Blog

  • Rio Grande do Sul recebe PDA

    A CNC lançou no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, dia 17, o PDA. Estiveram presentes no evento os presidentes, diretores e executivos dos sindicatos ligados à Fecomércio-RS. O presidente da Federação, Zildo De Marchi, abriu o evento destacando que um programa como este poderá elevar o conceito do sindicalismo patronal na sociedade. “O fortalecimento do associativismo elevará as ações dos nosso sindicatos e, por consequência, os benefícios das nossas empresas”, avaliou.

    A CNC lançou no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, dia 17, o PDA. Estiveram presentes no evento os presidentes, diretores e executivos dos sindicatos ligados à Fecomércio-RS. O presidente da Federação, Zildo De Marchi, abriu o evento destacando que um programa como este poderá elevar o conceito do sindicalismo patronal na sociedade. “O fortalecimento do associativismo elevará as ações dos nosso sindicatos e, por consequência, os benefícios das nossas empresas”, avaliou.

    Dentro da apresentação do Programa, o assessor de planejamento da CNC, Rodrigo Webster, explicou que entre as metas do PDA estão a ampliação da representatividade e a sustentabilidade dos sindicatos, valorização da imagem destes órgãos perante os empresários e sociedades, fortalecimento das ações dos sindicatos em defesa dos interesses dos representados e fortalecimento o movimento sindical empresarial. “A ideia é de que este programa seja um grande canal de divulgação e interação sobre o associativismo”, afirmou Webster.

    O professor e consultor de estratégias de comunicação e marketing, Mario Persona, ministrou a palestra “Importância do Associativismo”. Ele afirmou que o valor é um benefício às empresas que podem atuar junto aos clientes e sindicatos formando uma cadeia entre estes três pontos balizada no relacionamento. “A empresa que aposta no marketing e na inovação para chegar ao seu cliente além de manter um bom relacionamento com ele e com o seu sindicato patronal colherá bons frutos no mercado, pois, somente assim ele poderá identificar, analisar e entender o mercado.” – ressaltou Persona.

  • Mercado de trabalho segue forte, mas em ritmo menor do que o verificado em 2010

    O Brasil criou em abril 272.225 empregos formais em abril, um aumento de 0,75% em relação a março. Os dados, divulgados em 17 de maio pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que o País continua com o mercado de trabalho firme, mas em ritmo menor do que o verificado em 2010.

    O Brasil criou em abril 272.225 empregos formais em abril, um aumento de 0,75% em relação a março. Os dados, divulgados em 17 de maio pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que o País continua com o mercado de trabalho firme, mas em ritmo menor do que o verificado em 2010.

    Os números do Caged mostram que a geração de emprego em 2011 está aproximadamente 20% menor que no ano passado. “Com um ritmo menor de expansão do mercado de trabalho, é provável que o crescimento das vendas também seja menor esse ano”, explica Fabio Bentes, da Divisão Econômica da CNC. A previsão da entidade para este ano de uma alta de 7,4% nas vendas do varejo. Em 2010 o comércio registrou crescimento de 10,9%.

    Bentes não acredita que o mercado de trabalho vá repetir a geração recorde de vagas de 2010 quando foram criados 2,5 milhões de novas vagas, segundo informações do Caged. “Contando com a desaceleração econômica deste ano, nossa expectativa é de que sejam abertos 1,6 milhões de postos”, explica o economista.

    O resultado de abril foi oriundo de 1.774.378 admissões e 1.502.153 desligamentos, ambos os maiores para o mês. O desempenho foi gerado com a expansão generalizada do emprego entre os setores, com Serviços e Comércio registrando saldo recorde para o mês, com 114.434 e 41.587 novos postos, respectivamente. “O setor de serviços e o comércio são, naturalmente, os que absorvem a maior parcela da mão-de-obra no Brasil, aproximadamente 62% do total. O dados de abril mostram que, descontados os efeitos sazonais, os setores que mais vem crescendo em termos relativos este ano são a construção civil e extração mineral, ambos com 3,8%”, complementa o economista.

  • Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) – maio 2011

    A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas, contas e dívidas em atraso, e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

    A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas, contas e dívidas em atraso, e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

  • Comissão do Senado vota projetos de proteção ao consumidor

    A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado deliberou nesta terça-feira (17) sobre algumas matérias que versam sobre proteção ao consumidor.

    A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado deliberou nesta terça-feira (17) sobre algumas matérias que versam sobre proteção ao consumidor.

    O PLS 189/2009, de autoria do senador Gim Argello (PTB-DF), altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90). A matéria fixa prazo de 15 dias para que o lojista ou fornecedor devolva, em dobro, valores pagos indevidamente. A proposta prevê ainda multa de 10% sobre o valor a ser devolvido, caso o fornecedor descumpra o prazo estabelecido. Pelo texto em vigor, o fornecedor não tem prazo para fazer a devolução do que foi cobrado indevidamente. A Comissão aprovou o projeto em caráter terminativo, que segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

    A proposta inicial de Gim Argello sugeria um prazo de cinco dias, contados a partir do recebimento da solicitação pelo fornecedor, para essa devolução. Todavia, o senador João Pedro (PT-AM) considerou importante a definição de prazo para proteger o consumidor. O prazo de cinco dias sugerido pelo autor é excessivamente curto e poderia cercear a defesa do fornecedor, avaliou João Pedro.

    O Projeto de Lei da Câmara – PLC 151/2010 (PL 3600/2008, na Câmara) –, que previa o prazo de dez dias para a devolução, foi rejeitado pela CMA. Na avaliação do relator da matéria, senador Pedro Taques (PDT-MT), o projeto “apenas dificultaria o ressarcimento do consumidor lesado”.

    A Comissão também rejeitou projeto de lei de autoria do ex-deputado Celso Russomano que prevê substituição de produto com defeito, o abatimento do preço do produto ou a restituição do dinheiro pago pelo consumidor, sempre que a substituição das partes defeituosas puder comprometer sua segurança. O relator da proposta – PLC 328/2009 (PL 3881/2008, na Câmara) –, senador Aníbal Diniz (PT-AC), argumentou que o assunto já está previsto na legislação. Apesar de tramitar em cárter terminativo na Comissão, o Regimento permite que a matéria seja examinada em Plenário, apesar de rejeitada pela Comissão. O requerimento para a nova votação é do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

    A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) acompanha os temas de interesse do comércio brasileiro em tramitação nas Casas Legislativas, por meio da Assessoria junto ao Poder Legislativo (Apel).

  • Endividamento e inadimplência em alta

    No mês de maio, o percentual de famílias brasileiras que declarou possuir dívidas aumentou em relação a abril de 2011, passando de 62,6% para 64,2%. Também na comparação com abril, o percentual de com dívidas ou contas em atraso cresceu, passando de 23,4% para 24,4% das famílias ouvidas pela Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulga hoje, 18 de maio.

    No mês de maio, o percentual de famílias brasileiras que declarou possuir dívidas aumentou em relação a abril de 2011, passando de 62,6% para 64,2%. Também na comparação com abril, o percentual de com dívidas ou contas em atraso cresceu, passando de 23,4% para 24,4% das famílias ouvidas pela Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulga hoje, 18 de maio.

    Porém, até o momento, a alta da inadimplência tem sido moderada, destaca a entidade. “O crescimento dos empréstimos em ritmo mais rápido do que o da renda, o aumento do custo do crédito e o espaço reduzido para elevações nos prazos de financiamento estão levando a um maior comprometimento da renda das famílias brasileiras com dívidas. Esse fato, somado à elevação do custo de vida, sugerem uma elevação da inadimplência nos próximos meses”, afirma Marianne Hanson, economista da entidade.

    O percentual que declarou não ter condições de pagar suas contas ou dívidas voltou a subir após queda expressiva no mês passado alcançando 8,6% do total de famílias. De acordo com a CNC, tanto o percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso e que não terão condições de pagar seus débitos estão no patamar mais elevado do ano de 2011 sem, contudo, superar os níveis observados em 2010 para o mês de maio.

    Clique aqui para ver a íntegra das pesquisas.

  • Desenvolvimento do Nordeste será tema de reuniões em vários estados

    A Subcomissão Permanente de Desenvolvimento do Nordeste, que funciona no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), programou extenso cronograma de reuniões, a ter início em 23 de maio, com o objetivo de discutir as ações da União previstas para cada estado, as propostas do Fórum de Governadores e os aspectos específicos dos temas prioritários definidos. Os encontros terão lugar nos estados integrantes da região da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

    A Subcomissão é presidida pelo senador Wellington Dias (PT-PI).

    A Subcomissão Permanente de Desenvolvimento do Nordeste, que funciona no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), programou extenso cronograma de reuniões, a ter início em 23 de maio, com o objetivo de discutir as ações da União previstas para cada estado, as propostas do Fórum de Governadores e os aspectos específicos dos temas prioritários definidos. Os encontros terão lugar nos estados integrantes da região da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

    A Subcomissão é presidida pelo senador Wellington Dias (PT-PI).

    Conheça o cronograma:

    23 de maio, em Alagoas – Tema: Desequilíbrio estrutural

    6 de junho, na Paraíba – Tema: Infraestrutura/ZPEs e zonas francas

    13 de junho, no Piauí – Tema: Políticas sociais para erradicação da miséria

    4 de julho, na Bahia – Tema: Educação, ciência, tecnologia e inovação

    11 de julho, em Pernambuco – Tema: Integração dos órgãos do Nordeste

    15 de agosto, em Sergipe – Tema: Turismo e cultura /bacia do Xingó

    29 de agosto, no Ceará – Tema: Recursos Hídricos

    5 de setembro, no Maranhão – Tema: Revitalização dos rios São Francisco e Parnaíba

    19 de setembro, no Rio Grande do Norte – Tema: Projetos de energia renovável

    10 de outubro, no Espírito Santo – Tema: Política de mineração

    24 de outubro, em Minas Gerais – Tema: Definição da área do semi-árido/política de atração de investimentos privados.

  • República Tcheca realiza almoço típico no Restaurante-Escola Senac

    A embaixada da República Tcheca, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou, em 17 de maio, no Restaurante-Escola Senac, no anexo IV da Câmara dos Deputados, um almoço com pratos típicos da culinária do país. Um dos destaques do evento foi a degustação de algumas modalidades da cerveja tcheca, mundialmente conhecida.

    A embaixada da República Tcheca, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou, em 17 de maio, no Restaurante-Escola Senac, no anexo IV da Câmara dos Deputados, um almoço com pratos típicos da culinária do país. Um dos destaques do evento foi a degustação de algumas modalidades da cerveja tcheca, mundialmente conhecida.

    O embaixador da República Tcheca, Ivan Jančárek, e o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) recepcionaram os convidados, dentre eles deputados, senadores e empresários.   

    Ao abrir o evento, o embaixador Ivan Jančárek agradeceu à CNC, “que deu grande apoio para a realização deste evento. E também aos empresários aqui presentes, interessados na parceria com nosso país, para o comércio de nossa cerveja”.

    O vice-presidente Financeiro da CNC, Luiz Gil Siuffo, ressaltou o trabalho do Senac no apoio à capacitação de profissionais para o mercado de serviços e turismo. “Esses 18 jovens aqui presentes como garçons são alunos. Estão aqui para aprender e se profissionalizar. A escolha deste local para a realização do evento é um reconhecimento do trabalho do Senac, e muito nos honra. Estamos à disposição para mantermos parceria com a República Tcheca”, disse Gil Siuffo.

    Durante a degustação das cervejas de origem tcheca, entre elas a famosa Pilsner Urquell, a lager mais conhecida no mundo. A sommelière de cervejas Carolina Oda fez uma breve apresentação explicando a origem do produto. “Esta é uma cerveja leve, de cor dourada, que se destaca por ser a primeira cerveja translúcida. Até a sua criação, no ano de 1842, na cidade de Pilsen, na República Tcheca, as cervejas eram opacas e de coloração pouco atraente aos olhos.”

    Em um telão, a embaixada exibiu fotos das belas paisagens tchecas, entre elas de enormes castelos, igrejas, pontes e de algumas personalidades, como o ex-presidente brasleiro Juscelino Kubitschek, de origem tcheca.

  • Comissão de Educação do Senado quer discutir polêmicas sobre livros didáticos

    O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, senador Roberto Requião (PMDB/PR), anunciou nesta terça-feira (17), que realizará na próxima semana audiência pública destinada a debater as “críticas ao governo de Fernando Henrique Cardoso e elogios ao governo de Luís Inácio Lula da Silva” nos livros didáticos aprovados pelo Ministério da Educação.

    O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, senador Roberto Requião (PMDB/PR), anunciou nesta terça-feira (17), que realizará na próxima semana audiência pública destinada a debater as “críticas ao governo de Fernando Henrique Cardoso e elogios ao governo de Luís Inácio Lula da Silva” nos livros didáticos aprovados pelo Ministério da Educação.

    A comissão também deverá discutir os livros que equiparariam a língua popular à norma padrão da língua portuguesa, que têm despertado polêmica nos últimos dias. O ministro da Educação, Fernando Haddad será convidado a debater.

    De acordo com notícia publicada pela Agência Senado, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) recordou que ainda não existe um “distanciamento crítico”, em termos históricos, para incluir nos livros didáticos elogios ou críticas aos dois últimos presidentes da República. A seu ver, Lula e Fernando Henrique “não são personagens históricos, mas personagens políticos”.

    Por sua vez, o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) criticou a inclusão em livros didáticos de exemplos de frases em português que não seguem a norma culta da língua. O senador Waldemir Moka (PMDB-MS), da mesma forma, condenou a inclusão em livros didáticos de frases com a concordância errada e calculou que pelo menos 80% dos professores não concordariam com isso. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) lembrou o papel unificador da língua em países como China e Índia. Sem o estímulo ao uso correto da língua oficial, previu, “vamos virar a casa da mãe Joana”.

  • Sindicatos paranaenses prestigiam evento de lançamento do PDA no estado

    Representantes de 41 sindicatos do Paraná estiveram reunidos, em 12 de maio, no plenário da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomércio-PR) para o evento de lançamento do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). 

    A assessora do Departamento de Planejamento da CNC, Lílian Barbosa, esteve no evento realizando a apresentação do PDA.  “Para o sindicato continuar existindo, precisa mudar sua estratégia de atuação”, disse Lilian.

    Representantes de 41 sindicatos do Paraná estiveram reunidos, em 12 de maio, no plenário da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomércio-PR) para o evento de lançamento do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). 

    A assessora do Departamento de Planejamento da CNC, Lílian Barbosa, esteve no evento realizando a apresentação do PDA.  “Para o sindicato continuar existindo, precisa mudar sua estratégia de atuação”, disse Lilian.

    Logo em seguida, o publicitário Toni Lourenço ministrou a palestra “A importância do Associativismo” para os paranaenses. “Os empresários se assustam quando ouvem a palavra sindicato, porque muitas vezes, não ganham nada com a associação. É preciso que os sindicatos ofereçam atrativos às empresas, que envolvam sua participação. Não existe desenvolvimento sem envolvimento”, explicou.

    Para o presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, os sindicatos devem dar mais atenção à prestação de seus serviços aos associados, sendo mais do que uma simples entidade que representa uma classe. “Não dá mais pra ser só representativo. Hoje, só sobrevive o sindicato que presta serviços”, disse Piana.

    O PDA está sendo lançado simultaneamente por todo o País em eventos promovidos pela CNC. Para mais informações, basta acessar o blog do PDA, onde é possível encontrar detalhes do programa, vídeos, datas de eventos e reportagens relacionadas aos assuntos sindicais e empresariais.

  • Fecomércio-SE realiza evento de lançamento do Programa de Desenvolvimento Associativo

    No dia 10 de maio, aconteceu o lançamento do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) em Sergipe. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomércio-SE), Abel Gomes, realizou a abertura do evento, que aconteceu em Aracaju. O assessor técnico do Departamento de Planejamento da CNC (Deplan-CNC), Alexandre Macedo, esteve presente para fazer a apresentação do programa.

    No dia 10 de maio, aconteceu o lançamento do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) em Sergipe. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomércio-SE), Abel Gomes, realizou a abertura do evento, que aconteceu em Aracaju. O assessor técnico do Departamento de Planejamento da CNC (Deplan-CNC), Alexandre Macedo, esteve presente para fazer a apresentação do programa.

    Alexandre explicou que o programa está vinculado ao Sistema de Excelência em Gestão Sindical. “Ele está dentro do guarda-chuva do SEGS e o seu objetivo é fornecer ferramentas necessárias a fim de que as entidades trabalhem direcionadas para o empresário representado, objetivando buscar trazê-los para a entidade”, ressaltou.

    Em seguida, Alexandre falou da importância do PDA e de suas aplicações nos sindicatos e empresas associadas no Sergipe. “As entidades de representação precisam rever suas estratégias de atuação. Nós estamos vendo que o mundo mudou muito, e hoje temos que tratar os empresários como clientes, como alguém que vem em busca de algo que lhes agregue, deem vantagens e levem vantagens a eles”, concluiu.

    Os representantes de sindicatos sergipanos presentes ao evento puderam conferir a palestra “A importância do Associativismo”, ministrada pelo publicitário Toni Lourenço, que mostrou ações que as entidades sindicais podem adotar para se fortalecer. “O sindicato de hoje não pode ser o mesmo da década de 40. O PDA pretende conscientizar os presidentes e diretores dos sindicatos de que hoje os empresários precisam de benefícios, de vantagens para poder valorizar a sua presença no sindicato”, pontuou Lourenço.

    Os eventos de lançamento do PDA nos estados estão acontecendo de forma gradual, mas todos os estados do Brasil devem já estar com o programa em funcionamento até o começo do mês de junho. Para acompanhar as novidades do PDA, a CNC criou um blog com informações sobre o programa que é atualizado constantemente.