Blog

  • Feaduaneiros realiza treinamento de avaliadores

    A Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros) realizou o treinamento de avaliadores do SEGS no dia 5 de junho, em Recife, com a participação de Verônica Amaral (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Ceará), Jurandir Lisboa (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado da Bahia) e Gerson Batista do Nascimento (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de Pernambuco). O próximo passo é a auto-avaliação pelas entidades participantes.

    A Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros) realizou o treinamento de avaliadores do SEGS no dia 5 de junho, em Recife, com a participação de Verônica Amaral (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Ceará), Jurandir Lisboa (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado da Bahia) e Gerson Batista do Nascimento (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de Pernambuco). O próximo passo é a auto-avaliação pelas entidades participantes.

  • Primeiro treinamento de 2008 acontece no Acre

    O primeiro treinamento de avaliadores do SEGS aconteceu no dia 3 de junho, no Acre. A finalidade do curso foi capacitar os representantes das entidades para realizar a auto-avaliação no Sindicato ou Federação e para a avaliação de consenso. No dia 4, os avaliadores diagnosticaram o estágio do trabalho e identificaram as deficiências. A partir dos problemas detectados foi estabelecido um Plano de Melhorias.

    O primeiro treinamento de avaliadores do SEGS aconteceu no dia 3 de junho, no Acre. A finalidade do curso foi capacitar os representantes das entidades para realizar a auto-avaliação no Sindicato ou Federação e para a avaliação de consenso. No dia 4, os avaliadores diagnosticaram o estágio do trabalho e identificaram as deficiências. A partir dos problemas detectados foi estabelecido um Plano de Melhorias. Participaram do curso, Cecília Monteiro, Ana Maria Albuquerque, Maria Luciete Albuquerque, Rosimeire Queiroz, Elivanda Franco, Welly Cristina Santos, Amanda Leão, Roberval Ramirez (todos da Fecomercio AC).

  • SEGS chega ao Amazonas

    No último dia 13 de maio, o Sistema de Excelência em Gestão Sindical foi apresentado à diretoria da Federação do Comércio do Amazonas, durante sua reunião mensal. No encontro, os diretores da instituição conheceram detalhes e puderam esclarecer dúvidas sobre o SEGS com a assessora técnica do Departamento de Planejamento da CNC, Márcia Brandão.

    “A CNC definiu no seu planejamento estratégico a necessidade de desenvolver práticas de gestão para a busca de excelência e o SEGS vem contribuir para que esse objetivo seja alcançado.

    No último dia 13 de maio, o Sistema de Excelência em Gestão Sindical foi apresentado à diretoria da Federação do Comércio do Amazonas, durante sua reunião mensal. No encontro, os diretores da instituição conheceram detalhes e puderam esclarecer dúvidas sobre o SEGS com a assessora técnica do Departamento de Planejamento da CNC, Márcia Brandão.

    “A CNC definiu no seu planejamento estratégico a necessidade de desenvolver práticas de gestão para a busca de excelência e o SEGS vem contribuir para que esse objetivo seja alcançado. A principal finalidade do projeto é fortalecer todo o Sistema CNC”, explicou a assessora.
    Para o presidente da Fecomercio-AM, o SEGS trará “vitalidade” às federações: “Esse projeto faz parte de uma estratégia do Sistema CNC como um todo, para que a base interaja com a CNC e as federações. Essa é uma forma de dar vida e mais dinamismo às federações”.
    Os nove sindicatos filiados à Federação do Comércio do Amazonas já aderiram ao Sistema de Excelência em Gestão Sindical e, nos dias 25 e 26 de junho, receberão treinamento, juntamente com a federação, para começar as etapas do Ciclo de Avaliação 2008.

  • A importância da gestão da qualidade nas organizações

    Os princípios da gestão pela qualidade total (GQT), disseminados a partir de 1950, começaram a ser assimilados pela maioria das organizações apenas nas duas últimas décadas do século XX.

    Os princípios da gestão pela qualidade total (GQT), disseminados a partir de 1950, começaram a ser assimilados pela maioria das organizações apenas nas duas últimas décadas do século XX. Só então a qualidade começou a ser tratada como uma ferramenta estratégica e o mercado começou a valorizar o seu uso.

    Com a aprovação de legislações de defesa do consumidor e a disseminação de normas internacionais na relação cliente-fornecedor, como a família ISO, a qualidade passou a fazer parte do cotidiano das organizações, independentemente do porte, ramo de atividade e abrangência de atuação pública ou privada.

    Num rápido bate-papo, o superintendente geral da Fundação Nacional da Qualidade, Antônio Tadeu Pagliuso, explica a importância da gestão da qualidade para o sucesso dos negócios.

    Por que adotar a gestão da qualidade?
    Principalmente porque proporciona uma visão sistêmica da organização e de seus negócios, é orientada para resultados e está alinhada a conceitos e práticas reconhecidos mundialmente.

    O que diferencia uma organização voltada para a gestão da qualidade de uma que não pratica esse conceito?
    A forma sistêmica de enxergar e entender os negócios da organização, ou seja, a sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema.

    Que compromissos devem nortear a gestão da qualidade numa organização?
    Primeiro, é necessário se posicionar conceitualmente, aplicando a metáfora que as organizações são como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos com os quais interagem e dos quais dependem, estruturados na forma de redes dinâmicas e abertas. Esse posicionamento faz com que a organização repense fortemente seu papel, modelo de negócio, gestão de pessoas; entenda que fornecedores, sociedade e meio ambiente são aspectos integrantes de seu próprio negócio e que um dos seus principais ativos intangíveis é a qualidade de relacionamento.

  • O SEGS na Internet

    Para facilitar a divulgação de notícias, o armazenamento e o compartilhamento de informações entre a CNC, as Federações e os Sindicatos, o Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) terá seu próprio ambiente na rede mundial de computadores.

    Para facilitar a divulgação de notícias, o armazenamento e o compartilhamento de informações entre a CNC, as Federações e os Sindicatos, o Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) terá seu próprio ambiente na rede mundial de computadores. O site do SEGS – www.portaldocomercio.org.br/segs – ficará hospedado no Portal do Comércio e disponibilizará conteúdo para ajudar os multiplicadores e usuários a cumprir as etapas previstas.

    Na área pública do site, o internauta encontrará quatro seções principais:

    * O SEGS, com informações sobre o que é, sua origem, os Fundamentos da Excelência em Gestão que nortearão o trabalho e as etapas do Ciclo de Avaliação 2008.
    * Adesão, onde é possível preencher o formulário para participar do SEGS e visualizar a relação de entidades que já aderiram.
    * Biblioteca, na qual serão disponibilizados materiais para download, bibliografia sobre gestão e temas afins, além de um glossário com os principais conceitos utilizados em gestão.
    * Notícias, com as principais novidades sobre o SEGS em todo o Brasil.

    O site terá ainda uma área restrita (ainda não disponível), destinada apenas às entidades participantes do SEGS, dividida em:

    * Treinamento – um espaço para divulgação da agenda de treinamentos programados e inscrição dos participantes das entidades.
    * Diário de Bordo – para o planejamento, a implementação e controle do atendimento às entidades.
    * Documentação – compartilhamento de documentos produzidos pelas entidades.
    * Alteração de cadastro – recurso para atualização de informações de cadastro e alteração de logon e senha.
    * Fórum – espaço destinado a discussões em grupo.
    * Avaliação – espaço para envio dos resultados das avaliações das entidades.

  • Adesão ao SEGS supera metas

    Apresentado oficialmente aos líderes sindicais e empresários do comércio durante o VIII Congresso do Sicomercio, no início de novembro do ano passado, como um dos projetos do Plano Estratégico da CNC para o período 2007-2020, o Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) foi um sucesso já em seu lançamento. Nada menos que 31 Federações e mais de 400 Sindicatos filiados à CNC assinaram o termo de adesão ainda durante a realização do congresso.

    De lá para cá, o número vem crescendo mês a mês e superando as previsões estabelecidas inicialmente.

    Apresentado oficialmente aos líderes sindicais e empresários do comércio durante o VIII Congresso do Sicomercio, no início de novembro do ano passado, como um dos projetos do Plano Estratégico da CNC para o período 2007-2020, o Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) foi um sucesso já em seu lançamento. Nada menos que 31 Federações e mais de 400 Sindicatos filiados à CNC assinaram o termo de adesão ainda durante a realização do congresso.

    De lá para cá, o número vem crescendo mês a mês e superando as previsões estabelecidas inicialmente. No caso das Federações do Comércio, a meta de 80% de adesão fixada para 2010 já foi atingida, uma vez que 97% já aderiram ao Sistema. O número de Sindicatos participantes – 426, ou 46,35% do total de entidades filiadas ao Sicomercio – também está muito acima da expectativa e próxima da meta para 2020, que é de alcançar 50% de adesão.

  • Multiplicadores do SEGS reúnem-se no Rio de Janeiro

    O dia 15 de abril de 2008 marca o pontapé inicial da implantação do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) em todo o Brasil.

    O dia 15 de abril de 2008 marca o pontapé inicial da implantação do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) em todo o Brasil. Reunidos no Rio de Janeiro, representantes de 32 Federações nacionais e estaduais do comércio de bens, serviços e turismo estão sendo treinados para se transformarem em multiplicadores das ações do Sistema em suas entidades.

    O 1º Encontro de Multiplicadores do SEGS, organizado pelo Departamento de Planejamento (DEPLAN) da CNC, tem como objetivo disseminar as funcionalidades do Projeto, que inclui etapas como o diagnóstico de gestão das Federações e dos Sindicatos participantes, capacitação gerencial para líderes e executivos, consultorias especializadas em práticas de gestão, avaliação cruzada entre entidades e benchmarking. Os Multiplicadores serão os responsáveis pela implementação das ações nas Federações e atuarão como gestores do SEGS nas suas bases sindicais.

    Também participam do encontro, os Assessores Técnicos do Deplan, que prestarão atendimento às Federações nessa primeira fase de implantação.

  • Consulta de Perfis

    Conheça aqui os perfis do executivo e judiciário

    Conheça aqui os perfis do executivo e judiciário

  • O Turismo e a Economia no Brasil

    Palestras e debates em torno do tema “O Turismo e a Economia no Brasil” , coordenado pelo Conselho de Turismo da CNC.

    Palestras e debates em torno do tema “O Turismo e a Economia no Brasil” , coordenado pelo Conselho de Turismo da CNC.

  • Rede Nacional de Representações do Sistema Confederativo do Comércio (RENAR)

    A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) conta com a Rede Nacional de Representações do Sistema Confederativo do Comércio (RENAR) para divulgar as competências dos órgãos consultivos e deliberativos, nacionais e internacionais, em que está presente para assegurar os interesses do setor.

    A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) conta com a Rede Nacional de Representações do Sistema Confederativo do Comércio (RENAR) para divulgar as competências dos órgãos consultivos e deliberativos, nacionais e internacionais, em que está presente para assegurar os interesses do setor.

    Por meio da Renar, federações, sindicatos e empresários também conhecem os representantes da CNC representações junto a esses organismos, seus cargos e tempos de mandato. Ao tornar essas informações de conhecimento do setor, a Confederação demonstra a força da sua política de no Brasil e no mundo.

    No site do Sistema, apenas os relatórios sobre a atuação dos representantes da CNC têm acesso restrito e estão disponíveis exclusivamente para usuários cadastrados.

    Saiba mais >>