Blog

  • SEGS no 26º Encontro Nacional de Sindicatos Patronais

    Na semana de 21 a 23 de abril, Sergipe foi sede do 26º Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, promovido pela Associação dos Sindicatos Patronais em parceria com a Federação do Comércio de Sergipe. Nesta edição, o tema escolhido para discussão foi “Eficiência com Gestão Participativa” e contou com a participação de diversos convidados para debate de assuntos ligados ao sindicalismo.

    Na semana de 21 a 23 de abril, Sergipe foi sede do 26º Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, promovido pela Associação dos Sindicatos Patronais em parceria com a Federação do Comércio de Sergipe. Nesta edição, o tema escolhido para discussão foi “Eficiência com Gestão Participativa” e contou com a participação de diversos convidados para debate de assuntos ligados ao sindicalismo. O presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, marcou presença e fez o discurso de abertura do evento.

    Os desafios da gestão na busca de resultados foi o painel apresentado por Daniel Lopez, chefe do Deplan, que falou sobre o SEGS. Daniel explicou que o programa segue os fundamentos dos principais modelos de gestão da qualidade do mundo, porém com métricas adequadas à realidade das entidades sindicais: “Um sindicato ou Federação reconhecido pela sociedade e pelos empresários, com influência política, estruturas física e financeira sólidas e com funcionários qualificados, resulta em uma entidade de alto nível”, destacou Lopez, que aproveitou o momento para homenagear Flávio Sabbadini, ex-vice-presidente da CNC e ex-presidente do Sistema Fecomércio-RS, falecido em janeiro deste ano, como um dos grandes incentivadores do SEGS em nível nacional.

    O diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, abordou a necessidade de uma gestão participativa, com lideranças éticas e que promovam o comprometimento da diretoria e colaboradores na execução das ações planejadas e para a obtenção das metas estabelecidas: “O empresário, sozinho, é vulnerável frente às ações extremas como concorrência desleal, pirataria, entre outros. E os sindicatos, então, devem ser a solução para a longevidade das empresas”, afirmou.

  • Fecomercio-RS debate sindicalismo patronal e entrega certificados do SEGS

    No último dia 8 de abril, o presidente da Fecomercio-RS, Moacyr Schukster, entregou aos representantes das 81 entidades que concluíram o ciclo 2009 do SEGS, os certificados de participação no programa, acrescidos do troféu “Entidade Rumo à Excelência em Gestão Sindical”, confeccionado pela Federação.

    No último dia 8 de abril, o presidente da Fecomercio-RS, Moacyr Schukster, entregou aos representantes das 81 entidades que concluíram o ciclo 2009 do SEGS, os certificados de participação no programa, acrescidos do troféu “Entidade Rumo à Excelência em Gestão Sindical”, confeccionado pela Federação. Em seu discurso, Schukster afirmou que uma boa gestão é feita com simplicidade e precisa levar a bons resultados: “Aquilo que não pode ser explicado de forma simples não poderá ser dito para uma equipe, pois se não for entendido não será bem executado”.

    Após a entrega dos certificados, foi realizado o Fórum de Relações Sindicais e do Trabalho, um evento para tratar das negociações coletivas e os aspectos econômicos que envolvem o processo. Na abertura, o diretor da Comissão Permanente de Relações Sindicais e do Trabalho (Copersind), Régis Feldman, falou da importância das relações entre empresas e sindicatos patronais. Logo em seguida, Flávio Obino Filho, consultor jurídico da Federação, deu início ao painel A Responsabilidade do Sindicato Patronal, ressaltando o compromisso dos presidentes de sindicatos no comando de uma entidade: “A Fecomercio-RS tem a estrutura necessária para atender, apoiar e acompanhar estes sindicatos que, com o tempo, se transformarão em grandes entidades patronais”, afirma Obino.

    Na sequência, a gerente de RH das Lojas Renner, Clarice Martins Costa, falou sobre “o outro lado da mesa”, durante o painel A repercussão nas empresas. Clarice explicou o impacto dos sindicatos dentro de uma empresa e o quanto elas precisam buscar um equilíbrio nas negociações oferecidas pelos sindicatos, com o objetivo de impactar negócios: “É preciso haver ciência de que um valor arredondado durante uma negociação coletiva pode parecer pequeno para os negociadores, mas para uma grande empresa a repercussão é enorme, pois todos os salários serão reajustados a partir da baliza definida entre sindicatos patronais e de trabalhadores”, afirmou.

    O segundo bloco de apresentações do Fórum de Relações Sindicais e do Trabalho teve como palestrantes o economista Marcelo Portugal e o consultor jurídico da Fecomércio-RS, Antônio Job Barreto. Portugal traçou alguns cenários que serão enfrentados pelos dirigentes sindicais durante os processos de negociações coletivas e também do Piso Regional, fazendo, para isso, uma avaliação sobre a evolução do salário mínimo nacional, a atual situação do mercado de trabalho do país e Estado e ainda as estimativas de crescimento e inflação para este ano.

  • Gestão em sustentabilidade na Fecomercio-MG

    Na edição de fevereiro da publicação mensal Comércio Informativo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais, o SEGS foi pauta da matéria “Sustentabilidade para uma gestão de qualidade”, com a colaboração de Kátia Magalhães, multiplicadora do programa na federação.

    A reportagem trata da excelência em gestão para uma sustentabilidade eficaz, um tema que é abordado no trabalho que o SEGS tem realizado junto às federações e sindicatos.

    Na edição de fevereiro da publicação mensal Comércio Informativo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais, o SEGS foi pauta da matéria “Sustentabilidade para uma gestão de qualidade”, com a colaboração de Kátia Magalhães, multiplicadora do programa na federação.

    A reportagem trata da excelência em gestão para uma sustentabilidade eficaz, um tema que é abordado no trabalho que o SEGS tem realizado junto às federações e sindicatos. Por isso, em alinhamento com o programa, a Fecomercio-MG colocou em prática, desde novembro de 2009, o PEAM (Programa de Educação Ambiental para Sustentabilidade), previsto no Planejamento Estratégico da entidade.

    O PEAM tem como proposta estimular a mudança do comportamento dos funcionários por meio de uma nova cultura institucional, que envolve o Critério 4 do SEGS – Sociedade. “Quando foram definidos os fundamentos da excelência, destacamos dois conceitos para trabalhar: Responsabilidade Social e Geração de Valores. O SEGS foi peça fundamental que nos impulsionou a dar início a implementação dos conceitos na federação”, afirma Kátia.

    Segundo Kátia, trabalhando com geração de valores e responsabilidade social, a entidade conseguiu evoluir em muitos aspectos: “Os resultados foram mais consistentes, a partir de indicadores definidos, e alcançamos a relação ética e transparente nos projetos, o que gerou uma transformação muito significativa para as partes envolvidas”, declara.

    Leia a matéria na íntegra.

  • Fecomercio-CE entrega certificados do ciclo 2009 do SEGS

    No dia 15 de março, a Fecomercio-CE realizou um evento para o lançamento do Relatório Ações e Resultados 2009 da federação, publicação que compila todas as principais conquistas da entidade do ano que passou e aproveitou a ocasião para realizar a entrega dos certificados do Ciclo 2009 do SEGS aos 19 sindicatos filiados ao programa.

    No dia 15 de março, a Fecomercio-CE realizou um evento para o lançamento do Relatório Ações e Resultados 2009 da federação, publicação que compila todas as principais conquistas da entidade do ano que passou e aproveitou a ocasião para realizar a entrega dos certificados do Ciclo 2009 do SEGS aos 19 sindicatos filiados ao programa. Estiveram presentes, além do presidente da federação, Luiz Gastão Bittencourt, 300 convidados, dentre eles presidentes dos sindicatos, executivos do mercado, e outros.

    Para representar o Deplan, Márcia Alves, assessora que atende a federação, esteve presente na cerimônia em que Luiz Gastão discursou sobre o SEGS e a importância do programa na gestão de cada entidade: “O SEGS se constitui em uma moderna ferramenta que sinaliza para um novo sindicalismo no Brasil”, afirmou.

    O avaliador do SEGS do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Carnes Frescas, Ragner Queiroz, ressaltou a importância do recebimento do certificado: “Demonstra o apoio e o reconhecimento que a Fecomercio-CE tem dado aos sindicatos, contribuindo para que a cada ano os sindicatos locais se fortaleçam”, afirma.

  • Novidades para o ciclo 2010 no V Encontro de Multiplicadores do SEGS

    Em sua quinta edição, o Encontro de Multiplicadores do SEGS, que aconteceu no dia 16 de março, na sede da CNC, no Rio de Janeiro, é o evento que dá início às atividades do Ciclo 2010. Neste primeiro encontro, estiveram presentes representantes de 32 federações participantes do programa, agora permanente na CNC.

    Antes de dar início às apresentações, foi prestada uma homenagem a Flávio Sabbadini, ex-vice-presidente administrativo da CNC, que faleceu em 15 de janeiro deste ano.

    Em sua quinta edição, o Encontro de Multiplicadores do SEGS, que aconteceu no dia 16 de março, na sede da CNC, no Rio de Janeiro, é o evento que dá início às atividades do Ciclo 2010. Neste primeiro encontro, estiveram presentes representantes de 32 federações participantes do programa, agora permanente na CNC.

    Antes de dar início às apresentações, foi prestada uma homenagem a Flávio Sabbadini, ex-vice-presidente administrativo da CNC, que faleceu em 15 de janeiro deste ano. “Ele foi o grande incentivador do SEGS em nível nacional”, declarou José Paulo da Rosa, diretor regional do Senac Rio Grande do Sul, na abertura do Encontro. O consultor sindical da presidência, Renato Rodrigues, lembrou a trajetória de Sabbadini e afirmou estar muito satisfeito com sua aproximação do SEGS: “A pedido da Secretaria Geral da CNC, hoje estou diretamente envolvido com o programa, o que me deixa muito feliz e orgulhoso”.

    Como todo começo de ano, foram demonstradas as novidades e melhorias para o ciclo, e as ações serão realizadas junto aos assessores. Daniel Lopez, chefe do Deplan, apresentou os projetos, previstos no Plano Estratégico CNC 2007-2020, para os anos 2010 e 2011. Dentre os listados, está o Marketing Associativo, que consiste na produção de materiais para as entidades aderidas, e a implantação de Sistemas Gerenciais, ferramentas e softwares que facilitam a gestão das entidades.

    De acordo com Luciano Santana, assessor do Deplan, novos treinamentos foram adicionados aos critérios já previstos no Guia de Excelência, possibilitando uma prática mais criteriosa da gestão. O destaque é o Treinamento Inicial, que tem o objetivo de melhorar o entendimento dos participantes sobre o sistema sindical e o uso do SEGS como ferramenta de gestão, e incentivar e orientar a implementação de sistemas de medição de indicadores. “Com a contratação de mais dois novos assessores, vamos poder dar mais atenção às federações, atendendo a uma reinvindicação dos multiplicadores”, afirmou.

    Márcia Alves, também assessora do Deplan, disse que a meta é atender as sugestões dos multiplicadores, compiladas na teia de prioridades, realizada no IV Encontro, em Brasília: “A Cartilha de Ferramentas da Qualidade, contendo práticas e exemplos de gestão, será lançada em maio”, informou.

    O objetivo do ciclo 2010 é o trabalho das entidades com o foco em resultados, então, por meio de uma dinâmica de grupo, as federações consolidaram os indicadores prioritários para suas necessidades, depois apresentaram alternativas para monitoramento desses resultados e, ao final, compartilharam com os outros grupos. Na troca de informações, foram identificadas as dificuldades, falhas e acertos de cada entidade.

    A organização das agendas para 2010 marcou o encerramento do encontro. Os assessores Luciano Santana, Márcia Alves, Lilian Barbosa e Rodrigo Wepster, se reuniram com os multiplicadores das federações para programar as atividades do ciclo. Como afirmou José Paulo, “2010 vai ser o grande ano das ações”.

  • V Encontro de Multiplicadores já tem data marcada

    O Ciclo 2010 do SEGS terá início no dia 16 de março, terça-feira, quando acontecerá, na sede da CNC, no Rio de Janeiro, o V Encontro de Multiplicadores. Já tradicional entre as ações do SEGS, o encontro reúne os representantes das federações participantes do programa, caracterizando-se como um momento de aproximação entre as entidades que fazem parte do projeto. Nele, são analisados os resultados obtidos e realizados debates sobre as diretrizes e formas de trabalho, além do planejamento das etapas subsequentes e, principalmente, a troca de experiência entre as entidades.

    O Ciclo 2010 do SEGS terá início no dia 16 de março, terça-feira, quando acontecerá, na sede da CNC, no Rio de Janeiro, o V Encontro de Multiplicadores. Já tradicional entre as ações do SEGS, o encontro reúne os representantes das federações participantes do programa, caracterizando-se como um momento de aproximação entre as entidades que fazem parte do projeto. Nele, são analisados os resultados obtidos e realizados debates sobre as diretrizes e formas de trabalho, além do planejamento das etapas subsequentes e, principalmente, a troca de experiência entre as entidades.

  • 7 dicas de como ter uma gestão financeira eficaz

    O artigo publicado no site da revista HSM Management, “7 dicas de como ter uma gestão financeira eficaz”, aborda a gestão financeira como peça fundamental para a eficácia do trabalho dentro de uma corporação. Para isso, são necessárias ferramentas apropriadas, o empenho e a dedicação dos administradores e sócios da instituição. O consultor Fábio Cornibet, da CFN Consultoria, dá dicas e adianta que os resultados são uma melhora significativa na rentabilidade da empresa, na geração de caixa e no valor da empresa.

    Leia o artigo na íntegra.

    O artigo publicado no site da revista HSM Management, “7 dicas de como ter uma gestão financeira eficaz”, aborda a gestão financeira como peça fundamental para a eficácia do trabalho dentro de uma corporação. Para isso, são necessárias ferramentas apropriadas, o empenho e a dedicação dos administradores e sócios da instituição. O consultor Fábio Cornibet, da CFN Consultoria, dá dicas e adianta que os resultados são uma melhora significativa na rentabilidade da empresa, na geração de caixa e no valor da empresa.

    Leia o artigo na íntegra.

  • Novos projetos sob a gestão do SEGS

    A partir de agora, novos projetos serão realizados sob a estrutura do SEGS. Um deles, por exemplo, o Fomento ao Associativismo, consiste em disseminar para as entidades sindicais métodos para captação de associados. O Sistemas Gerenciais aborda o alinhamento nacional de ferramentas de gestão necessárias a federações e sindicatos, padronizando processos e recursos de informática. Já o Desenvolvimento de Executivos Sindicais consiste em um programa de capacitação para executivos de sindicatos do Sistema CNC.

    A partir de agora, novos projetos serão realizados sob a estrutura do SEGS. Um deles, por exemplo, o Fomento ao Associativismo, consiste em disseminar para as entidades sindicais métodos para captação de associados. O Sistemas Gerenciais aborda o alinhamento nacional de ferramentas de gestão necessárias a federações e sindicatos, padronizando processos e recursos de informática. Já o Desenvolvimento de Executivos Sindicais consiste em um programa de capacitação para executivos de sindicatos do Sistema CNC. E o projeto de Incentivo à Criação de Cooperativas de Crédito para o Empresário busca oferecer um serviço essencial à vitalidade das empresas.

    Leia a matéria na íntegra no pdf do CNC Notícias

  • Números que falam por si, voltados para 2010

    O SEGS é um projeto que foi implementado entre os anos de 2008 e 2009. A partir de janeiro de 2010, passou a ser um Programa Permanente da CNC. Os números mostram a dimensão do trabalho realizado: em dois anos, foram 704 adesões.

    O SEGS é um projeto que foi implementado entre os anos de 2008 e 2009. A partir de janeiro de 2010, passou a ser um Programa Permanente da CNC. Os números mostram a dimensão do trabalho realizado: em dois anos, foram 704 adesões. Somente em 2009 foram 501 autoavaliações entregues, 435 avaliações de consenso, 428 entidades reconhecidas, 582 entidades treinadas, 980 pessoas treinadas, com aproximadamente 2.500 participações.

    O SEGS tem como premissa, antes de cada ciclo, revisar e aprimorar o processo de trabalho junto aos sindicatos e federações aderidos, buscando suprir as necessidades e reformular estratégias para uma atuação diferenciada. Para 2010, o Deplan vai aplicar o SEGS com foco maior em medição e análise do desempenho na implementação de práticas, pois para ter uma boa gestão é preciso representar em forma de números a evolução das entidades.

    O programa se dividirá em Encontro de Multiplicadores, que consiste na abertura do ciclo de trabalho com o encontro entre o Deplan e todos os representantes das Federações, para passar as diretrizes do ano; Treinamento Inicial, quando as entidades poderão reciclar e aprimorar os conceitos sobre entidade sindical, o papel dos dirigentes e executivos e a importância dos resultados e indicadores para a gestão de uma entidade patronal; Implementação de Práticas, momento em que os assessores do Deplan iniciam o trabalho de implementação das práticas de gestão de acordo com as necessidades e prioridades de cada federação e dos Sindicatos de sua base; Treinamento de Avaliadores, que aborda o aspecto comportamental de um avaliador e os critérios e pontuação do Guia de Excelência; Autoavaliação e Avaliação de Consenso, quando as entidades farão um diagnóstico da gestão e utilizarão a autoavaliação para realizar, posteriormente, o consenso desta junto com um avaliador de outra entidade; e Reconhecimento, etapa em que as entidades que entregarem a avaliação de consenso receberão o reconhecimento da CNC de “Entidade rumo à Excelência”. “Com essas mudanças, o SEGS fica adaptado às necessidades das entidades participantes e à melhoria do processo de implementação do programa”, diz Lilian Barbosa, assessora do Deplan.

    Leia a matéria na íntegra no pdf do CNC Notícias

  • Programa avança em 2010 como proposta da CNC

    Em 18 de maio do ano passado, o jornal Folha de S. Paulo chamava a atenção para um assunto muito debatido sobre o sindicalismo patronal do setor terciário. Intitulada “Patronato vive crise de representatividade”, a reportagem pregava a necessidade de se reavaliar o papel dos sindicatos de empregadores e de empregados no caminho da prestação de serviços, entre outras ideias.

    Antes da matéria, a CNC já havia vislumbrado as necessidades e oportunidades de mudanças em seu Sistema.

    Em 18 de maio do ano passado, o jornal Folha de S. Paulo chamava a atenção para um assunto muito debatido sobre o sindicalismo patronal do setor terciário. Intitulada “Patronato vive crise de representatividade”, a reportagem pregava a necessidade de se reavaliar o papel dos sindicatos de empregadores e de empregados no caminho da prestação de serviços, entre outras ideias.

    Antes da matéria, a CNC já havia vislumbrado as necessidades e oportunidades de mudanças em seu Sistema. Quando a entidade elaborou seu Plano Estratégico 2007-2020, incluiu em suas ações futuras medidas focadas em mais resultados e em uma gestão que defenda e represente de maneira mais efetiva os interesses dos empresários. Um dos projetos incluídos nesse planejamento, o Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), obteve, após dois anos de implementação, resultados acima do esperado. O SEGS é um programa que incentiva o desenvolvimento da excelência na gestão das federações e dos sindicatos filiados ao Sicomercio, por meio de critérios baseados nos fundamentos do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). É um trabalho que atende e auxilia no alcance da estratégia da CNC, cuja missão é “Assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade”.

    Daniel Lopez, chefe do Departamento de Planejamento (Deplan) da CNC, responsável pela administração do trabalho, enfatiza que o SEGS é um sistema de diagnóstico. “Com ele, podemos verificar o estágio de desenvolvimento gerencial, identificar lacunas e possibilitar o desenvolvimento da entidade por meio da elaboração e implementação de um Plano de Melhorias”, complementa. Segundo Lopez, o processo envolve a identificação do grau de gestão em que se encontram as entidades em relação a aspectos de representatividade, associativismo, gestão financeira e serviços oferecidos, entre outros, por meio de questionamentos formulados no Guia de Excelência SEGS, disponível em www.portaldocomercio.org.br/segs/download.asp.

    Com o Guia, as entidades são capazes de fazer seu próprio diagnóstico em relação à gestão e construir planos de melhoria. O ciclo anual do SEGS é realizado em parceria com as federações estaduais e nacionais e inclui várias etapas – Encontro de multiplicadores, Treinamento inicial, Implementação de práticas, Treinamento de avaliadores, Autoavaliação, Avaliação de consenso e Reconhecimento da “Entidade em busca da excelência”.

    Leia a matéria na íntegra no pdf do CNC Notícias.