Blog

  • Venda e distribuição de gás de cozinha recebem novas regras

    O deputado Onofre Santo Agostini (DEM-SC) apresentou o Projeto de Lei nº 1092/2011 com a finalidade de estabelecer as regras para a fiscalização do envasilhamento, comercialização e distribuição fracionada de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), ou gás de cozinha. A fiscalização das exigências ficará a cargo dos Institutos de Pesos e Medidas dos estados, Procons, Inmetro, órgãos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

    O deputado Onofre Santo Agostini (DEM-SC) apresentou o Projeto de Lei nº 1092/2011 com a finalidade de estabelecer as regras para a fiscalização do envasilhamento, comercialização e distribuição fracionada de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), ou gás de cozinha. A fiscalização das exigências ficará a cargo dos Institutos de Pesos e Medidas dos estados, Procons, Inmetro, órgãos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

    O projeto de lei proíbe, por exemplo, que o veículo transportador leve ou venda vasilhame cheio de marca diferente daquela com a qual está identificado. Além disso, os postos fixos de venda são obrigados a apresentar identificação visual com a logomarca da empresa que representa.

    Outra exigência é que as empresas distribuidoras submetam os cilindros e botijões a manutenções periódicas, e comprove-as sempre que solicitado.

    O descumprimento das obrigações previstas na proposta sujeitará o infrator às sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor e na lei que institui o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Lei 5.966/73), como advertência, multa, interdição do estabelecimento, apreensão ou inutilização do produto.

    A proposta terá análise conclusiva das comissões de Defesa do Consumidor (CDC); de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC); de Minas e Energia (CME); e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

  • Frente em defesa do setor de serviços será lançada na quinta (26)

    A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços será lançada em um café da manhã na quinta-feira (26). Entre os objetivos do grupo estão propor e defender leis que fortaleçam a prestação de serviços no País; e realizar a interlocução entre o setor e o Congresso Nacional.

    Segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o setor de serviços é o que mais cresce na economia brasileira. Em 2009, as atividades dessa área representaram 68,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e responderam por 70% dos empregos formais.

    A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços será lançada em um café da manhã na quinta-feira (26). Entre os objetivos do grupo estão propor e defender leis que fortaleçam a prestação de serviços no País; e realizar a interlocução entre o setor e o Congresso Nacional.

    Segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o setor de serviços é o que mais cresce na economia brasileira. Em 2009, as atividades dessa área representaram 68,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e responderam por 70% dos empregos formais.

    Durante o evento, os parlamentares aprovarão o estatuto e elegerão os coordenadores do colegiado. A frente é presidida pelo deputado Laercio Oliveira (PR-SE).

    O lançamento será às 8 horas no restaurante-escola Senac (10º andar do anexo 4 da Câmara).

  • Boletim Informativo Diário (BID) 91

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.

    Divulga informações selecionadas no Diário Oficial da União voltadas ao interesse das entidades que compõem o Sicomercio.