Blog

  • FENACON recebeu consultoria do SEGS

    Nos dias 30 e 31 de agosto, a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), recebeu trabalho de consultoria do SEGS.

    Conduzida pelo assessor do Deplan/CNC, Luciano Santana, a atividade teve a participação do multiplicador Guilherme Tostes e das assistentes Rosimar e Rosângela orientadas pelo Avaliador da Federação José Luís Brandão.

    Na ocasião o plano de melhoria da entidade foi avaliado e revisado em relação ao cumprimento de prazos. A agenda também foi tema abordado e foi atualizada.

    Nos dias 30 e 31 de agosto, a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), recebeu trabalho de consultoria do SEGS.

    Conduzida pelo assessor do Deplan/CNC, Luciano Santana, a atividade teve a participação do multiplicador Guilherme Tostes e das assistentes Rosimar e Rosângela orientadas pelo Avaliador da Federação José Luís Brandão.

    Na ocasião o plano de melhoria da entidade foi avaliado e revisado em relação ao cumprimento de prazos. A agenda também foi tema abordado e foi atualizada. No ano de 2008 foram realizadas 174 ações de melhoria e em 2009 214, a meta para 2010 é 280. Com base nessas ações foi feita a avaliação das práticas do SEGS implementadas na FENACON e o acompanhamento dos indicadores de desempenho monitorados desde 2008, como auto-sustentação, representatividade financeira e o resultado do que foi orçado e o que foi realizado.

    Neste ano, foi trabalhada a satisfação dos colaboradores e o índice de padronização dos processos. A pesquisa de imagem, o mapeamento dos processos e a descrição dos procedimentos da qualidade estão em andamento e tem previsão de serem finalizados em dezembro de 2010.

    Índices ilustram que a federação conta também com boa participação dos sindicatos no SEGS. Em 2008 eram 27,78% dos sindicatos e no ano seguinte foi para 50%. Diante do crescimento foi estipulada uma meta de 77% de sindicatos participantes para este ano. Além disso, 76,88% dos sindicatos participantes estão satisfeitos com o desenvolvimento das atividades.

  • Arrecadação sindical na Fecomercio-AP

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomercio-AP) realizou no dia 2 de setembro, em sua sede, a oficina sobre arrecadação sindical promovida pelo SEGS. Na ocasião, informações importantes referentes a arrecadação foram repassadas aos representantes dos sindicatos filiados à Fecomercio-AP.

    Durante a oficina foram apresentados os tipos de arrecadações possíveis, além da base legal, a destinação específica para cada uma, as condições para a realização do trabalho e o gerenciamento de todo o processo com a utilização dos indicadores.

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomercio-AP) realizou no dia 2 de setembro, em sua sede, a oficina sobre arrecadação sindical promovida pelo SEGS. Na ocasião, informações importantes referentes a arrecadação foram repassadas aos representantes dos sindicatos filiados à Fecomercio-AP.

    Durante a oficina foram apresentados os tipos de arrecadações possíveis, além da base legal, a destinação específica para cada uma, as condições para a realização do trabalho e o gerenciamento de todo o processo com a utilização dos indicadores. Márcia Alves, assessora do Deplan/CNC, conduziu a atividade e ressaltou que o assunto é de extrema importância para qualquer entidade sindical: “Apresentamos exemplos de indicadores que podem ser monitorados e a análise desses indicadores e, no final, a construção dos macrofluxos das quatro contribuições com objetivo de garantir o aumento da arrecadação e o bom relacionamento dos sindicatos”, explicou.

    Para o presidente do SINDFARMA-AP, Cássio Fabrizzio de Sousa Sobrinho, o treinamento é fundamental, pois proporciona melhoria na prestação de serviços e benefícios para os associados. “Os presidentes precisam ter o conhecimento do SEGS para melhorar a administração dos sindicatos”, afirmou.

  • Feaduaneiros capacita líderes nos estados

    Por iniciativa da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros) o sindicato de Aduaneiros da Bahia, recebeu na quarta-feira, dia 25 de agosto, em Salvador/BA, o treinamento Formação de Líderes Gerenciais.

    O treinamento conduzido por Luciano Santana, assessor do Deplan/CNC, visa desenvolver habilidades, atitudes e comportamentos necessários para o exercício da liderança voltada para as organizações sindicais.

    A ação faz parte do objetivo da Feaduaneiros que neste ciclo visa realizar capacitações do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) nos sindicatos filiados, com

    Por iniciativa da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros) o sindicato de Aduaneiros da Bahia, recebeu na quarta-feira, dia 25 de agosto, em Salvador/BA, o treinamento Formação de Líderes Gerenciais.

    O treinamento conduzido por Luciano Santana, assessor do Deplan/CNC, visa desenvolver habilidades, atitudes e comportamentos necessários para o exercício da liderança voltada para as organizações sindicais.

    A ação faz parte do objetivo da Feaduaneiros que neste ciclo visa realizar capacitações do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) nos sindicatos filiados, com a presença do multiplicador da Federação, funcionários e diretoria do sindicato, o que permite, além de difundir modernas práticas de gestão, perceber in loco as necessidades de mudanças, qualificação e representatividade das entidades.

    Segundo Heitor Longato Junior, multiplicador do SEGS da Federação, o grande ganho na inserção de um programa voltado à excelência na qualidade de prestação de serviços, não se demonstra só pelo crescimento dos valores financeiros, mas sobretudo pela mudança no comportamento das entidades e de seus colaboradores, repercutindo no aumento do quadro societário e no reconhecimento das ações por seus associados.

    O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado da Bahia (SINDAEB), Jurandir da Silva Lisboa, expôs sua expectativa, “Espero que este programa de excelência que inicia hoje, permaneça durante as gestões futuras, pois a entidade deve evoluir sempre”, disse Jurandir.

    Este é o quinto encontro fora da Federação. Ainda estão previstos, até o final do ciclo, trabalhos em outras cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.

  • Novas atividades do SEGS na Fecomércio-PE

    Participante ativa do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) desde 2008, a Federação de Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) realizou mais dois treinamentos do programa, nos dias 17 e 18 de agosto.

    Participante ativa do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) desde 2008, a Federação de Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) realizou mais dois treinamentos do programa, nos dias 17 e 18 de agosto. A iniciativa contou com a participação de nove sindicatos, na sede da Federação, em Recife.

    Na terça-feira, dia 17, o treinamento Gestão de Clientes,que aborda as ações dos sindicatos em relação aos seus clientes, contou com a presença de vários presidentes e diretores das entidades, que ressaltaram a importância das atividades desenvolvidas.

    No segundo dia, o tema Técnicas de Negociação aprimorou conceitos de negociação aberta, além de suas principais técnicas, tendo como primeiro passo o processo de comunicação.

    Os treinamentos, ministrados pela assessora do Deplan/CNC, Márcia Alves incluíram dinâmicas que ajudaram na fixação dos temas abordados. Segundo Márcia, houve grande interesse nos conteúdos, e o desdobramento pôde ser considerado muito produtivo, pois os participantes absorveram os treinamentos com foco na sua aplicabilidade “São mais próximos, eles conseguem visualizar aplicação na entidade e nos seus próprios negócios”, contou a assessora.

    Além dos Treinamentos de Avaliadores, que são obrigatórios e acontecem em todos os ciclos do SEGS, a Fecomércio-PE realizou em 2009 e 2010 diversas oficinas e capacitações juntos aos sindicatos filiados, com a ajuda de assessores, para implementação das práticas abordadas nos treinamentos do SEGS.

  • Novo produto do SEGS

    O Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) da CNC acaba de lançar o primeiro módulo da publicação Ferramentas da Qualidade, que oferece aos participantes do programa as principais técnicas de solução para eventuais problemas na gestão das entidades sindicais.

    O Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) da CNC acaba de lançar o primeiro módulo da publicação Ferramentas da Qualidade, que oferece aos participantes do programa as principais técnicas de solução para eventuais problemas na gestão das entidades sindicais. O material deve ser usado de forma complementar às práticas gerenciais adotadas no desenvolvimento das federações e sindicatos.

    “O objetivo é que as entidades adotem técnicas e ferramentas de qualidade para a resolução de problemas, uma vez que a utilização de um método para eliminar as causas é mais eficaz do que iniciativas desordenadas. Todo o processo leva ao aumento da produtividade e à melhoria contínua, pois permite identificar as variáveis e o quanto as mudanças efetuadas geram de benefícios”, explica Rodrigo Wepster, do Departamento de Planejamento (Deplan) da CNC.

    Ao todo, serão três módulos: o primeiro, lançado recentemente, elenca as ferramentas e técnicas básicas de identificação e solução de problemas. São elas: PDCA (da sigla em inglês Plan, Do, Check e Action), usada no planejamento e na implantação de processos, inclusive para melhorias e correções em qualquer atividade; Brainstorm, para obter ideias para novos produtos ou serviços ou para melhorar os já existentes e os processos de trabalho; Diagrama de Causa e Efeito (Espinha de Peixe-Diagrama de Ishikawa), utilizado para visualizar, em conjunto, as causas principais e secundárias de um problema; Cinco Porquês, utilizados na resolução de problemas simples e servindo como primeiros passos para problemas mais complexos; Matriz GUT (Gravidade, Urgência, Tendência), para a priorização de projetos; e 5W2H, para planejar a implementação de uma solução, após descobrir as causas.

    Os módulos seguintes apresentarão técnicas e ferramentas mais avançadas, com a finalidade de aperfeiçoar o trabalho de gestão desenvolvido pelo SEGS.

    As publicações do Módulo 1 foram encaminhadas por correio aos multiplicadores do SEGS, que farão a distribuição a todos os sindicatos filiados.

    Para fazer download da publicação acesse aqui.

  • Contribuição Sindical é tema de capacitação do SEGS no Piauí

    A Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí (Fecomércio-PI) realizou, no dia 4 de agosto, um treinamento do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) para os respectivos presidentes e representantes legais dos sindicatos patronais do Estado filiados à entidade. Ministrado pela assessora do Deplan, Márcia Alves, o treinamento teve como tema principal Contribuição Sindical como preparação para o processo de arrecadação de 2011.

    A Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí (Fecomércio-PI) realizou, no dia 4 de agosto, um treinamento do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) para os respectivos presidentes e representantes legais dos sindicatos patronais do Estado filiados à entidade. Ministrado pela assessora do Deplan, Márcia Alves, o treinamento teve como tema principal Contribuição Sindical como preparação para o processo de arrecadação de 2011. Os presidentes de 23 sindicatos das cidades de Teresina, Campo Maior, Piripiri, Parnaíba, Picos e Floriano participaram da capacitação.

    Segundo Tim Mendes, Secretário Executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano, o SEGS tem contribuído de forma decisiva e eficaz no desenvolvimento e conseqüente melhoria nas atividades realizadas nas entidades. Ele ressalta a medição de indicadores e a inserção do Serasa (consulta e negativação) como os principais pontos difundidos pelo programa e já adotados pela entidade. “Registramos aumento na nossa receita e maior participação da diretoria nos projetos. A implantação do SEGS foi um divisor de águas em nosso sindicato”, relatou Tim.

  • Responsabilidade Social e Os “5 S” são temas de treinamento do SEGS

    Responsabilidade Social e Os “5 S” da gestão empresarial (senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e de autodisciplina) foram os temas discutidos no último treinamento do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), realizado no dia 10 de agosto, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO-CE), em Fortaleza. Ao todo 22 sindicatos locais, que participam do Programa, estiveram presentes no evento.

    Responsabilidade Social e Os “5 S” da gestão empresarial (senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e de autodisciplina) foram os temas discutidos no último treinamento do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), realizado no dia 10 de agosto, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO-CE), em Fortaleza. Ao todo 22 sindicatos locais, que participam do Programa, estiveram presentes no evento. Esses temas fazem parte do “Critério 4: Sociedade”, sugerido pelo SEGS para o aperfeiçoamento da gestão sindical, a fim de alcançar a excelência.

    Além do treinamento, ocorreu no dia 09 de agosto também consultorias a esses sindicatos, a fim de observar como esses vem se desenvolvendo e realizando suas atividades rumo a excelência.

    “O Ceará se destaca pela grande participação e inclusão dos sindicatos no Programa do SEGS, e também pelo aprimoramento na gestão desses. Os sindicatos cearenses são bastante comprometidos e apresentam excelentes resultados. É claro que existem desafios a serem superados, mas as dificuldades são comuns a implementação de qualquer Programa de Qualidade, que busca a melhoria e o aperfeiçoamento contínuo”, analisa o assessor do Departamento de Planejamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (DEPLAN-CNC), Rodrigo Wepster, que realizou o treinamento e as consultorias.

    No término das oficinas, o vice-presidente da Fecomércio-CE, Ranieri Leitão, entregou aos sindicatos o Certificado dos treinamentos anteriores, realizados este ano pelo SEGS.

  • Fecomércio-AM recebeu treinamento com conceitos sobre os critérios 2 e 8 do SEGS

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomercio-AM) e mais quatro sindicatos filiados receberam, no dia 29 de julho, treinamento com conceitos sobre os critérios 2 – Estratégias e Planos e 8 – Resultados do SEGS.

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomercio-AM) e mais quatro sindicatos filiados receberam, no dia 29 de julho, treinamento com conceitos sobre os critérios 2 – Estratégias e Planos e 8 – Resultados do SEGS. As cinco entidades, que já estão trabalhando com o Planejamento Estratégico, poderão, a partir do treinamento, acompanhar a evolução de seus desempenhos através da medição dos indicadores.

    Segundo a assessora do Deplan, Lilian Barbosa, que realizou o treinamento, a ideia foi desenvolver a proposta de indicadores estratégicos e operacionais para posterior validação da própria entidade. Os indicadores operacionais, que são voltados a cada critério do SEGS proposto, foram trabalhados com base no que já pode ser medido.

    Para Raul Façanha, do Departamento Sindical, a adoção do planejamento estratégico foi fundamental para a evolução do negócio das entidades. “Estamos muito satisfeitos”, afirmou. José Fernando Pereira, multiplicador da Fecomercio-AM, destacou algumas vantagens da utilização dos conceitos do SEGS para a federação: aperfeiçoamento da gestão sindical, qualificação dos colaboradores, administração por objetivos baseada no Plano Estratégico, melhoria no atendimento de seus associados (treinamentos e melhoria na qualidade dos produtos oferecidos) e percepção da visão estratégica dos sindicatos no apoio ao segmento do comércio de bens, serviços e turismo no Estado. “A partir da implementação do SEGS, nossos sindicatos ganharam qualidade em sua forma de atuar, baseados em princípios, missão e visão”, explicou.

  • Associativismo – A união faz a força

    O dito popular encaixa-se como uma luva quando o assunto é associativismo – o assunto em pauta no meio sindical.

    O dito popular encaixa-se como uma luva quando o assunto é associativismo – o assunto em pauta no meio sindical. As principais confederações patronais do País estão investindo nessa bandeira como forma de ampliar a sua representatividade e a sua sustentabilidade.

    Em junho, a CNC deu início ao projeto Fomento ao Associativismo, que pretende valorizar a imagem dos seus sindicatos junto aos empresários e à sociedade, e, ainda fortalecer as suas ações em defesa dos interesses das empresas do comércio de bens, serviços e turismo.

    O estímulo ao associativismo faz parte do programa SEGS, o Sistema de Excelência em Gestão Sindical, lançado pela entidade em 2008.

    A matéria foi publicada na revista CNC Notícias na edição de Julho. Confira na íntegra.

  • Fecomércio-AL recebeu Treinamento de Avaliadores Nível 2 do SEGS

    Representantes da Federação do Comércio do Estado de Alagoas receberam, em 20 de julho, o Treinamento de Avaliadores Nível 2 do SEGS. A Fecomercio Alagoas trocou de nível após obter mais de 200 pontos na última avaliação de consenso e participar do Nível 1 nos dois ciclos anteriores do programa.

    O treinamento, ministrado pela assessora do Deplan, Márcia Alves, mostrou os novos requisitos, a forma de avaliação e como serão desenvolvidas as práticas.

    Representantes da Federação do Comércio do Estado de Alagoas receberam, em 20 de julho, o Treinamento de Avaliadores Nível 2 do SEGS. A Fecomercio Alagoas trocou de nível após obter mais de 200 pontos na última avaliação de consenso e participar do Nível 1 nos dois ciclos anteriores do programa.

    O treinamento, ministrado pela assessora do Deplan, Márcia Alves, mostrou os novos requisitos, a forma de avaliação e como serão desenvolvidas as práticas. Participaram o presidente da Federação, Wilton Malta de Almeida, o vice-presidente financeiro, Canuto Medeiros, o coordenador de Projetos Diego Gaia, a multiplicadora do SEGS, Yara Freire, além de membros do Departamento Financeiro, da Secretaria Geral e do Setor de Tecnologia da Informação.

    O avanço para o Nível 2 do SEGS foi possível graças ao desenvolvimento da maturidade na gestão da federação, que ultrapassou a meta estabelecida nos ciclos anteriores. As principais ações que contribuíram para o bom desempenho da entidade foram o uso da documentação da qualidade, a adoção de indicadores, a contratação de um consultor econômico e de um consultor jurídico, o alinhamento dos processos críticos da entidade, a implementação de parcerias com as empresas Serasa e Certisign, a realização de convênios com o Sebrae de Alagoas e com a Fundação Getulio Vargas, a extensão da capacitação do Sistema de Qualidade a sete sindicatos filiados, a participação no curso ISO-9001 e a implantação da Renalegis (Rede Nacional de Assessorias Legislativas).

    A Fecomércio de Alagoas iniciou no SEGS em 2008. A partir disso, passou a realizar reuniões de alinhamento, em sintonia com o planejamento estratégico da própria entidade. O desdobramento do método possibilitou uma nova condução na postura da federação e de seus parceiros. “Queremos contribuir não apenas com o nosso setor, mas também expandir a atuação da entidade em prol da sociedade em geral” declarou Yara Freire, multiplicadora do SEGS. A primeira avaliação do Nível 2 será realizada em novembro deste ano.