Blog

  • Orientação para Avaliação de Consenso é divulgada

    O Ciclo 2008 do SEGS está entrando em sua fase final, com a realização das avaliações de consenso. Para facilitar o desenvolvimento do trabalho nesta etapa, o Departamento de Planejamento da CNC enviou aos multiplicadores das federações e sindicatos a “Orientação para Avaliação de Consenso – Ciclo 2008”, que deverá ser realizada entre os dias 10 de novembro e 15 de dezembro.

    O Ciclo 2008 do SEGS está entrando em sua fase final, com a realização das avaliações de consenso. Para facilitar o desenvolvimento do trabalho nesta etapa, o Departamento de Planejamento da CNC enviou aos multiplicadores das federações e sindicatos a “Orientação para Avaliação de Consenso – Ciclo 2008”, que deverá ser realizada entre os dias 10 de novembro e 15 de dezembro. O documento, que também está disponível para download aqui no site, na seção Biblioteca, em Material para Download, esclarece como funciona a Avaliação de Consenso, os seus objetivos e traz instruções para os multiplicadores e para os avaliadores.

    Segundo o chefe do Departamento de Planejamento da CNC, Daniel Lopez, a Avaliação de Consenso é um “momento extremamente rico”. “As visitas entre entidades possibilitarão a troca de experiências, a identificação de novas oportunidades de melhoria e a revisão da auto-avaliação com um olhar externo”, explica.

    Ao final do Ciclo 2008, para cada entidade que participar de todas as etapas do SEGS, a CNC emitirá reconhecimento nominal por seu empenho na “Busca da Excelência em Gestão”. Caberá a cada federação promover a entrega aos seus sindicatos em momento a ser planejado localmente. A entrega do reconhecimento às federações será feita pela própria CNC.

  • Workshops na Bahia e em Goiás esclarecem conceitos do SEGS

    As Federações do Comércio da Bahia e de Goiás estão realizando workshops sobre os critérios de excelência do SEGS para seus sindicatos filiados. O objetivo é conduzir as entidades no caminho da excelência, através de uma melhor qualificação dos avaliadores e colaboradores dos sindicatos.
    Na Bahia, a Fecomercio realizou o primeiro módulo do workshop, sobre “Liderança, Estratégias e Planos”, entre os dias 25 e 27 de agosto. Participaram 27 representantes de 18 entidades.

    As Federações do Comércio da Bahia e de Goiás estão realizando workshops sobre os critérios de excelência do SEGS para seus sindicatos filiados. O objetivo é conduzir as entidades no caminho da excelência, através de uma melhor qualificação dos avaliadores e colaboradores dos sindicatos.
    Na Bahia, a Fecomercio realizou o primeiro módulo do workshop, sobre “Liderança, Estratégias e Planos”, entre os dias 25 e 27 de agosto. Participaram 27 representantes de 18 entidades. O segundo módulo abordou os temas “Clientes, Informações e Conhecimento” e aconteceu entre os dias 17 e 19 de setembro, com a participação de 27 representantes de 16 entidades. O terceiro módulo será realizado entre os dias 8 e 10 de outubro e tratará de “Sociedade e Pessoas”. Em novembro, entre os dias 3 e 5, acontecerá o quarto módulo, que explicará “Processos e Resultados”.

    Segundo Eduardo Braga, diretor-secretário da Fecomercio-BA, “sedimentando junto aos avaliadores dos sindicatos os conceitos relacionados a cada critério do SEGS, bem como as práticas que podem ser utilizadas para evidenciar as melhorias implementadas, ficou mais fácil e claro trabalhar o Plano de Melhorias elaborado por cada entidade participante”.

    A Fecomercio Goiás iniciou os workshops nos dias 7 e 8 de agosto, quando foram ministradas “Técnicas de Elaboração de Planos de Melhorias” e “Aplicação da Liderança”. Nos dias 18 e 19 de agosto, foram realizadas palestras sobre “Estratégias e Planos”. De 2 a 3 de setembro o tema abordado foi “Clientes” e em 15 e 16 de setembro, “Informações e Conhecimento”.

    Em outubro, os conceitos abordados serão “Sociedade”, nos dias 2 e 3, “Pessoas”, nos dias 13 e 14, e “Processos”, nos dias 29 e 30. O último workshop, sobre “Resultados”, será realizado em 10 e 11 de novembro. As semanas seguintes foram reservadas para a preparação da avaliação de consenso e sua realização. No total, participarão 18 representantes de 10 entidades.

    Ibraim Almeida, assessor econômico da Fecomercio-GO, destacou que os workshops contribuíram para esclarecer aos sindicatos conceitos relacionados à excelência em gestão organizacional, uma vez que terminologias como Balanced Scorecard, melhoria de processos, indicadores de desempenho, responsabilidade social, mapa estratégico e outros, não faziam parte do cotidiano das entidades. “Detectamos que as pessoas se sentiram perdidas no meio de tanta novidade. A concepção de um planejamento estratégico parecia algo muito distante e mais adequado a grandes estruturas empresariais”, finalizou.

  • Summit 2008: Seminário Internacional sobre Estratégia Empresarial

    O seminário internacional Strategy Execution Summit 2008, realizado pela empresa Symnetics, de 10 a 12 de setembro, na Bahia, reuniu cerca de 300 participantes de mais de 70 organizações do Brasil e do exterior e abordou temas referentes à estratégia empresarial com ênfase no modelo do Balanced Scorecard (BSC).

    O seminário internacional Strategy Execution Summit 2008, realizado pela empresa Symnetics, de 10 a 12 de setembro, na Bahia, reuniu cerca de 300 participantes de mais de 70 organizações do Brasil e do exterior e abordou temas referentes à estratégia empresarial com ênfase no modelo do Balanced Scorecard (BSC). A CNC foi representada pelo chefe do Departamento de Planejamento, Daniel Lopez, e pelo assessor Rodrigo Wepster.

    O ponto alto do evento foram as exposições feitas pelos criadores do BSC, Robert Kaplan, professor da Harvard Business School, e David Norton, presidente da Balanced Scorecard Collaborative/Palladium. Ao todo, 24 palestrantes apresentaram diferentes abordagens sobre estratégia, inovação e competitividade, com destaque para representantes de organizações que obtiveram sucesso na aplicação do BSC, tais como, Omar Shroof, chefe da Estratégia Corporativa do Governo de Dubai; general Nelson Santini Júnior, do Exército Brasileiro; Ronald de Arantes Lobato, secretário do Planejamento do Estado da Bahia; Sílvio Meira, PhD, cientista chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – que mostrou um exemplo de desenvolvimento tecnológico local no Modelo da Hélice Tripla (governo, academia e iniciativa privada) -; e Alvaro Dal Bo, executivo de Planejamento Estratégico do HSBC, que recebeu o Prêmio Hall of Fame, mérito concedido pelo Balanced ScoreCard Collaborative às empresas que obtiveram sucesso na implementação da estratégia.

    Segundo Daniel Lopez, os conceitos expostos no seminário auxiliarão no desenvolvimento do trabalho do Deplan: “Foram três dias repletos de informações atualizadas sobre os cenários de competitividade e inovação no mundo e sobre o processo de gestão da estratégia em organizações com e sem fins lucrativos. O aprendizado gerado, com certeza, contribuirá para o aperfeiçoamento do planejamento estratégico da CNC e das entidades filiadas”.

  • SEGS motiva elaboração de planejamento estratégico nas entidades

    Várias federações e sindicatos que participam do Sistema de Excelência em Gestão Sindical realizaram, entre julho e setembro, a elaboração e/ou a reavaliação de seus planejamentos estratégicos.

    Várias federações e sindicatos que participam do Sistema de Excelência em Gestão Sindical realizaram, entre julho e setembro, a elaboração e/ou a reavaliação de seus planejamentos estratégicos. O trabalho foi desenvolvido com o apoio da equipe do Departamento de Planejamento (Deplan) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, com base na sistemática adotada no VIII Congresso do Sicomercio e em linha com o Plano Estratégico do Sistema CNC 2007-2020.

    No período, foram elaborados os planejamentos estratégicos da Federação do Comércio do Acre e de sindicatos filiados às federações do Comércio do Amapá, da Bahia, de Goiás, e da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist).
    Em julho, no dia 24, a Federação do Comércio da Bahia promoveu o início da construção do plano estratégico do Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus e do Sindicato do Comércio Atacadista de Material de Construção de Salvador, que não participaram do VIII Sicomercio. O trabalho está, agora, em fase de conclusão pelos diretores das entidades.

    Também em 24 de julho, o Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica, Serviços de Escolta e Cursos de Formação do Estado de São Paulo (SESVESP), filiado à Fenavist, realizou um workshop com suas lideranças para validar a proposta de plano estratégico construída no último Sicomercio.

    A Federação do Comércio do Ceará organizou, de 19 a 22 de agosto, um encontro com avaliadores e presidentes de sindicatos para iniciar o desenvolvimento do planejamento estratégico das entidades. Os sindicatos de lojistas de Crato, Igatu e Juazeiro do Norte já estabeleceram um plano de trabalho com prioridade para a criação de uma identidade própria para as entidades.

    Na Federação do Comércio do Amapá, o trabalho foi realizado no dia 3 de setembro. Estiveram presentes 36 dirigentes e executivos de oito entidades filiadas à federação: Sindicato do Comércio Lojista do Estado do Amapá (Sindiloja), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Amapá (Sindibar), Sindicato do Comércio Varejista de Calçados do Estado do Amapá (Sincal), Sindicato do Comércio Varejista de Móveis e Eletrodomésticos do Estado do Amapá (Sindimoveis), Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Amapá (Sindigêneros), Sindicato das Empresas de Locação de Fitas Gravadas em Vídeo Cassete do Estado do Amapá (Sindivídeo), Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção, Elétricos e Hidráulicos do Estado do Amapá (Sindimat) e Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Amapá (Sindrap).

  • Entidades iniciam etapa de auto-avaliação

    Várias federações e sindicatos já estão iniciando a etapa de auto-avaliação prevista no SEGS. Nesta etapa, as entidades realizam um diagnóstico de sua gestão e elaboram planos de melhorias com a descrição das práticas a serem adotadas ou revisadas.

    Várias federações e sindicatos já estão iniciando a etapa de auto-avaliação prevista no SEGS. Nesta etapa, as entidades realizam um diagnóstico de sua gestão e elaboram planos de melhorias com a descrição das práticas a serem adotadas ou revisadas.

  • Manual de Práticas de Gestão já está disponível para download

    As federações e sindicatos que participam do SEGS já podem acessar aqui o Manual de Práticas de Gestão.

    As federações e sindicatos que participam do SEGS já podem acessar aqui o Manual de Práticas de Gestão. Desenvolvido pela CNC, o manual é uma ferramenta simples, que tem como objetivo ajudar as entidades na implementação de metodologias para a busca da excelência.

    Trata-se de uma apresentação de PowerPoint que percorre todas as perguntas de avaliação do SEGS, respondendo:

    a) Quais são as práticas que atendem?
    b) Que evidências podem ser apresentadas?

    Além disso, o usuário pode baixar arquivos eletrônicos com modelos de ferramentas, documentos e registros, que servem de referência para a entidade implantar ou revisar suas práticas de gestão. Para mais esclarecimentos, entre em contato com o multiplicador de sua federação ou com o Departamento de Planejamento da CNC (deplan@cnc.com.br).

  • São Paulo sediou em Agosto Fórum Mundial de Estratégia

    Nos dias 5 e 6 de agosto, foi realizado, em São Paulo, o Fórum Mundial de Estratégia. O evento reuniu especialistas em gestão que falarão sobre as melhores práticas de estratégia no Brasil e no mundo.

    Para saber mais, acesse www.hsm.com.br.

    Nos dias 5 e 6 de agosto, foi realizado, em São Paulo, o Fórum Mundial de Estratégia. O evento reuniu especialistas em gestão que falarão sobre as melhores práticas de estratégia no Brasil e no mundo.

    Para saber mais, acesse www.hsm.com.br.

  • Fecomercio-RS realizou em julho o 16º Fórum Estadual de Gestão

    A preocupação com a profissionalização da gestão sindical não é novidade para muitas entidades integrantes do Sistema Sicomercio. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a Federação do Comércio realiza, desde 2004, fóruns estaduais para tratar da questão.

    No último dia 9 de julho, a entidade promoveu o 16º Fórum Estadual de Gestão, do qual participaram representantes de todos os seus 112 sindicatos filiados.

    A preocupação com a profissionalização da gestão sindical não é novidade para muitas entidades integrantes do Sistema Sicomercio. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a Federação do Comércio realiza, desde 2004, fóruns estaduais para tratar da questão.

    No último dia 9 de julho, a entidade promoveu o 16º Fórum Estadual de Gestão, do qual participaram representantes de todos os seus 112 sindicatos filiados. Na pauta do evento, os temas motivação e liderança foram abordados nas palestras “O papel do líder na gestão para o resultado”, ministrada pelo especialista em qualidade total Antonio Celso Webber, e “O sucesso está no equilíbrio”, apresentada pelo consultor e escritor Robert Wong.

    Além disso, os participantes puderam conhecer os sindicatos e as unidades do Sesc e do Senac que foram premiados pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Para ilustrar melhor as melhores práticas de gestão da qualidade, o Sesc Lajeado apresentou o case do Troféu Ouro, recebido pela unidade em reconhecimento ao trabalho desenvolvido desde o início da adesão ao PGQP, em 2002. Na ocasião, o SEPRORGS e o SESCON-RS também foram premiados com o Troféu Bronze.

  • Fenacon reúne seus avaliadores

    Nos dias 12 e 13 de junho, também foi realizado, em Brasília, o treinamento de avaliadores dos sindicatos filiados à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).

    Nos dias 12 e 13 de junho, também foi realizado, em Brasília, o treinamento de avaliadores dos sindicatos filiados à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). Participaram, nesta etapa, representantes da própria Fenacon e dos sindicatos de Blumenau, Bahia, Campos Gerais, Ceará, Grande Florianópolis, Londrina, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Serra Gaúcha.

    Segundo o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, o treinamento é essencial para identificar o desenvolvimento e as oportunidades de melhoria na administração. “Com essa troca de informações, cada avaliador vai diagnosticar os problemas de gestão e levar os resultados para os seus sindicatos”, explicou.

    O vice-presidente da federação, Antônio Marangon, que será o avaliador da entidade, também destacou a importância do treinamento: “O avaliador vai trabalhar baseado em um planejamento para que o sindicato se desenvolva bem estruturado”.

  • Federação e Sindicatos do Ceará realizam treinamento de avaliadores

    Federação do Comércio do Estado do Ceará realizou nos dias 12 e 13 de junho, o treinamento dos avaliadores do SEGS. Nesta capacitação, cerca de vinte sindicatos do estado enviaram representantes. O evento contou ainda com a participação de representantes da Fecomercio-CE, que estimularam o comprometimento dos sindicatos com o SEGS para a busca de melhorias em suas gestões.

    Federação do Comércio do Estado do Ceará realizou nos dias 12 e 13 de junho, o treinamento dos avaliadores do SEGS. Nesta capacitação, cerca de vinte sindicatos do estado enviaram representantes. O evento contou ainda com a participação de representantes da Fecomercio-CE, que estimularam o comprometimento dos sindicatos com o SEGS para a busca de melhorias em suas gestões.