Blog

  • Escola SESC de Ensino Médio vence Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2011

    A Escola SESC de Ensino Médio (ESEM) venceu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação da Câmara dos Deputados, recebendo o maior número de votos entre os indicados durante audiência realizada nesta quarta-feira, 28 de setembro, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Concedido anualmente desde 2000, o prêmio é um reconhecimento a iniciativas que se destacam na defesa da educação, especialmente as relacionadas à educação popular.

    A Escola SESC de Ensino Médio (ESEM) venceu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação da Câmara dos Deputados, recebendo o maior número de votos entre os indicados durante audiência realizada nesta quarta-feira, 28 de setembro, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Concedido anualmente desde 2000, o prêmio é um reconhecimento a iniciativas que se destacam na defesa da educação, especialmente as relacionadas à educação popular.

    A Escola SESC, indicada pelo deputado Alex Canziani (PTB/PR), obteve 22 votos. O prêmio foi dividido com Instituto Guga Kuerten, de Santa Catarina, que abre oportunidades para a prática de esportes a crianças e jovens nas redes públicas de ensino, que teve 18 votos, e com o Programa Topa, da Secretaria de Educação da Bahia, que trabalha com voluntários que ensinam jovens e adultos a ler e a se profissionalizar e conquistou 14 votos.

    O primeiro vice-presidente da Comissão, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), afirmou que a seleção, que teve 20 candidatos qualificados, mostra o mérito dos vencedores. “Todas as três experiências aprovadas são de excelente qualidade”, observou. “Desde a criação do Prêmio nunca a qualidade caiu. Está sempre à altura do nome do educador Darcy Ribeiro.”

    A Entrega do Prêmio será realizada em sessão solene da Câmara dos Deputados, no Salão Nobre, em 26 de outubro, dia em que seria comemorado o aniversário de 89 anos do educador Darcy Ribeiro.

     

    Escola SESC

    Fundada em 2008, por iniciativa do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Conselho Nacional do Serviço Social do Comércio (SESC), Antonio Oliveira Santos, que reconheceu na construção de uma comunidade educativa a possibilidade de formar jovens sob o signo da diversidade, preparando-os para o mundo do trabalho e para o exercício da liderança e da cidadania, a Escola SESC de Ensino Médio é uma escola-residência localizada no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde residem cerca de 500 alunos provenientes de todos os estados e do Distrito Federal, juntamente com os professores e seus familiares.

    A diretora da Escola SESC de Ensino Médio (Esem), Cláudia Fadel, também concorreu ao prêmio, idicada pelo senador Cristóvam Buarque (PDT/DF).

  • Pesquisa mostra varejo otimista para o Dia das Crianças

    Cerca de 53% dos varejistas brasileiros esperam um aumento nas vendas para o Dia das Crianças em 2011, em relação ao ano passado. É o que mostra a pesquisa de Expectativa Empresarial da Serasa Experian para a data sazonal, divulgada hoje, 28 de setembro.

    Cerca de 53% dos varejistas brasileiros esperam um aumento nas vendas para o Dia das Crianças em 2011, em relação ao ano passado. É o que mostra a pesquisa de Expectativa Empresarial da Serasa Experian para a data sazonal, divulgada hoje, 28 de setembro.

    Apesar de mais da metade esperar alta nas vendas, o percentual configura uma redução na expectativa do comerciante, que ano passado esperava 57% de crescimento nesta data, segundo dados da pesquisa. Para os economistas da Serasa, a redução na parcela dos otimistas se deve ao ambiente macroeconômico distinto entre as datas.
    Em 2011, 38% dos empresários consultados esperam estabilidade no faturamento e outros 9% aguardam recuo. No ano passado, os percentuais eram, respectivamente, 35% e 8%. A pesquisa ouviu 1.015 varejistas entre os dias 1º e 12 deste mês.

  • Pesquisa da Fecomércio-SC faz um levantamento do prejuízo gerado pelas chuvas no estado

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) fez um levantamento sobre o impacto econômico das enchentes no comércio do Vale do Itajaí (Blumenau, Itajaí e Rio do Sul), a região mais afetada pelas chuvas no início de setembro.

    A cidade de Rio do Sul foi a que registrou maiores prejuízos. Os comerciantes entrevistados afirmaram ter um investimento médio de R$ 796.070,00 em estoque e R$ 84.718,75 em infraestrutura.

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) fez um levantamento sobre o impacto econômico das enchentes no comércio do Vale do Itajaí (Blumenau, Itajaí e Rio do Sul), a região mais afetada pelas chuvas no início de setembro.

    A cidade de Rio do Sul foi a que registrou maiores prejuízos. Os comerciantes entrevistados afirmaram ter um investimento médio de R$ 796.070,00 em estoque e R$ 84.718,75 em infraestrutura.

    A pesquisa também mostrou que 65,40% dos comerciantes de Rio do Sul compraram o material em estoque com cartão de crédito, tendo ainda que quitar este débito – fora os prejuízos gerados pela chuva, uma vez que as parcelas ainda seriam pagas, em média, pelos próximos seis meses.

    Em relação à infraestrutura, a situação tem um agravante. Por serem itens de valor mais alto, requerendo assim investimentos maiores, a média de meses alcançada para a quitação total desses valores também foi pior, de 17 meses. E ainda, para conseguirem se organizar, recuperando mercadorias e fazendo a limpeza dos estabelecimentos, os comerciantes fecharam suas portas por 10,2 dias em média. Mais da metade dos entrevistados (57,70%) já haviam sofrido com alagamentos.

     

    SESC Solidário

    As ações do SESC Solidário já arrecadaram e distribuíram mais de 360 toneladas de itens para as vítimas das fortes chuvas na região do Vale do Itajaí. O Departamento Nacional do SESC, em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aderiu à campanha, passando a mesma a ter abrangência nacional.

  • SESC Solidário entrega 360 toneladas em doações às vítimas das chuvas em Santa Catarina

    As ações do SESC Solidário já arrecadaram e distribuíram mais de 360 toneladas de itens para as vítimas das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no início de setembro, especialmente na região do Vale do Itajaí. O Departamento Nacional do SESC, em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aderiu à campanha, passando a mesma a ter abrangência nacional.

    As ações do SESC Solidário já arrecadaram e distribuíram mais de 360 toneladas de itens para as vítimas das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no início de setembro, especialmente na região do Vale do Itajaí. O Departamento Nacional do SESC, em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aderiu à campanha, passando a mesma a ter abrangência nacional.

     “Mais uma vez o SESC confirma seu papel social. A ação solidária do SESC em Santa Catarina, também com o apoio do SESC Nacional e da CNC, vem reforçar o compromisso das entidades com todos os catarinenses e com o desenvolvimento do nosso estado”, afirma Bruno Breithaupt, presidente do Sistema Fecomércio-SC.

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), parceiro nacional do Mesa Brasil SESC, doou 200 toneladas de feijão e arroz e 10 toneladas de pêssego em calda. O Mesa Brasil conta com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que convocou parceiros para a doação, transporte e distribuição de alimentos a todo o estado.

    Até o dia 26 de setembro, os itens (alimentos, produtos de higiene e limpeza, água, colchões, entre outros) foram distribuídos aos municípios de Rio do Sul, Ituporanga, Rio do Oeste, Itajaí, Brusque, Laurentino, Três Barras, Agronômica, Taió, Nova Trento e São João Batista. Mais de 970 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes.

    O SESC-SC, através de suas unidades em todo o Estado, trabalha como ponto de coleta dos donativos, sendo que a responsabilidade pela logística e distribuição das doações está sob coordenação do Programa Mesa Brasil SESC-SC.

    Veja também: Fecomércio-SC faz o levantamento de prejuízos das regiões afetadas

  • Pesquisa da Fecomércio-SC faz um levantamento do prejuízo gerado pelas chuvas no estado

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) fez um levantamento sobre o impacto econômico das enchentes no comércio do Vale do Itajaí (Blumenau, Itajaí e Rio do Sul), a região mais afetada pelas chuvas no início de setembro.

    A cidade de Rio do Sul foi a que registrou maiores prejuízos. Os comerciantes entrevistados afirmaram ter um investimento médio de R$ 796.070,00 em estoque e R$ 84.718,75 em infraestrutura.

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) fez um levantamento sobre o impacto econômico das enchentes no comércio do Vale do Itajaí (Blumenau, Itajaí e Rio do Sul), a região mais afetada pelas chuvas no início de setembro.

    A cidade de Rio do Sul foi a que registrou maiores prejuízos. Os comerciantes entrevistados afirmaram ter um investimento médio de R$ 796.070,00 em estoque e R$ 84.718,75 em infraestrutura.

    A pesquisa também mostrou que 65,40% dos comerciantes de Rio do Sul compraram o material em estoque com cartão de crédito, tendo ainda que quitar este débito fora os prejuízos gerados pela chuva, uma vez que as parcelas ainda seriam pagas, em média, pelos próximos seis meses.

    Em relação à infraestrutura a situação tem um agravante. Por serem itens de valor mais alto, requerendo assim investimentos maiores, a média de meses alcançada para a quitação total desses valores também foi pior, de 17 meses. E ainda, para conseguirem se organizar, recuperando mercadorias e fazendo a limpeza dos estabelecimentos, os comerciantes fecharam suas portas por 10,2 dias em média. Mais da metade dos entrevistados (57,70%) já haviam sofrido com alagamentos.

     

    SESC Solidário

    As ações do SESC Solidário já arrecadaram e distribuíram mais de 360 toneladas de itens para as vítimas das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no início de setembro, especialmente na região do Vale do Itajaí. O Departamento Nacional do SESC, em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aderiu à campanha, passando a mesma a ter abrangência nacional.

     

    Fonte: Fecomércio-SC

  • Certificação Digital é obrigatória para uso do Conectividade Social

    As empresas que utilizam os serviços do Conectividade Social, canal de relacionamento entre as empresas e a Caixa Econômica Federal (CEF), terão que utilizar a certificação digital como única forma de acesso ao sistema. Entram no grupo todas as empresas e pessoas físicas que realizam depósitos mensais para os funcionários no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

    As empresas que utilizam os serviços do Conectividade Social, canal de relacionamento entre as empresas e a Caixa Econômica Federal (CEF), terão que utilizar a certificação digital como única forma de acesso ao sistema. Entram no grupo todas as empresas e pessoas físicas que realizam depósitos mensais para os funcionários no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

    Segundo o cronograma disposto no site do Conectividade Social, a migração das empresas ao novo sistema acontece aos poucos. A próxima leva será de micro e pequenas empresas com até cinco empregados que tenham o 1º algarismo do CNPJ ou CEI igual a 2, cujo prazo termina em 5 de outubro. Até o fim de 2011, todas as empresas deverão ter emitido seus certificados para utilizar o sistema.

    Até o momento, o acesso também pode ser feito pelo aplicativo no site da Caixa. Com a certificação digital, que leva segurança e agilidade nos processos, o acesso ao canal continua gratuito e passa a ser exclusivamente online, eliminando a necessidade de instalação de softwares para transmissão de arquivos de FGTS, por exemplo.

    O certificado digital é a identidade do empresário ou pessoa física em transações na internet. Com validade de um ou três anos, conforme opção no ato da compra, seu uso é obrigatório em diversas atividades, entre elas, a emissão de nota fiscal eletrônica e a declaração do imposto de renda junto à Receita Federal do Brasil. De acordo com a Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil nº 969, de 21 de outubro de 2009, tendo em vista o disposto no art. 16 da Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, a assinatura digital, disponibilizada pelo certificado, é obrigatória.

    Em parceria com a Certisign, a CNC oferece a emissão de certificados digitais por meio de Autoridades de Registro e Pontos de Atendimento em todo País. As federações do comércio dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe atuam como Autoridades de Registro. Outras sete federações (Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Pará, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro) funcionam como pontos de atendimento (PA) para a emissão de certificados digitais. 

  • Boletim Informativo Diário (BID) 179

    DESTAQUES:

    Designado representante da CNC para compor o Grupo de Trabalho Tripartite constituído para analisar as sugestões para elaboração da Norma Regulamentadora sobre Trabalho em Altura

    Receita altera a regra da dedução do empregador doméstico no imposto de renda

  • V Semana do Turismo é realizada com apoio da CNC

    As Comissões de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), está promovendo, de 26 a 30 de setembro, vários eventos para celebrar a 5ª Semana do Turismo 2011, no Congresso Nacional.

    As Comissões de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), está promovendo, de 26 a 30 de setembro, vários eventos para celebrar a 5ª Semana do Turismo 2011, no Congresso Nacional. Na manhã desta terça-feira (27/9), Dia Internacional do Turismo, foi realizada a cerimônia de abertura da programação: A exposição “Turismo Aproximando Culturas”, seguida das Mesas de Debates, que reuniram o ministro do Turismo, Gastão Vieira, parlamentares, empresários e representantes do trade turístico. Representando o presidente da CNC, o diretor da entidade e presidente da Federação Brasileira de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FBHRBS), Alexandre Sampaio. 

    Na TV CNC, Alexandre Sampaio fala sobre as comemorações pelo Dia Mundial do Turismo.

    Definido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), o tema do evento neste ano propõe uma celebração do papel do Turismo na quebra de barreiras entre as culturas, promovendo a tolerância, o respeito e a compreensão mútua. Pela manhã, a discussão focou na inclusão do setor de turismo no Plano “Brasil Maior”, como incentivo ao fortalecimento da atividade turística, já que esse plano dá continuidade à Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada em 2008 pelo governo para incentivar e fortalecer a indústria nacional. A novidade é que Plano Brasil Maior é mais abrangente e, além da indústria, engloba ações e medidas para o incentivo ao comércio exterior e ao setor de comércio e serviços, como, por exemplo, a desoneração da folha de pagamento.  

    Com o Plano Brasil Maior, o governo pretende oferecer incentivos às empresas. Além da desoneração da folha de pagamento para quatro segmentos, o BNDES irá oferecer R$ 7 bilhões em crédito para empresas que queiram investir em inovação. Outros benefícios, como desoneração tributária para empresas que investirem em processos de inovação, também estarão disponíveis para as empresas brasileiras. “Nós precisamos incluir a estrutura de turismo no Plano Brasil Maior”, defendeu o presidente da EMBRATUR, Flávio Dino. 

    O ministro do Turismo fez menção aos grandes eventos que o País sediará definindo-os como oportunidades para que o Brasil seja bem visto pelo mundo e para que sirvam como vitrine para o aumento de turistas no mercado doméstico. “A Copa é uma grande oportunidade e nós não vamos perdê-la. Vamos definir o Brasil como um grande destino turístico. Estamos pensando muito grande para realizar esses eventos e nos colocarmos de igual para igual com o mundo. Sobretudo, estamos nos preparando para a Copa, não só para receber turistas, mas para receber estrangeiros como cidadãos do mundo que também pretendemos ser. Todos os desafios serão vencidos e vamos chegar à Copa do mundo encarando a todos de igual para igual, porque esse é o grande destino do nosso País”, afirmou.

    O Deputado Jonas Donizette, presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, definiu o evento como “Uma oportunidade para refletirmos a atividade do turismo como importante ferramenta para diminuir as diferenças sociais, além de discutir os grandes eventos que o Brasil está prestes a realizar: a copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016”.

    Também estavam presentes o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, senador Benedito Lira, o secretário de Turismo do Rio de Janeiro e vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR), Ronald Ázaro, e os deputados Laércio Oliveira (PR-SE), Afonso Hamm (PP-RS), Otávio Leite (PSDB-RJ), Rubens Bueno (PPS-PR) e Romário (PSB-RJ), entre outros.

    À tarde, no Senado, autoridades e parlamentares participaram do debate sobre o tema “Conta Satélite do Turismo, o que é? Pra que Serve?”, que estimulou as discussões sobre dados e estatísticas do setor de turismo. A Conta Satélite do Turismo – CST, é uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial do Turismo (OMC) para medir o impacto efetivo do turismo nas economias mundiais, e tem como base de análise a geração de renda e dados de consumo dos turistas nacionais e estrangeiros, dentro e fora do país.

    A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) refletiu sobre as necessidades dos envolvidos, governo e empresas, aprofundarem os debates sobre o assunto, “Estamos batendo na tecla das estatísticas. A ideia é trabalhar por algo que nos dê condições de sistematizar os números e dados das atividades do setor, para que sirvam de impulso à potencialização do turismo”.

    O presidente da Comissão de Desenvolvmento Regional e Turismo do Senado Federal, senador Benedito Lira finalizou, “Nossa comissão tem o compromisso de levar para frente os assuntos aqui discutidos”.

    No intervalo entre as duas mesas de debate, a CNC ofereceu aos convidados presentes um almoço em sua sede, em Brasília, recebendo a presença de parlamentares e do ministro Gastão Viera, recepcionados pelo vice-presidente Financeiro da entidade, Luiz Gil Siuffo.

     

     

  • PEIC – Resultados de Setembro

    A economista da CNC Marianne Hanson explica os resultados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, relativa ao mês de setembro, quarto mês consecutivo de queda no índice de endividamento.

    A economista da CNC Marianne Hanson explica os resultados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, relativa ao mês de setembro, quarto mês consecutivo de queda no índice de endividamento.