Blog

  • Novo canal de comunicação

    O primeiro informativo digital do Sistema de Excelência em Gestão Sindical foi enviado no dia 10 de março passado, para todas as entidades aderidas. Mensalmente, o informativo trará as novidades do projeto, dados sobre suas etapas e também as notícias sobre como as federações e sindicatos estão aplicando os conceitos do SEGS.

    O objetivo é oferecer às entidades participantes do programa mais um canal de comunicação, além do hotsite, e dar uma visibilidade ainda maior aos casos de sucesso e à troca de experiências.

    O primeiro informativo digital do Sistema de Excelência em Gestão Sindical foi enviado no dia 10 de março passado, para todas as entidades aderidas. Mensalmente, o informativo trará as novidades do projeto, dados sobre suas etapas e também as notícias sobre como as federações e sindicatos estão aplicando os conceitos do SEGS.

    O objetivo é oferecer às entidades participantes do programa mais um canal de comunicação, além do hotsite, e dar uma visibilidade ainda maior aos casos de sucesso e à troca de experiências.

  • Federações recebem certificado

    As federações estaduais e nacionais do Comércio que enviaram, até o dia 15 de dezembro, os resultados de sua avaliação de consenso ao Departamento de Planejamento (Deplan) receberam no dia 22 de janeiro, o certificado “Entidade Rumo à Excelência na Gestão Sindical”.

    As federações estaduais e nacionais do Comércio que enviaram, até o dia 15 de dezembro, os resultados de sua avaliação de consenso ao Departamento de Planejamento (Deplan) receberam no dia 22 de janeiro, o certificado “Entidade Rumo à Excelência na Gestão Sindical”. A entrega foi feita pelo presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Antonio Oliveira Santos, na última reunião de diretoria da entidade.

    Receberam o certificado as federações estaduais do Comércio do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe, e a Feaduaneiros, a Febrac, a Fecombustíveis, a Fenacon, a Fenacor, a Fenavist e a FNHRBS. Os certificados dos sindicatos dos participantes serão entregues pelas federações ao qual estão filiados, de acordo com cronograma definido pelas mesmas.

  • Ciclo 2009 começará em março

    O Ciclo 2009 do SEGS terá início em março, com a realização do primeiro encontro de multiplicadores do ano, na sede da CNC, no Rio de Janeiro. Para este ciclo, a principal novidade é a Agenda de Trabalho SEGS, que deverá ser montada por cada federação, no início dos trabalhos, com a lista de ações que precisarão de apoio dos assessores do Deplan para execução.

    O Ciclo 2009 do SEGS terá início em março, com a realização do primeiro encontro de multiplicadores do ano, na sede da CNC, no Rio de Janeiro. Para este ciclo, a principal novidade é a Agenda de Trabalho SEGS, que deverá ser montada por cada federação, no início dos trabalhos, com a lista de ações que precisarão de apoio dos assessores do Deplan para execução. Esta lista servirá de base para que os assessores programem suas visitas às federações ao longo do ano.

    No momento, a equipe do Deplan está trabalhando nas revisões da estrutura de assessoria do SEGS, do Guia de Avaliação, do Orientador SEGS, do Manual de Práticas e do Diário de Bordo, além de realizar a padronização de treinamentos e oficinas. Os assessores também receberam treinamento feito pela Divisão Sindical da CNC.

  • Ciclo 2008 do SEGS terminou no dia 15 de dezembro

    Após quase oito meses de atividades, o ciclo 2008 do SEGS chegou ao final no dia 15 de dezembro, quando terminou o prazo para a realização das avaliações de consenso pelas entidades participantes.

    Após quase oito meses de atividades, o ciclo 2008 do SEGS chegou ao final no dia 15 de dezembro, quando terminou o prazo para a realização das avaliações de consenso pelas entidades participantes. Iniciado em abril, o projeto, cujo objetivo é direcionar a gestão das entidades sindicais por meio dos critérios de excelência, permitiu às federações e sindicatos participantes realizar um amplo diagnóstico gerencial (avaliações de gestão), construir planos de melhoria, implementar práticas de gestão de excelência, construir indicadores gerenciais e realizar comparações de práticas de gestão com outras entidades do Sistema CNC.

    Parte integrante do Plano Estratégico 2007-2020 do Sistema CNC, o projeto SEGS tinha como meta inicial alcançar 27 federações e 190 sindicatos do Brasil até 2010. Porém, já em 2008 contou com a adesão de 32 federações e mais de 400 sindicatos.

    As entidades que enviaram, até o dia 15 de dezembro, os resultados de sua avaliação de consenso ao Departamento de Planejamento da CNC, receberão o certificado de “Entidade Rumo à Excelência na Gestão Sindical”, que será concedido pela presidência da CNC.

    No Ciclo 2009, o projeto trará algumas novidades visando otimizar a utilização dos recursos e melhorar a qualidade de atendimento às entidades. Para isso, nos meses de janeiro e fevereiro, os assessores do Deplan estarão em atividades internas de aprimoramento do SEGS. A previsão de reinício das atividades junto às federações é no início de março, com a realização de um novo encontro de multiplicadores.

  • Departamento de Planejamento da CNC realiza o 2º Encontro de Multiplicadores do SEGS

    Os multiplicadores das federações estaduais e nacionais do comércio que já aderiram ao Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) reuniram-se no dia 7 de novembro, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no Rio de Janeiro, para avaliar os resultados do projeto e traçar as perspectivas para 2009.

    Os multiplicadores das federações estaduais e nacionais do comércio que já aderiram ao Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) reuniram-se no dia 7 de novembro, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no Rio de Janeiro, para avaliar os resultados do projeto e traçar as perspectivas para 2009. Organizado pelo Departamento de Planejamento (Deplan) da CNC, o encontro teve o objetivo de promover a integração entre os multiplicadores por meio do compartilhamento de experiências e o alinhamento do trabalho para as próximas etapas do SEGS.

    Na abertura do evento, o vice-presidente da CNC, Flávio Sabbadini, parabenizou o trabalho já desenvolvido pelas entidades e destacou a importância de se estar aberto a mudanças. “É preciso coragem para fazer um olhar crítico sobre nossa maneira de conduzir a gestão. Este é o caminho para alcançarmos a excelência”, disse.

    Pela manhã, foram apresentados os resultados dos trabalhos nas federações e as ações desenvolvidas por cada uma, com base nos conceitos elencados pelo SEGS. Os multiplicadores tiveram a oportunidade de expor suas considerações a respeito do sistema e as dificuldades enfrentadas.

    A relevância da aplicação dos conceitos do SEGS para o aperfeiçoamento da gestão foi um ponto destacado por todos. Os multiplicadores foram unânimes em ressaltar o papel fundamental do sistema para uma maior e melhor aproximação entre os sindicatos, as federações e a CNC.

    Na parte da tarde, os participantes do encontro reuniram-se em grupos para identificar as melhorias que devem ser implantadas no Ciclo 2009 do SEGS. Para facilitar o trabalho, as melhorias foram agrupadas em cinco pontos principais: Guia de Avaliação/Manual de Práticas, Assessoria, Etapas/Atividades, Comunicação e Outros. Dentre as sugestões priorizadas estão, entre outras, uma revisão da linguagem usada no Guia de Avaliação, maior tempo de consultoria e o nivelamento de conceitos nas entidades.

  • Sistema Fecomercio-MG elabora seu planejamento estratégico

    A Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais e seus sindicatos filiados deram, no dia 22 de outubro, o pontapé inicial para elevar o nível de excelência em gestão sindical. Nessa data, os diretores da entidade, presidentes e executivos de seus sindicatos reuniram-se para a realização do planejamento estratégico do Sistema, que vai traçar as expectativas, princípios éticos, realizações, objetivos, metas e ações para os próximos anos.

    A Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais e seus sindicatos filiados deram, no dia 22 de outubro, o pontapé inicial para elevar o nível de excelência em gestão sindical. Nessa data, os diretores da entidade, presidentes e executivos de seus sindicatos reuniram-se para a realização do planejamento estratégico do Sistema, que vai traçar as expectativas, princípios éticos, realizações, objetivos, metas e ações para os próximos anos. O trabalho foi desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento Empresarial da Fecomercio-MG, sob a coordenação de Kátia Lúcia Magalhães e com o apoio da equipe do Departamento de Planejamento (Deplan) da CNC, com base na sistemática adotada no VIII Congresso do Sicomercio e em linha com o Plano Estratégico do Sistema CNC 2007-2020.

    Ao saudar os participantes do encontro, o presidente da Fecomercio-MG, Renato Rossi, destacou a importância da elaboração do planejamento estratégico: “As empresas dos setores do comércio de bens, serviços e turismo de Minas precisam contar com uma entidade sindical moderna, que por sua vez, deve ter um planejamento, rotinas adequadas, aplicação eficiente de recursos, redução do desperdício e agilidade nos processos. Portanto, precisamos adotar ferramentas de qualidade para a busca da excelência. Só assim, teremos como garantir bons resultados e gerar crescimento constante para os negócios nas empresas que representamos e defendemos”.

    Os trabalhos foram iniciados com uma palestra motivacional conduzida pelo consultor Gilcler Regina. Na seqüência, os executivos da equipe do Departamento de Planejamento da CNC passaram a trabalhar com os participantes a definição do Mapa Estratégico do Sistema Fecomercio-MG. Posteriormente, os sindicatos receberão apoio técnico da equipe de instrutores/consultores da Fecomercio Minas e da CNC.

    Participantes do encontro dão depoimento sobre a relevância da elaboração do planejamento estratégico:

    “Precisamos trabalhar de forma integrada e, desta maneira, propiciar benefícios para todos os associados. Outra meta é a organização, de forma a superar os momentos ruins do sistema sindical pelos quais estamos passando. A proximidade entre as instituições tem que existir para conseguirmos a evolução que o mundo possui hoje”.
    Sebastião da Silva Andrade,presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Patos de Minas

    “Esse encontro é importante para nortear as ações até 2020. Nele, trocamos experiências, ações, aprendemos os casos de cada região e quanto mais informações, maior o acréscimo para os sindicatos e para a federação. É interessante entender que, mesmo afastados da realidade de Belo Horizonte os sindicatos do interior acabam tendo problemas similares aos da capital. A reunião é fundamental para que deixemos, aos próximos diretores, uma instituição organizada, e não um sindicato ainda por fazer”.
    Wainer Pastorini Haddad,presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São João del-Rey

    “O papel preponderante do encontro é sintonizar os sindicatos, conseguindo a união necessária para o crescimento da federação. Planejamento é fundamental em qualquer tipo de trabalho e, se a federação se propõe a ensinar esse planejamento, ela abre uma avenida para compartilhar conhecimento. É importante também para que a federação consolide sua posição de liderança no mercado mineiro”.
    Nadim Donato Filho,vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte

    “O encontro contribui para despertar motivação, organização e propiciar uma visão do futuro. Estamos tendo a oportunidade de delimitar o foco e corrigir erros para atingir nossos objetivos, que são principalmente a conquista de novos clientes, o aumento da renda, qualificação de pessoal, melhoria do atendimento, implementação das tecnologias e fortalecimento dos sindicatos e da federação. Sem esse planejamento certamente cairemos no insucesso”.
    Paulo Cintra,diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Ituiutaba
    Busca pela união

    “O trabalho será extremamente válido para o fortalecimento dos sindicatos e consequentemente da federação. Sindicatos fortes fazem uma federação forte. Outro objetivo é a busca constante pela união cada vez maior entre os parceiros do sistema”.
    Alfeu Freitas Abreu,presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas de Montes Claros

    “Devemos traçar diretrizes para conseguir um sindicato mais forte e para isso o apoio da CNC é fundamental, pois sem ele nós teríamos muitas dificuldades para alcançar esse objetivo”.
    Marcelo Carneiro Árabe,presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba, e Diretor da Fecomércio Minas

  • Fecomercio Roraima define ações estratégicas para o período 2009-2020

    Nos dias 27 e 28 de outubro, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima reuniu sua equipe interna e, com auxílio do Deplan-CNC, definiu seu Mapa Estratégico 2009-2020, os indicadores e metas que ajudarão no monitoramento dos resultados pretendidos, e os projetos estratégicos que darão suporte ao atingimento dos objetivos estabelecidos.

    Nos dias 27 e 28 de outubro, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima reuniu sua equipe interna e, com auxílio do Deplan-CNC, definiu seu Mapa Estratégico 2009-2020, os indicadores e metas que ajudarão no monitoramento dos resultados pretendidos, e os projetos estratégicos que darão suporte ao atingimento dos objetivos estabelecidos. Os trabalhos resultaram numa proposta de plano estratégico do Sistema Fecomércio Roraima que foi submetida à apreciação e aprovada pela diretoria da entidade.

    O plano estratégico servirá de orientador das ações do Sistema Fecomercio-RR e deverá ser desdobrado em planos de ação para os sindicatos filiados, a fim de alinhar o plano de desenvolvimento das entidades às diretrizes adotadas pela CNC.

  • Entidades sindicais aperfeiçoam suas gestões com o SEGS

    O Sistema de Excelência em
    Gestão Sindical (SEGS) já está
    começando a mudar a dinâmica
    da gestão das Federações e dos
    Sindicatos filiados ao Sicomercio.
    Os números superam em muito
    a expectativa. De acordo com o
    vice-presidente
    administrativo
    da CNC, Flávio
    Sabbadini, a intenção
    inicial era
    de que apenas 10
    federações “aceitassem
    o desafio”
    de aderir ao
    SEGS.

    O Sistema de Excelência em
    Gestão Sindical (SEGS) já está
    começando a mudar a dinâmica
    da gestão das Federações e dos
    Sindicatos filiados ao Sicomercio.
    Os números superam em muito
    a expectativa. De acordo com o
    vice-presidente
    administrativo
    da CNC, Flávio
    Sabbadini, a intenção
    inicial era
    de que apenas 10
    federações “aceitassem
    o desafio”
    de aderir ao
    SEGS. “No entanto, temos 12
    Federações estaduais e seis federais
    em um nível de implantação
    que pode ser considerado ótimo,
    e outras sete estaduais que já
    desenvolveram 70% do trabalho
    pretendido”, diz.
    O lançamento aconteceu em
    novembro do ano passado, durante
    o VIII Congresso do Sicomercio.
    Das 33 Federações que aderiram ao
    sistema, 31 já realizaram o treinamento
    de avaliadores e a etapa de
    auto-avaliação. No caso dos Sindicatos,
    das 571 entidades
    aderidas,
    364 concluíram
    o treinamento de
    avaliadores e 313
    realizaram a autoavaliação.
    Desde maio, assessores
    do Departamento
    de Planejamento (Deplan)
    da CNC, especializados em gestão da
    qualidade, estão ajudando os multiplicadores
    das entidades na implantação
    dos conceitos do SEGS. O chefe do
    Deplan, Daniel Lopez, explica que,
    embora o atendimento dos assessores
    seja direcionado prioritariamente às
    Federações, a maioria delas incluiu a
    orientação aos Sindicatos de sua base
    no escopo do trabalho. “Dessa forma,
    soluções criativas foram estabelecidas e
    muitas Federações estão conseguindo
    fazer com que os Sindicatos aproveitem
    o SEGS com maior efetividade”,
    explica.
    Após a conclusão da fase de implementação
    de práticas, as entidades
    começarão a avaliação de consenso.
    Para o chefe do Deplan, este é “um
    momento extremamente rico”, no
    qual as visitas entre entidades possibilitarão
    a troca de experiências, a
    identificação de novas oportunidades
    de melhoria e a revisão da autoavaliação
    com um olhar externo.
    Ao final do ciclo, as entidades que
    participarem de todas as etapas do
    SEGS receberão um certificado de
    reconhecimento da CNC.
    Comprometimento
    Segundo Daniel Lopez, o cumprimento
    das tarefas previstas em
    cada fase do SEGS é um passo importante
    para alcançar a excelência
    em gestão, mas o tempo para se
    notarem os resultados “depende da
    velocidade, do comprometimento e
    da seriedade com que cada entidade
    encara o sistema”. “Se esses requisitos
    forem atendidos plenamente,
    em menos de um semestre é possível
    evidenciar melhorias”, estima.
    Além do caderno de avaliação do
    SEGS, que possibilita uma análise
    profunda da gestão, estão ao alcance
    das entidades mais de 30 modelos
    de práticas de gestão de excelência,
    simplificados e adaptados à realidade
    sindical. “Há desde uma avaliação
    de satisfação de cliente até gestão
    de indicadores, mapeamento de
    processos, padronização, planejamento
    estratégico, pesquisa de clima
    organizacional, etc. Cabe à entidade
    se apropriar disso e colocar em
    prática, na velocidade e no formato
    condizentes com sua realidade e
    interesse”, finaliza.
    A opinião de quem conhece o SEGS na prática
    “Além de ajudar na implantação do planejamento
    estratégico nas entidades, o SEGS também
    contribui para uma gestão mais organizada
    e para que as entidades fiquem mais próximas
    dos empresários.”
    Leandro Domingos, presidente da Fecomercio Acre.
    “O maior benefício do SEGS é oferecer ferramentas para as entidades
    exercerem a gestão da mesma forma como fazem as principais
    empresas do mundo, aplicando técnicas simples, mas que fazem a
    diferença no cenário turbulento e inseguro em que vivemos, muitas
    vezes ameaçado por mudanças radicais e questionamentos em relação
    à falta de profissionalismo. O SEGS permite reforçar a estrutura
    das entidades, contrapondo as ameaças citadas e o atingimento de
    resultados com excelência.”
    Daniel Lopez, chefe do Deplan/CNC
    “As entidades que quiserem ter sustentabilidade
    deverão se reinventar, e o SEGS é a ferramenta
    que veio para reformular a gestão, proporcionando
    uma melhor visibilidade e auxiliando nas
    tomadas de decisão.”
    Jorge Sanches, avaliador do Sescon/RJ.
    “Lideranças sindicais que não se preocuparem
    em desenvolver a sustentabilidade de suas entidades
    correm o risco de sucumbir às ameaças do mercado.
    Por isso, o SEGS é fundamental para garantir a
    nossa representatividade.”
    Ibraim Almeida, multiplicador da Fecomercio Goiás.
    “O SEGS está sendo de grande valia
    para a implementação do planejamento
    estratégico da Fecombustiveis
    e de seus Sindicatos, permitindo-nos
    ter uma maior visão dos pontos positivos
    e falhos de nossa atuação.”
    Paulo Miranda, presidente da Fecombustiveis.
    “O SEGS deu uma sacudida na
    nossa maneira de trabalhar e vai
    provocar uma melhoria nas relações
    sindicais em todo o País. É um processo
    de evolução mais do que válido,
    adotado em boa hora pela CNC.”
    Carlos Amaral, presidente da Fecomercio Bahia.
    “A adoção do SEGS pelos Sindicatos
    é essencial para manter nossa
    representatividade respeitada em
    caso de uma futura mudança na
    legislação.”
    Carlos D’Ambrosio, presidente do Sincomercio Itu.
    “O SEGS contribuirá para que cresçamos
    com mais qualidade, aprimorando
    os processos já desenvolvidos
    e tornando a nossa Federação uma
    entidade referência em excelência
    de gestão.”
    Geórgia Philomeno, multiplicadora da Fecomercio Ceará.
    “A didática simples do SEGS permite assimilar
    a teoria e relacioná-la facilmente com a prática. O
    programa está contribuindo para fomentar uma
    maior integração entre a Federação e os Sindicatos
    e para o nosso fortalecimento.”
    Mabile Gatelli, multiplicadora da Fecomercio Santa Catarina.
    “Além de ajudar na implantação do planejamento
    estratégico nas entidades, o SEGS também
    contribui para uma gestão mais organizada
    e para que as entidades fiquem mais próximas
    dos empresários.”
    Leandro Domingos, presidente da Fecomercio Acre.

  • II Encontro de Multiplicadores será realizado no Rio de Janeiro

    O Departamento de Planejamento promoverá, no dia 7 de novembro, na sede da CNC, no Rio de Janeiro, o II Encontro de Multiplicadores do SEGS. Participarão os multiplicadores das federações que já aderiram ao sistema, além dos assessores do Deplan.

    Na oportunidade, serão apresentados os principais resultados do projeto e as perspectivas para 2009.

    O Departamento de Planejamento promoverá, no dia 7 de novembro, na sede da CNC, no Rio de Janeiro, o II Encontro de Multiplicadores do SEGS. Participarão os multiplicadores das federações que já aderiram ao sistema, além dos assessores do Deplan.

    Na oportunidade, serão apresentados os principais resultados do projeto e as perspectivas para 2009. O objetivo é promover a integração entre os multiplicadores, por meio do compartilhamento de experiências e o alinhamento do trabalho para as próximas etapas do SEGS.

    Para maiores informações, entre em contato com o Departamento de Planejamento pelo e-mail deplan@cnc.com.br.

  • Encontro promove troca de experiências sobre o SEGS

    Multiplicadores de federações do Centro-Oeste, da Bahia e de entidades nacionais apresentam casos de sucesso e relatam os obstáculos enfrentados na implantação do SEGS.

    Os multiplicadores das federações do comércio da Bahia, do Distrito Federal, de Goiás e do Mato Grosso, além da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac), da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist) realizaram em Brasília,

    Multiplicadores de federações do Centro-Oeste, da Bahia e de entidades nacionais apresentam casos de sucesso e relatam os obstáculos enfrentados na implantação do SEGS.

    Os multiplicadores das federações do comércio da Bahia, do Distrito Federal, de Goiás e do Mato Grosso, além da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac), da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist) realizaram em Brasília, no dia 26 de setembro, um encontro regional para trocar experiências sobre a implantação do SEGS em seus estados.

    Em pauta, a apresentação de casos de sucesso, evidenciados por meio da implantação de Boas Práticas diagnosticadas na auto-avaliação e de projetos desenvolvidos em alinhamento ao SEGS, e relatos sobre as dificuldades detectadas nas fases de auto-avaliação e de elaboração e implantação do plano de melhorias. O encontro foi mediado pelo assessor do Deplan da CNC, Luciano Santana.