Blog

  • Sindicatos de combustíveis do Nordeste recebem treinamento sobre gestão de clientes

    Por iniciativa da Federação Nacional de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) os sindicatos de combustíveis sediados no Nordeste receberam no dia 9 de julho, em João Pessoa, na Paraíba, um treinamento sobre Gestão de Clientes. O treinamento, tema do critério 3 – Clientes, teve o objetivo de orientar os multiplicadores dos sindicatos sobre a necessidade de aprimorar o relacionamento entre a entidade sindical e seus associados, a fim de aumentar sua representatividade e sustentabilidade.

    Por iniciativa da Federação Nacional de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) os sindicatos de combustíveis sediados no Nordeste receberam no dia 9 de julho, em João Pessoa, na Paraíba, um treinamento sobre Gestão de Clientes. O treinamento, tema do critério 3 – Clientes, teve o objetivo de orientar os multiplicadores dos sindicatos sobre a necessidade de aprimorar o relacionamento entre a entidade sindical e seus associados, a fim de aumentar sua representatividade e sustentabilidade. Assuntos como Marketing, Comunicação, CRM, Relacionamento com o Associado, Associativismo e Representatividade, foram tratados na ocasião.

    O evento contou com a participação de seis sindicatos: do Maranhão, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe. No próximo dia 6 de agosto, o treinamento de Gestão de Clientes será realizado em Brasília para os representantes dos sindicatos que não estiveram presentes em João Pessoa.

    Segundo o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, as capacitações realizadas por meio do SEGS são essenciais para a adoção de novas e modernas práticas de gestão. “Através do programa, os sindicatos terão melhores condições de profissionalização, tanto das equipes internas quanto das diretorias das entidades, possibilitando a disponibilização destas práticas para todo o empresariado do setor”, afirmou.

  • Sincor-BA: melhoria nos processos através do SEGS

    Por iniciativa dos funcionários da própria entidade, o Sincor-BA (Sindicato dos Corretores de Seguros e Capitalização do Estado da Bahia), filiado a Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados) recebeu, nos dias 18 e 19 de junho, uma palestra de introdução ao SEGS, com duração de quatro horas, e um trabalho focado no Planejamento Estratégico.

    Por iniciativa dos funcionários da própria entidade, o Sincor-BA (Sindicato dos Corretores de Seguros e Capitalização do Estado da Bahia), filiado a Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados) recebeu, nos dias 18 e 19 de junho, uma palestra de introdução ao SEGS, com duração de quatro horas, e um trabalho focado no Planejamento Estratégico. Com o propósito de alinhar os trabalhos com os outros sindicatos aderidos ao programa, o Sincor-BA requisitou assessoria da federação para revisão dos conceitos do programa e elaboração de uma nova estratégia para a entidade.

    Segundo Gianni Azevedo, multiplicadora do SEGS na Fenacor, o Sincor-BA aderiu ao SEGS desde o início do projeto, no ciclo 2008, mas estava com dificuldades em acompanhar as etapas junto aos outros sindicatos e a Federação. “O novo planejamento estratégico, aliado ao comprometimento com o SEGS, vai fazer com o que o Sincor-BA se estruture de forma melhor”, afirma.

    O Planejamento Estratégico, com carga horária de doze horas, contou com participação de 100% do quadro de funcionários do sindicato, sua diretoria e ainda corretores convidados. “Os servidores estão muito motivados a participar mais efetivamente das etapas do SEGS, até mesmo para poder trocar experiências com outras entidades do Estado e que compõem o setor”, declara Gianni.

  • Gestão para uma boa liderança

    Tema do Critério 1 do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), a liderança tem papel fundamental para o bom funcionamento de uma entidade. Liderança de excelência, segundo o SEGS, significa dizer que a diretoria pratica, de forma organizada, ações que fortalecem a representatividade da entidade. A interação com as partes interessadas, a gestão da rede de relacionamentos, a defesa das bandeiras e a análise do desempenho global são exemplos dessas ações.

    Tema do Critério 1 do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), a liderança tem papel fundamental para o bom funcionamento de uma entidade. Liderança de excelência, segundo o SEGS, significa dizer que a diretoria pratica, de forma organizada, ações que fortalecem a representatividade da entidade. A interação com as partes interessadas, a gestão da rede de relacionamentos, a defesa das bandeiras e a análise do desempenho global são exemplos dessas ações. O presidente de uma entidade sindical compartilha essas atividades com os membros da diretoria, que auxiliam também na disseminação da missão, da visão e dos princípios da entidade, tanto para o público interno quanto para o externo.

    De acordo com Josias Silva de Albuquerque, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (FECOMÉRCIO-PE), o princípio básico para uma boa gestão é ter uma equipe que acompanhe os objetivos do líder, desde que esses estejam embasados em resultados concretos. “Na Fecomércio-PE, a ferramenta que tem proporcionado essa medição é o SEGS. O programa ajuda a manter a qualidade e, por meio dos seus treinamentos, ensina a obter uma melhoria dos processos dentro da entidade”, afirma.

    Segundo Edison Ferreira de Araújo, presidente da Fecomércio-MS, com a nova gestão foi possível abrir as portas da Federação para os Sindicatos se filiarem à entidade e aderirem ao SEGS. “A partir disso, motivamos os sindicatos a implantar o programa em suas entidades, e, para nossa surpresa, todos aderiram sem hesitação”, afirma. Para ele, o SEGS, além de um programa de gestão, é também um canal de educação corporativa entre as entidades que compõem o Sistema no Mato Grosso do Sul.

    Após a implantação do SEGS, a Fecomércio-MS tem reunido mensalmente os sindicatos filiados ao programa, oferecendo a eles workshops de gestão profissional, a fim de que os ideais da federação estejam alinhados com os dos sindicatos. “Assim, aumentamos a nossa representatividade no Estado, além de mostrar a seriedade no trabalho desenvolvido pela equipe”, conclui Edison.

  • Treinamento direcionado do SEGS traz bons resultados ao DF

    Desde 2008 participando das atividades do SEGS, a Fecomercio-DF, neste 3º ciclo, percebeu a necessidade de aprofundar o atendimento aos seus 10 sindicatos filiados que fazem parte do programa. O treinamento in loco, como definiu a multiplicadora Michelle Marques, não apenas estreita o relacionamento das entidades, mas também proporciona uma comunicação mais direta e ágil com o público no entendimento das etapas do SEGS.

    Segundo Michelle, ela e Luciano Santana, assessor do SEGS, perceberam que estava havendo uma falha na comunicação com os sindicatos.

    Desde 2008 participando das atividades do SEGS, a Fecomercio-DF, neste 3º ciclo, percebeu a necessidade de aprofundar o atendimento aos seus 10 sindicatos filiados que fazem parte do programa. O treinamento in loco, como definiu a multiplicadora Michelle Marques, não apenas estreita o relacionamento das entidades, mas também proporciona uma comunicação mais direta e ágil com o público no entendimento das etapas do SEGS.

    Segundo Michelle, ela e Luciano Santana, assessor do SEGS, perceberam que estava havendo uma falha na comunicação com os sindicatos. Nos dois primeiros ciclos do programa, foram realizadas palestras, workshops e treinamentos, e, ainda assim, uma lacuna estava se mantendo, causando o desvio de alinhamento das atividades do programa. “A partir de abril deste ano, demos início ao treinamento focado e até então os resultados tem sido muito satisfatórios”, informa Michelle. Luciano afirma que o atendimento in loco permite que seja identificada a realidade de cada sindicato: “Dá pra perceber melhor as necessidades que cada um tem e como o SEGS vai ajudar a supri-las através de suas ferramentas ”.

    Desde o mês de abril, já foram atendidos dois sindicatos, o Sindióptica (Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico e Fotográfico) e o Sindimac (Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção), que já demonstraram resultados bastante significativos: “Eles começaram a atentar para a importância em formar parcerias e em trabalhar o lado social e a representatividade para seus associados”, declara Michelle.

    Até o final do ano, o atendimento in loco do SEGS será realizado com os outros oito sindicatos filiados ao programa e, em paralelo, a Fecomercio-DF vai realizar o Treinamento 5S, que visa melhorar a eficiência do trabalho da entidade por meio do desenvolvimento dos sensos de utilização, organização, limpeza, padronização e auto-disciplina.

  • Atualização do Cadastro Sindical

    A Portaria nº 982/2010 do MTE, que trata da distribuição do repasse da contribuição sindical em todos os níveis, alterou o sentido do art.

    A Portaria nº 982/2010 do MTE, que trata da distribuição do repasse da contribuição sindical em todos os níveis, alterou o sentido do art. 589 da CLT, condicionando a partilha da contribuição sindical à filiação do Sindicato.
    De acordo com essa Portaria, o cadastramento incorreto dos campos relativos à filiação (Federação e Confederação) impedirá o repasse dos valores às entidades de grau superior, creditando-os diretamente na Conta de Emprego e Salário, do MTE.

    Assim, há necessidade de que todos os Sindicatos integrantes do Sicomercio procedam a atualização dos seus dados no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais – CNES, do Ministério do Trabalho e Emprego.

    Para essa finalidade, os Sindicatos deverão proceder da seguinte forma:

    1. Acessar o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais, do Ministério do Trabalho e Emprego, digitando: www2.mte.gov.br
    2. Digite o nº do CNPJ da entidade, a fim de atualizar os dados cadastrais da Federação e da Confederação (CNC);
    3. Selecionar “Filiação”. Assinale no quadro que será exibido, o nome da Federação à qual se encontra filiado. Proceder da mesma forma quanto à Confederação;
    4. Selecionar a opção “Gravar” e em seguida a opção “Próxima”;
    5. Na tela seguinte, a solicitação de atualização deve ser transmitida para o MTE, através da opção “TRANSMITIR”.

    No caso de a atualização implicar em alteração do cadastro original, no que se refere à filiação, a Secretaria de Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego remeterá ofício ao Sindicato, por meio de AR, comunicando o novo codigo sindical, devendo o Sindicato comparecer à Caixa Econômica Federal, no endereço mais próximo à sede da entidade, no prazo de 90 dias, para efetivar seu novo codigo.

    É importante alertar aos Sindicatos e Federações, que as guias de recolhimento da contribuição sindical urbana, sejam emitidas, obrigatoriamente, com o CÓDIGO SINDICAL, a fim de evitar divergências de dados impeditivos ao repasse dos valores às entidades de grau superior.

    CONSIDERAÇÕES SOBRE A PORTARIA EM RELAÇÃO AO CADASTRO NACIONAL DE ENTIDADES SINDICAIS

    A edição da Portaria nº 982/2010 do MTE, dá ênfase ao CNPJ e trata da distribuição do repasse em todos os níveis da pirâmide sindical. Importante adotar-se o procedimento de verificação junto ao CNES, através do “site” do MTE (www.mte.gov.br), do extrato de cadastro, a fim de gerar a correta indicação das entidades de grau superior dentro do sistema (Federação e Confederação).

    Caso o sindicato não esteja devidamente atualizado, quanto à declaração de filiação, a Federação respectiva deverá orientar seus filiados no sentido de promover imediata retificação e preenchimento correto dos campos, através de atualização de “dados perenes”.
    Esse passo é uma forma de minimizar os impactos na arrecadação sindical no nosso sistema.

    CONSIDERAÇÕES SOBRE A PORTARIA EM RELAÇÃO A EMISSÃO DAS GUIAS DE RECOLHIMENTO

    A CEF disponibiliza duas formas de emissão de guia de recolhimento da contribuição sindical urbana – GRCSU para o nosso Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a saber:

    1. Emissão da guia através do sistema disponibilizado no Portal da CAIXA (CAPCAIXA);
    2. Emissão da guia através do sistema próprio homologado pela caixa, com configurações dadas pela FEBRABAM e contrato padrão da CNC feito por adesão.

    Pela Portaria nº 982/2010, as entidades sindicais devem atualizar o CNES, fornecendo os dados referentes à sua filiação a Federação e a Confederação respectiva.

    Deixa, entretanto, facultativo, o preenchimento da GRCSU, do campo destinado ao codigo sindical, o que não deverá ser observado pelas nossas entidades, uma vez que tal faculdade se mostra prejudicial.

    O não preenchimento do campo referente ao codigo Sindical trará divergência de dados na GRCSU, o que impedirá o repasse dos valores às entidades de grau superior, passando diretamente para a Conta de Emprego e Salário do MTE, bem como dificultará o cumprimento do art. 6º da Portaria nº 488/2005 do MTE, na qual a Caixa identifica o “arquivo retorno” e a sua respectiva entidade sindical.

    Assim, as entidades sindicais do comércio de bens, serviços e turismo devem informar, obrigatoriamente, o codigo sindical, em face do codigo de barra da GRCSU que identifica sua composição dentro do sistema.

    Hoje, não se pode emitir a GRCSU sem o fornecimento do codigo Sindical.

    PROVIDÊNCIAS A SEREM TOMADAS PELAS FEDERAÇÕES

    1. OS SINDICATOS DEVERÃO ATUALIZAR OS CAMPOS DA DECLARAÇÃO NO CNES, RELATIVOS À FILIAÇÃO À FEDERAÇÃO E CONFEDERAÇÃO;
    2. EMITIR A GRCSU, OBRIGATORIAMENTE, COM O CÓDIGO SINDICAL DA ENTIDADE.

  • Treinamento Inicial: primeira etapa do Ciclo 2010

    Encerrou no dia 7 de maio a primeira etapa prática nas federações e sindicatos do Ciclo 2010 do SEGS.

    Encerrou no dia 7 de maio a primeira etapa prática nas federações e sindicatos do Ciclo 2010 do SEGS. Novidade neste ano, o Treinamento Inicial foi aplicado em 508 entidades com a participação de 699 pessoas, tendo como objetivos: ampliar o entendimento sobre o Sistema Sindical, Gestão e o SEGS como ferramenta de Gerenciamento; permitir a criação de um Sistema de Medição com Indicadores e Resultados; e promover troca de experiências em práticas de gestão entre as entidades.

    Considerando a Gestão de Resultados o foco do SEGS em 2010, foram disseminados nos treinamentos, os quatro indicadores prioritários para medição pelas entidades, que são: Auto-sustentação (relação da receita própria pela despesa total), Associatividade (número de associados), Arrecadação compulsória e Ações de representação. “Ao final do ciclo, pretende-se que esses resultados possam ser demonstrados nas avaliações de consenso por todas as entidades que participam do SEGS”, afirma Rodrigo Wepster, assessor do Deplan.

    Para Darci Piana, presidente da Fecomercio-PR, os sindicatos, ao longo dos treinamentos do SEGS, passaram a entender a necessidade de atualização da gestão: “Quando o Deplan adicionou às etapas do Guia de Excelência, por sugestão dos multiplicadores, o Treinamento Inicial, a equipe da federação e os presidentes dos sindicatos já tinham a visão do SEGS como uma ferramenta de melhoria para entidade e essa nova fase só veio agregar valor”, declara.

    Os números do Treinamento Inicial somam 33 turmas, totalizando 699 pessoas treinadas. Na avaliação da qualidade, 99% dos participantes demonstraram satisfação com o treinamento recebido. “Quando os sindicatos percebem a melhoria interna, todo mundo quer fazer, quer participar. Poucos são os que ainda não aderiram ao programa e, mesmo assim, estamos tentando estimulá-los, não apenas contribuindo com uma parcela da despesa, mas apresentando os resultados sólidos e as conquistas”, afirma Piana.

  • Encontro de sindicatos na Fecomercio-AP

    Para dar conhecimento da atuação do Sistema Comércio do Estado do Amapá aos novos líderes eleitos, a Fecomercio-AP realizou, no dia 11 de maio, um seminário para promover a integração entre as entidades que fazem parte do Sistema. Estiveram reunidos dirigentes e executivos da federação e dos sindicatos, técnicos e diretores do SESC e Senac e empresários do comércio local.

    O evento teve a apresentação do presidente da Fecomercio-AP, Ladislao Monte, que falou da importância e abrangência do Sistema Comércio no Amapá e no País.

    Para dar conhecimento da atuação do Sistema Comércio do Estado do Amapá aos novos líderes eleitos, a Fecomercio-AP realizou, no dia 11 de maio, um seminário para promover a integração entre as entidades que fazem parte do Sistema. Estiveram reunidos dirigentes e executivos da federação e dos sindicatos, técnicos e diretores do SESC e Senac e empresários do comércio local.

    O evento teve a apresentação do presidente da Fecomercio-AP, Ladislao Monte, que falou da importância e abrangência do Sistema Comércio no Amapá e no País. A equipe executiva da Federação e a diretoria regional do SESC e do Senac mostraram a atuação e os projetos desenvolvidos pelas instituições. A programação contou ainda com exposições do advogado da Divisão Sindical da CNC Alain MacGregor e do gerente executivo do Sindicato do Comércio de Chapecó-SC (SICOM), Eduardo José Perone.

    Alain MacGregor apresentou a palestra Sindicatos Patronais, os legítimos representantes legais dos empresários do comércio. “É importante que os dirigentes sindicais compreendam que eles são os representantes de um todo, que qualquer decisão tomada será refletida na base, por isso é necessário o esclarecimento do poder de atuação através da força negocial e política que os sindicatos possuem”, afirmou Alain.

    Para a multiplicadora do SEGS na federação, Desirée Melo, o seminário permitiu difundir as atividades do Sistema, já que 87% das entidades filiadas sofreram mudanças em suas diretorias: “Muitos deles não sabiam como funcionavam os sindicatos, portanto convidamos, como benchmarking, o SICOM (Sindicato do Comércio), que levou a experiência de seu sindicato, através das ações de sucesso influenciadas pelo SEGS”, afirma.

    O presidente Ladislao Monte declarou: “O encontro foi importante para que pudéssemos esclarecer aos novos membros das diretorias dos sindicatos o funcionamento do Sistema através da atuação da Federação, do SESC, do Senac e dos próprios sindicatos”.

  • Iniciativas que fizeram a diferença na Fecomercio-SC

    A Fecomercio-SC passou por um processo de reformulação interna no último ano. Dentre as diversas mudanças ocorridas, o SEGS passou a ser coordenado pela área de planejamento da entidade, que conta com uma equipe de três profissionais atuando em novas iniciativas, tais como o mapeamento dos sindicatos filiados, que inclui um programa de visitas aos sindicatos para conhecimento das estruturas de cada um, possibilitando identificar suas reais demandas e planejar seu desenvolvimento através do SEGS.

    A Fecomercio-SC passou por um processo de reformulação interna no último ano. Dentre as diversas mudanças ocorridas, o SEGS passou a ser coordenado pela área de planejamento da entidade, que conta com uma equipe de três profissionais atuando em novas iniciativas, tais como o mapeamento dos sindicatos filiados, que inclui um programa de visitas aos sindicatos para conhecimento das estruturas de cada um, possibilitando identificar suas reais demandas e planejar seu desenvolvimento através do SEGS.

    Segundo Adriana Padilha, multiplicadora do SEGS na Fecomercio-SC, a federação identificou uma dificuldade no processo de busca da excelência no Sistema: Despertar o interesse das entidades na implementação do programa. Dos 61 sindicatos filiados, apenas oito finalizaram o ciclo 2009. Já neste ano, os números são bem diferentes. O Treinamento Inicial contou com 35 participantes de 23 sindicatos, o que corresponde a um aumento de 188% em relação ao ano anterior.

    Esse resultado se deu, em grande parte, pelo fato do presidente, Bruno Breithaupt, e do diretor-executivo, Marcos Arzua, terem se envolvido diretamente, dando enfoque junto às entidades da importância do SEGS para o desenvolvimento sindical, juntamente ao trabalho intensivo da área de planejamento em divulgar o programa e esclarecer dúvidas junto aos executivos sindicais. Para enfatizar ainda mais as ações, a Fecomercio-SC enviou um convite aos presidentes dos sindicatos, para aderirem ao SEGS, e criou uma cartilha que, de forma ilustrativa, apresenta os objetivos do programa, resultados atingidos, os fundamentos e as vantagens de aplicar a metodologia. “Os esforços da federação despertaram o interesse dos dirigentes e o conteúdo da cartilha os motivou a aderirem ao programa”, afirma Adriana.

  • Treinamento do SEGS marca encontro de sindicatos na FNHRBS

    Nos dias 19 e 20 de abril, a Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) recebeu, na cidade do Rio de Janeiro, representantes dos sindicatos filiados à entidade para o Treinamento Inicial, que dá início ao Ciclo 2010 do SEGS, e também para a oficina do Critério 3 – Clientes, do Guia de Excelência.

    Nos dias 19 e 20 de abril, a Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) recebeu, na cidade do Rio de Janeiro, representantes dos sindicatos filiados à entidade para o Treinamento Inicial, que dá início ao Ciclo 2010 do SEGS, e também para a oficina do Critério 3 – Clientes, do Guia de Excelência. Durante os dois dias de encontro, os participantes trabalharam juntos temas como Sistema Sindical, Indicadores e resultados, Troca de experiências nas práticas de gestão, Identificação e satisfação das necessidades dos clientes, Monitoramento da representação, Tratamento de reclamações, Pesquisa do perfil do associado, Cadastro e registro de associados e Planilha para registro e monitoramento da representação.

    A FNHRBS aproveitou para premiar a superintendente e avaliadora do SEGS, Maria Mary Oliveira Silva, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Maranhão, com o “Destaque Sindical SEGS – Ciclo 2009”. A placa de homenagem foi entregue pelas mãos do 1º vice-presidente da FNHRBS, Alexandre Sampaio de Abreu. O presidente do SHRBS-MA, Paulo Coelho, veio especialmente para a ocasião, e enalteceu o trabalho que a FNHRBS vem executando em prol dos seus sindicatos: “Demos um grande passo no processo de crescimento após a implantação do SEGS por meio de conquistas como: ampliação de sua base, organização administrativa e maior reconhecimento no estado”, afirmou

  • Sindilojas Fortaleza ganha prêmio no 26º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais

    Entusiasmo e bom desempenho são os elementos que fazem parte da rotina do Sindilojas Fortaleza no tratamento com seus associados. Pensando em um melhor atendimento, o sindicato iniciou, em 2006, as Reuniões Ordinárias de Colaboradores (ROC) para cuidar de temas pertinentes nas relações de trabalho na entidade, internamente, e com seu público externo.

    Entusiasmo e bom desempenho são os elementos que fazem parte da rotina do Sindilojas Fortaleza no tratamento com seus associados. Pensando em um melhor atendimento, o sindicato iniciou, em 2006, as Reuniões Ordinárias de Colaboradores (ROC) para cuidar de temas pertinentes nas relações de trabalho na entidade, internamente, e com seu público externo. No 26º Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio, que aconteceu de 21 a 23 de abril em Aracaju, Sergipe, Tânia Damasceno, gerente executiva do Sindilojas Fortaleza, apresentou o case do projeto das ROC, intitulado “Relacionamento: a base do sucesso sindical”, que rendeu primeiro lugar e o troféu Lair Montenegro para a melhor apresentação na reunião.

    Segundo Tânia, as ROC são encontros mensais em que os participantes se reúnem para discutir problemas e gerar soluções para situações ligadas ao empresariado: “Se um cliente liga reclamando de alguma coisa, ou se tem um colaborador insatisfeito, argumentamos, tomamos as devidas decisões e o indivíduo se sente satisfeito com o trabalho do sindicato”. Tânia informa ainda que, depois da implementação do SEGS, em 2008, a entidade oficializou as reuniões e passou a organizar as atas dos encontros: “Depois do programa, assumimos o compromisso de nos reunirmos toda última sexta-feira do mês para enviar para a diretoria um documento com o que foi discutido nos encontros”.

    Já em 2009, no segundo ano de SEGS na entidade, surgiu um novo modelo para os encontros das ROC. O grupo se dividiu em duplas, as quais tinham o dever de levar, a cada reunião, um tema para debate. Dentre todas, Celso Baldan e Célia Abuquerque ganharam destaque tratando a questão da sustentabilidade no dia a dia do Sindilojas. A abordagem resultou em uma grande redução de gastos com copos descartáveis, lixo inorgânico e energia: “Ficamos todos muito felizes com o empenho das duplas”, afirma Tânia. Para manter o incentivo, o Sindilojas está premiando a dupla vencedora com um final de semana de estadia na Colônia Ecológia do SESC Iparana, em Fortaleza.