Blog

  • Fecomércio-CE recebe o Programa de Desenvolvimento Associativo

    A Federação do Comércio do estado do Ceará (Fecomércio-CE) recebeu o evento de lançamento do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) no dia 23 de maio. Com a presença de diretores e presidentes de sindicatos cearenses, o evento aconteceu no teatro SESC Emiliano Queiroz, em Fortaleza.

    A Federação do Comércio do estado do Ceará (Fecomércio-CE) recebeu o evento de lançamento do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) no dia 23 de maio. Com a presença de diretores e presidentes de sindicatos cearenses, o evento aconteceu no teatro SESC Emiliano Queiroz, em Fortaleza.

    O programa foi apresentado pela assessora do Departamento de Planejamento da CNC (Deplan), Márcia Alves, que destacou a importância do programa para fomentar a cultura do associativismo. Na ocasião, o publicitário Toni Lourenço ministrou a palestra “A Importância do Associativismo” para os representantes de sindicatos.

    Segundo o presidente da Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, o PDA será de bastante importância para sindicatos do Ceará e para a federação. “A Fecomércio-CE pretende executar, junto ao Deplan, um plano de trabalho que contribua para fortalecer e desenvolver ainda mais os Sindicatos, preparando-os para implementar com êxito o PDA. Este programa, assim como o SEGS, será um marco na história das entidades sindicais no Estado do Ceará”, afirmou.

    O PDA é uma iniciativa vinculada ao Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), que visa fortalecer e estreitar a aproximação das entidades do Sistema CNC com os empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Para facilitar esse diálogo, a CNC criou o Blog do PDA, onde é possível acessar mais informações sobre o programa.

  • Encerrado o I Ciclo de Conferências da CFT

    A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Cláudio Puty, encerrou o I Ciclo de Conferências, cujo tema central foi a Reforma Tributária. O I Ciclo foi composto de quatro Conferências.

    A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Cláudio Puty, encerrou o I Ciclo de Conferências, cujo tema central foi a Reforma Tributária. O I Ciclo foi composto de quatro Conferências.

    A primeira, realizada em 10 de maio, discutiu a proposta do Governo para a Reforma Tributária com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, representando o ministro Guido Mantega. Na segunda, em 12 de maio, o tema foi ICMS e Federação, com o presidente da Associação Brasileira de Secretários, Jeferson Passos, e dirigentes das Finanças dos municípios das capitais (Abrasf), o coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Carlos Martins Marques de Santana; o coordenador adjunto da Coordenadoria da Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda de São Paulo, Osvaldo Santos de Carvalho; e o secretário adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, João Marcos Maia. 

    A terceira Conferência foi realizada em 17 de maio e discutiu o tema Equidade do Sistema Tributário. Participaram o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick; o economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)  Claudio Hamilton dos Santos; e o presidente da Central Única dos Treabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva Santos.

    A última Conferência, em 19 de maio, tratou do tema Tributação e Competitividade. Foram palestrantes o coordenador de Assuntos Econômicos da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Renato Conchon; o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco; o consultor da Presidência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) Roberto Nogueira Ferreira; e o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), Pedro Delarue.

    Um segundo ciclo de conferências será anunciado pela CFT para tratar de Liberalização Financeira e Controle de Capitais. Deverá ocorrer nos dias 7 e 14 de junho.

    Solicite à Assessoria junto ao Poder Legislativo (Apel) da CNC o material apresentado pelos conferencistas do I Ciclo, inclusive a Reforma Tributária do Governo e a Evolução da Carga Tributária, neste Ciclo de Conferências, pelo e-mail elianesantos@cnc.org.br.

  • Fecomércio-AP capacita seus dirigentes sindicais

    O treinamento Aperfeiçoamento de Dirigentes Sindicais (ADS) agora é uma parceria entre a Divisão Sindical (DS) e o Departamento de Planejamento (Deplan), áreas estratégicas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A nova proposta desta capacitação teve sua estreia no dia 18 de maio, quando foi realizada em Macapá, a pedido da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio-AP).

    O treinamento Aperfeiçoamento de Dirigentes Sindicais (ADS) agora é uma parceria entre a Divisão Sindical (DS) e o Departamento de Planejamento (Deplan), áreas estratégicas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A nova proposta desta capacitação teve sua estreia no dia 18 de maio, quando foi realizada em Macapá, a pedido da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio-AP).

    O projeto do ADS foi concebido pela Divisão Sindical da CNC e implantado em 2002. O objetivo do treinamento é oferecer aos dirigentes sindicais os conhecimentos necessários para aprimorar a ação sindical, bem como o reconhecimento da utilidade de seus serviços por parte dos integrantes da categoria econômica que representam, sendo associados ou não. Com o amadurecimento do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), que também prevê treinamentos às entidades, precisou-se unificar o discurso das capacitações.

    Conforme informado pela advogada da DS-CNC Lidiane Nogueira, que esteve no Amapá, o treinamento é dividido em dois momentos. No primeiro, o curso visa capacitar os dirigentes, dando uma visão detalhada sobre organização sindical, negociação coletiva, receitas sindicais, entre outros aspectos. “A necessidade de formar, aperfeiçoar e reciclar os dirigentes sindicais é mais que atual, preparando-os adequadamente para o desempenho das funções sindicais, com vistas a equilibrar as forças que lidam com interesses das respectivas categorias econômicas e profissionais”, afirmou Lidiane.

    O segundo momento se destinou à capacitação dos executivos sindicais, oferecendo os subsídios necessários ao desempenho das atividades cotidianas típicas de um sindicato patronal.  “Esse módulo destaca questões ligadas às rotinas sindicais como os procedimentos e documentos referentes ao registro sindical, a integração ao Sicomercio e a arrecadação das contribuições sindicais”, concluiu a advogada da CNC.

    Para Desirée Melo, multiplicadora do SEGS na Fecomércio-AP, o ADS  foi fundamental para proporcionar uma visão mais clara da atividade sindical para os dirigentes. “A Fecomércio-AP procura disponibilizar para seus associados tudo o que de melhor é proporcionado pela Confederação.  O dirigente capacitado, com a clareza de suas potencialidades e a visão aberta para novidades com certeza levará sua entidade ao sucesso”, afirmou.

  • Moda e oportunidades na 18ª edição do Senac Rio Fashion Business

    Entre os dias 24 e 27 de maio acontece a 18ª edição do Senac Rio Fashion Business, evento promovido pelo Senac Rio com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro. O evento irá reunir 310 expositores, 250 grifes e 17 desfiles na Marina da Glória e em outros pontos do Rio de Janeiro.

    Entre os dias 24 e 27 de maio acontece a 18ª edição do Senac Rio Fashion Business, evento promovido pelo Senac Rio com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro. O evento irá reunir 310 expositores, 250 grifes e 17 desfiles na Marina da Glória e em outros pontos do Rio de Janeiro.

    “O objetivo do Senac Rio Fashion Business é consolidar o Rio de Janeiro como líder dos negócios no setor de moda no país. Para isso, além das duas edições do evento, durante o ano, a Fecomércio–RJ desenvolve projetos que fortalecem toda a cadeia produtiva da moda”, ressaltou Orlando Diniz, presidente da Fecomércio–RJ, durante a coletiva de imprensa de lançamento do evento, em 18 de maio.

    Além de grifes consolidadas no mercado, como Maria Filó, Cavendish e Afhgan, o evento irá mostrar principalmente as ações de micro e pequenos empreendedores no ramo da moda. Estima-se que o segmento gera 187 mil empregos formais em mais de 40 mil estabelecimentos somente no Rio de Janeiro. “No estado do Rio, o comércio é o maior empregador do mercado da moda, sendo responsável por quase 108 mil postos de trabalho. Estes dados mostram a importância econômica e a relevância social deste segmento”, afirma Diniz.

    Uma das apostas desta edição é a apresentação dos Núcleos Criativos, projeto da Fecomércio-RJ que proporciona amadurecimento profissional e leva os conhecimentos necessários a micro e pequenos empresários do estado.  Ao todo, foram cadastrados 80 estabelecimentos do comércio de 16 regiões do Rio de Janeiro, que irão mostrar suas criações para compradores do Brasil e do exterior.

    O Senac Rio Fashion Business também aposta na economia criativa e na sustentabilidade como diferencial na moda contemporânea. É isso que explica Eloysa Simão, diretora-geral do evento: “A única forma que temos de nos preparar para a enorme concorrência que o mercado mundial promoverá nos próximos anos é investir na inteligência e na criatividade, cercando-nos de pessoas preparadas tanto na área da moda, quanto nas áreas de convergência com o setor”, ressaltou.

    Além dos desfiles e das exposições, esta edição conta com atrações culturais, cursos e workshops. Clique aqui e acesse o site do evento, com a programação completa da 18ª edição.

  • Audiência Pública discute marco regulatório para setor de álcool

    A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (25) audiência pública sobre o mercado de álcool combustível. O debate foi proposto pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).

    A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (25) audiência pública sobre o mercado de álcool combustível. O debate foi proposto pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).

    “Assistimos a uma escalada do preço do etanol, o que traz insatisfação ao consumidor, gera boatos sobre desabastecimento e aumenta a pressão sobre a inflação. Surgem dúvidas se a utilização da cana-de-açúcar está sendo direcionada exclusivamente para a produção de açúcar. Comenta-se sobre antecipação do início da safra no centro-sul, indaga-se sobre qual o estoque regulador que temos e afloram novamente questões sobre as regras de comercialização”, disse ele.

    “Mais do que nunca, precisamos ter um cenário claro que oriente e proteja os consumidores, estimule o aumento da produção e defina um marco regulatório estável. Como produtor de biocombustíveis, o Brasil tem no etanol a oportunidade de colocar-se na dianteira, o que torna necessária a formação de um conjunto de normas, leis e diretrizes que regulem o funcionamento da iniciativa privada”, acrescentou.

    Foram convidados: o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima; o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Marcos Sawaya Jank; o presidente da Federação do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes, Paulo Miranda Soares; e o presidente do Sindicato Nacional de Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes, Alísio Jacques Mendes Vaz.

    A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 14.