindicato está vivendo com o SEGS, gerando aprendizado coletivo.

    O encontro dos avaliadores é uma oportunidade de transmitir conhecimento, de trocar informações, e de integrar cada vez mais o grupo, sempre visando a melhoria contínua. “Nossa percepção a respeito do que tem sido o SEGS é a certeza de que nossos sindicatos e a própria federação conquistaram maturidade na gestão de pessoas e processos, transparência nas informações e capacidade analítica para identificar oportunidades de inovação”, afirmou Gianni Azevedo, multiplicadora do SEGS da federação.

  • Fecomércio do Pará promove treinamento de avaliadores do SEGS

    A Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio-PA) retomou suas atividades do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS). Nos dias 9 e 10 de novembro foi realizado o Treinamento de Avaliadores Nível 1 para a federação e os sindicatos filiados, em Belém. Os trabalhos foram conduzidos pelo assessor do Departamento de Planejamento (Deplan) da CNC, Luciano Santana.

    No treinamento, o assessor da CNC abordou diversos aspectos ligados à gestão sindical, com foco na metodologia do Guia de Excelência do SEGS e no uso de dinâmicas e exemplos práticos.

    A Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio-PA) retomou suas atividades do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS). Nos dias 9 e 10 de novembro foi realizado o Treinamento de Avaliadores Nível 1 para a federação e os sindicatos filiados, em Belém. Os trabalhos foram conduzidos pelo assessor do Departamento de Planejamento (Deplan) da CNC, Luciano Santana.

    No treinamento, o assessor da CNC abordou diversos aspectos ligados à gestão sindical, com foco na metodologia do Guia de Excelência do SEGS e no uso de dinâmicas e exemplos práticos. “Constatei que houve mais motivação, sensibilização e ampliação dos interesses dos participantes para adotarem as práticas previstas no programa”, destaca Luciano Santana. A iniciativa contou também, entre outras informações, com a apresentação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizado pela assessora econômica da federação e multiplicadora do SEGS, Lúcia Cristina de Andrade.

    A apresentação do PDA teve como objetivo sensibilizar os presidentes dos sindicatos para os benefícios de uma gestão eficaz – os líderes sindicais puderam constatar que o fortalecimento da entidade deve estar ligado a uma estrutura e administração que possibilitem ampliar serviços e garantir autonomia financeira, independente da contribuição sindical. “Com a palestra do PDA, demonstramos aos sindicatos que a CNC cada vez mais está oferecendo ferramentas para que possam criar condições de promover sua sustentabilidade”, Lúcia Cristina.

    A meta da Fecomércio do Pará, para este ano, é dar continuidade ao SEGS junto aos seus 10 sindicatos filiados que participam do programa – as entidades devem participar do treinamento, realizar suas auto-avaliações e avaliações de consenso até 9 de dezembro. Todas as avaliações de consenso contarão com a participação da multiplicadora Lúcia Cristina de Andrade e da assistente Girlane Dias Cezar. Já a Fecomércio-PA vai oferecer apoio no que diz respeito à disponibilização de espaço físico, agendamento, comunicação, procedimentos e esclarecimentos sobre a metodologia, entre outros aspectos.

  • Planejamento em foco na Fecomercio-ES

    Nos dias 28 e 29 de outubro, por meio do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) realizou um seminário de planejamento e gestão para os sindicatos filiados, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, capital do estado.

    O objetivo do seminário foi dar subsídios para o desenvolvimento das entidades participantes a partir da capacitação de dirigentes e executivos, e da construção de planos estratégicos individuais, alinhados entre si, com a federação e a CNC.

    Nos dias 28 e 29 de outubro, por meio do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) realizou um seminário de planejamento e gestão para os sindicatos filiados, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, capital do estado.

    O objetivo do seminário foi dar subsídios para o desenvolvimento das entidades participantes a partir da capacitação de dirigentes e executivos, e da construção de planos estratégicos individuais, alinhados entre si, com a federação e a CNC. Para tanto, foram utilizadas metodologias disponibilizadas pelo programa SEGS, envolvendo conceitos sobre planejamento, gestão e liderança.

    No primeiro dia de evento, foi abordada a matriz SWOT para análise dos ambientes interno e externo às entidades, visando o planejamento estratégico, que foi desenvolvido no modelo do Balanced Scorecard – BSC, com a construção de mapas estratégicos com objetivos, projetos, indicadores e metas. Ao final do dia, houve uma palestra que demonstrou a importância da liderança, do método e do conhecimento para o desenvolvimento das entidades, ministrada por Ibraim Coelho, assessor da presidência da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio/GO).

    Já no segundo dia, as atividades abordaram a formação de líderes gerenciais, com o objetivo de desenvolver habilidades, atitudes e comportamento das lideranças por meio de técnicas específicas de aprimoramento. A condução dos trabalhos ficou a cargo dos assessores técnicos do Departamento de Planejamento (Deplan) da CNC, Luciano Santana e Alexandre de Souza. O evento contou com a participação de 40 pessoas, representantes da federação e de 10 dos 21 sindicatos filiados à Fecomércio-ES.

  • Fecomércio-MG inaugura Centro de Estudos Sindicais

    No dia 27 de outubro, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) inaugurou, em sua sede em Belo Horizonte, o Centro de Estudos Sindicais (CES), focado em preparar as entidades sindicais do comércio mineiro, por meio de permanente aprimoramento técnico de seus líderes e executivos.

    No dia 27 de outubro, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) inaugurou, em sua sede em Belo Horizonte, o Centro de Estudos Sindicais (CES), focado em preparar as entidades sindicais do comércio mineiro, por meio de permanente aprimoramento técnico de seus líderes e executivos. Além disso, o CES irá atender e orientar os sindicatos em aspectos jurídicos, administrativos, contábeis, entre outros.

    O presidente do Sistema Fecomercio-MG, Lázaro Luiz Gonzaga, junto com presidentes e diretores dos sindicatos filiados estiveram presentes e fizeram a inauguração da placa do CES. “O sindicato laboral tem uma escola para sindicalistas desde 1988, precisamos nos preparar. Essa iniciativa da Fecomércio, na criação de um centro profissionalizante para sindicalistas patronais, é pioneira em nosso país”, declara Lázaro.

    Na ocasião, palestras dos consultores jurídicos e sindicais da Fecomercio-MG abordaram pontos importantes para o desenvolvimento dos sindicatos. Na primeira, Tacianny Machado abordou as atribuições de cada entidade do sistema sindical (sindicato, federação e confederação), as categorias de representação dos sindicatos e os princípios fundamentais das entidades.

    Na segunda palestra, Rodrigo Penido expôs as normas básicas para o funcionamento de um sindicato, passando pelo Estatuto Social, os livros sindicais necessários, estrutura administrativa, reuniões e assembléias. O consultor também explicou o funcionamento jurídico e administrativo da Fecomércio Minas e seus sindicatos filiados.

    Apresentação de Júlio Linhares tratou das contribuições devidas às entidades sindicais e sua importância para o Sistema Comércio. O evento ainda contou com a participação do assessor do Departamento de Planejamento Deplan/CNC, Rodrigo Timm Wepster, que abordou o tema O Contexto da Gestão no Sindicalismo, e apresentou o Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) e o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

    O diretor regional interino do SESC, Namilton Nei Alves Coelho, e o diretor regional interino do Senac, José Carlos Cirilo, fizeram apresentações de suas entidades, explicando o funcionamento, integração com o Sistema Fecomércio Minas, instalações físicas e programas desenvolvidos nas áreas de especialidade de cada um.

    Segundo Henrique Martins, superintendente Jurídico e Sindical da Fecomercio-MG, o CES irá auxiliar na evolução dos sindicatos e assim possibilitar que tenham maior autonomia em sua gestão. “Acho que essa ideia de vanguarda do nosso presidente vai contribuir muito para o desenvolvimento dos sindicatos da Fecomercio-MG. Nada melhor que oferecer um serviço de qualidade e perpetuar isso por todo o Sistema”, relatou Henrique.

  • Primeiro produto do PDA já está disponível

    O Banco de Dados da Contribuição Sindical, primeiro produto do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) do Sistema CNC, foi apresentado aos facilitadores das federações, no dia 19 de outubro, em um treinamento realizado na sede do Departamento Nacional do SESC, no Rio de Janeiro. Criado com base no modelo de trabalho implantado na Confederação Nacional da Indústria (CNI), o banco de dados possui informações de cadastro das empresas representadas pelas entidades do Sistema Comércio, considerando sua abrangência geográfica e as categorias econômicas de representação.

    O Banco de Dados da Contribuição Sindical, primeiro produto do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) do Sistema CNC, foi apresentado aos facilitadores das federações, no dia 19 de outubro, em um treinamento realizado na sede do Departamento Nacional do SESC, no Rio de Janeiro. Criado com base no modelo de trabalho implantado na Confederação Nacional da Indústria (CNI), o banco de dados possui informações de cadastro das empresas representadas pelas entidades do Sistema Comércio, considerando sua abrangência geográfica e as categorias econômicas de representação. O acesso aos dados será gerenciado pelas federações, por meio do facilitador do PDA.

    Durante a apresentação do Banco de Dados, o chefe do Departamento de Planejamento (Deplan) da CNC, Daniel Lopez, explicou que o produto que está sendo disponibilizado pela CNC foi construído a partir da listagem geral de empresas contribuintes do SESC e do Senac, excluídas as empresas pertencentes a categorias não representadas pelas entidades do Sistema Comércio, com a estratificação da base por entidade. Segundo ele, a ideia é juntar as informações desse banco de dados nacional, individualizado por entidade, com as informações do banco de dados que cada entidade já possui e formar um banco de dados híbrido, refinado pelas entidades (CNC-Federações-Sindicatos). “Para que o produto seja o mais completo possível, teremos que trabalhar em parceria. É fundamental que as federações enviem a sua base de dados para a CNC e que busquem a adesão de seus sindicatos filiados para que seus bancos de dados também sejam encaminhados à CNC”, explicou.

    Visando a arrecadação da contribuição sindical de 2011, a CNC irá tratar cada banco de dados enviado pelas entidades e devolver indicando incompatibilidades encontradas, adicionando informações sobre a situação atual das empresas (ativa/inativa) e quais são optantes do Simples, além de incluir empresas excedentes que até então não constavam na base da entidade.

    Essa base de dados tratada pela CNC deverá ser analisada pelas entidades no intuito de definir a base final que será usada na geração das guias de cobrança e também em ações de relacionamento entre sindicatos e empresários. Para isso, está disponível três modelos de cartas a serem enviadas aos empresários como um canal informativo e de aproximação, visando ampliar a base de empresas associadas.

  • SEGS tem novo assessor de qualidade

    O Departamento de Planejamento (Deplan/CNC) acaba de ganhar um novo integrante, Alexandre Marcelo de Souza, que desde 1º de outubro está trabalhando com o Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), na função de Assessor de Qualidade e Desenvolvimento.

    O Departamento de Planejamento (Deplan/CNC) acaba de ganhar um novo integrante, Alexandre Marcelo de Souza, que desde 1º de outubro está trabalhando com o Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), na função de Assessor de Qualidade e Desenvolvimento. Após um período inicial de adaptação no Deplan, com apresentação do Sistema Sindical e suas peculiaridades, e também do SEGS e sua forma de condução, Alexandre já está acompanhando os treinamentos para conhecer em detalhes o trabalho que é feito nas entidades.

    No dia 13 de outubro, o novo assessor acompanhou Luciano Santana em treinamento de Avaliadores Nível 1 na Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomercio-DF), em Brasília, e, no dia 15, os 5 S da Gestão Empresarial no Encontro de Avaliadores da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), que ocorreu em Curitiba (PR). Nos dias 20 e 21, ele estará na Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomercio-CE), junto com Marcia Alves, no treinamento em Técnicas de Arrecadação e Avaliadores do SEGS Nível 2.

    Alexandre começou sua vida profissional em Minas Gerais na área de Qualidade, trabalhando no processo de obtenção da certificação ISO 9002 e da implantação de programas como 5S e Círculos de Controle de Qualidade (CCQ). Com grande experiência na área, o novo assessor está empolgado com os novos desafios. “A adesão e efetiva adoção de práticas de gestão podem contribuir para o fortalecimento das entidades. Meu principal objetivo é poder agora, como membro da equipe do Deplan, auxiliar na implantação destas práticas em todo o sistema”, relatou.

  • Encontro de Multiplicadores do SEGS é realizado no Rio de Janeiro

    Liderar é atingir metas. Foi com essa ideia que os multiplicadores do SEGS nas federações se reuniram no dia 28 de setembro, na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro.

    Liderar é atingir metas. Foi com essa ideia que os multiplicadores do SEGS nas federações se reuniram no dia 28 de setembro, na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro. O VI Encontro de Multiplicadores proporcionou o alinhamento dos resultados do SEGS nas federações e o lançamento do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) para os multiplicadores.

    Representando a CNC, a secretária geral Clea Beranger Maceió, e o consultor sindical da presidência, Renato de Oliveira Rodrigues, parabenizaram os representantes das federações pela adesão das entidades ao SEGS e ressaltaram a importância do PDA. “As federações e sindicatos crescerão muito, tornando-se mais prestigiadas do que já são agora”, disse Cléa.

    O evento se dividiu em dois painéis. O primeiro, moderado por José Paulo da Rosa, do Sistema Fecomércio-RS, discutiu as ações do SEGS implementadas até aqui e falou das ações a serem feitas para o início das fases de avaliação do Programa. Em uma dinâmica, os multiplicadores se dividiram em grupos e responderam, em conjunto, questões ligadas à gestão do SEGS, dando sugestões de melhorias e diferenciais que possam ser implantados no ciclo 2011.

    Em seguida, foram debatidas ideias para incluir sindicatos que ainda não estão no SEGS e desenvolver os que não estão alcançando bons resultados. Para José Paulo da Rosa, o foco para que isso aconteça deve ser a confiança dos presidentes de sindicato nas federações e no programa. “Cabe a cada um de nós, multiplicadores, criar um clima de confiança dentro do sistema. Não podemos deixar ninguém para trás”, disse.

    PDA

    No segundo painel, o Programa de Desenvolvimento Associativo foi explicado em detalhes pelo chefe do Departamento de Planejamento da CNC (Deplan), Daniel Lopez, que apresentou os produtos que irão auxiliar a gestão sindical. “O lançamento do PDA vem despertar uma mudança de cultura no universo sindical patronal”, disse Lopez na apresentação.

    Os multiplicadores serão os responsáveis pela implementação do PDA em suas federações, uma vez que o programa é vinculado ao SEGS. “O PDA vai dar a estrutura que o sindicato precisa pra atuar, além de aproximar o empresário dos sindicatos e com isso garantir a existência e a sustentabilidade deles. Nós não temos como fazer esse trabalho sem os multiplicadores”, afirmou Lopez.

    Por fim, os multiplicadores assistiram a uma palestra sobre “Marketing de Relacionamento”, ministrada por Marta Bartholomeu, da empresa Parceria Ilimitada, que irá fazer o lançamento do PDA em cada uma das federações.

    Para quem participou do encontro, o ponto alto foi a troca de experiências entre as federações. “Nós buscamos através do SEGS sempre as melhores práticas. Então esse é o momento pra ver o que as outras federações estão fazendo de melhor pra que possamos aplicar nas nossas entidades”, disse Rarietty Vieira, multiplicadora da Fecomércio-SC.

  • CNC lança Programa de Desenvolvimento Associativo

    Uma nova ferramenta vai possibilitar a ampliação das ações do SEGS nas federações. O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) foi lançado durante a reunião de diretoria da CNC, realizada em 23 de setembro, em Brasília.

    Uma nova ferramenta vai possibilitar a ampliação das ações do SEGS nas federações. O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) foi lançado durante a reunião de diretoria da CNC, realizada em 23 de setembro, em Brasília. O PDA é vinculado ao SEGS e tem o objetivo de incentivar o aumento do número de empresas associadas aos sindicatos, através de ações estruturantes que visam o fortalecimento das entidades, como o incentivo ao desenvolvimento da representatividade e da prestação de serviços, melhoria da arrecadação compulsória e elevação da imagem do Sistema CNC e das entidades filiadas.

    A atuação do SEGS é fundamental na implantação do PDA, já que, de forma indireta, o programa irá ajudar na gestão das entidades através da utilização de seus produtos, tais como palestras para as lideranças sindicais, desenvolvimento de novos sites e softwares de gestão de clientes, campanhas de marketing, entre outros.

    “A representação sindical é dada legalmente, por meio da carta e do registro sindicais. Mas ela garante apenas o pagamento da contribuição sindical. Já a representatividade, que pode ser medida pelo associativismo, é o que garante a força de um sindicato”, resume o chefe do Departamento de Planejamento (Deplan/CNC), Daniel Lopez.

    No próximo dia 19 de outubro, no treinamento de facilitadores das federações, será lançado o primeiro produto do PDA, o Banco de Dados da Contribuição Sindical, um cadastro individualizado por sindicato, em formato eletrônico, com as informações das empresas representadas.

  • SEGS inicia fase de avaliação nas federações

    O SEGS, programa da CNC voltado para a qualidade na gestão das entidades do Sistema Comércio, iniciou mais uma fase deste ciclo junto a federações e sindicatos.

    O SEGS, programa da CNC voltado para a qualidade na gestão das entidades do Sistema Comércio, iniciou mais uma fase deste ciclo junto a federações e sindicatos. Após passar pelas etapas de treinamento inicial e implementação de práticas, as entidades começam a realizar, neste segundo semestre do ano, a fase de avaliação, que é dividida em três partes: a primeira é a de Treinamento dos Avaliadores, seguida da Autoavaliação e da Avaliação de Consenso.

    Na Autoavaliação, as entidades realizam a sua própria avaliação, feita pelos avaliadores treinados, com base no Guia da Excelência do nível em que ela pratica. O objetivo da Autoavaliação é diagnosticar a gestão da entidade e planejar ações de melhoria.

    A Avaliação de Consenso só poderá ser realizada após o recebimento da Autoavaliação pelo multiplicador da Federação. Nesta etapa, as entidades filiadas realizam avaliações cruzadas, ou seja, com a presença de um avaliador cedido por outra entidade. Dessa forma, elas agregam visão externa e permitem o aprendizado conjunto. A Avaliação deve ser entregue ao Departamento de Planejamento (Deplan/CNC) até 30 dias após a data do Treinamento de Avaliadores.

    Os avaliadores são os responsáveis pelo acompanhamento da aplicação do SEGS em suas respectivas entidades e, para isso, possuem atribuições como participar dos treinamentos e eventos locais do programa, contribuir para a implementação das práticas de gestão previstas no plano de melhorias da entidade e realizar as avaliações, entre outras. A Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) realizou o treinamento de três turmas de avaliadores nível 1, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, respectivamente, em Porto Alegre, com o apoio técnico da assessora do Deplan/CNC, Márcia Alves.

    “Tivemos uma boa participação no Rio Grande do Sul, inclusive com a presença de presidentes de sindicatos que, em alguns casos, participaram do treinamento junto com os seus funcionários. Além disso, houve uma integração muito grande entre os presentes”, avaliou Márcia.

    O treinamento foi dividido em duas partes. Primeiro foi trabalhada a parte comportamental dos avaliadores e, depois, todas as perguntas do Guia de Excelência, ponto a ponto. A realização do treinamento no Rio Grande do Sul deu início a uma fase que será estendida a todas as entidades participantes do SEGS e que deve ser encerrada na segunda semana de novembro.