Blog

  • Fecomercio-MS realiza o I Encontro de Sindicatos do estado

    A Fecomercio-MS realizou, no dia 4 de fevereiro, o I Encontro de Sindicatos do Setor Terciário de Mato Grosso do Sul. Entidades do comércio de bens, serviços e turismo de Amambai, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Campo Grande, entre outras, participaram do encontro que deu início ao ciclo de treinamentos do SEGS.

    A iniciativa, inédita no estado, reuniu representantes de cerca de 20 sindicatos, com o objetivo de identificar práticas gerenciais de sucesso e ferramentas para a melhoria da gestão das entidades.

    A Fecomercio-MS realizou, no dia 4 de fevereiro, o I Encontro de Sindicatos do Setor Terciário de Mato Grosso do Sul. Entidades do comércio de bens, serviços e turismo de Amambai, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Campo Grande, entre outras, participaram do encontro que deu início ao ciclo de treinamentos do SEGS.

    A iniciativa, inédita no estado, reuniu representantes de cerca de 20 sindicatos, com o objetivo de identificar práticas gerenciais de sucesso e ferramentas para a melhoria da gestão das entidades. Ao apresentar o SEGS, o vice-presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, disse que o programa está desenhado em conformidade com a realidade sindical, considerando todos os pontos críticos para o sucesso no exercício de administrar, incluindo a liderança, o planejamento estratégico, o relacionamento com os representados e associados, a interação com a sociedade e a força de trabalho, a organização das informações e dos processos e a análise dos resultados obtidos. “O SEGS será um instrumento ímpar que permitirá a cada entidade participante atingir o alto nível de gestão, tornando-se referência no cenário sindical nacional”, concluiu.

  • Sindilojas Caxias do Sul conectado com os associados

    Em plena era tecnológica, onde tudo está conectado à internet, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caxias do Sul (Sindilojas – Caxias do Sul) resolveu modernizar os serviços prestados aos seus associados lojistas. O sindicato, através de uma parceria firmada com uma empresa de tecnologia da informação, desenvolve sites para aqueles que sentem a necessidade de ampliar sua presença no mercado.

    De acordo com o coordenador comercial do Sindilojas-CS, Jeferson Silva, o projeto é antigo, mas só entrou em vigor há pouco tempo.

    Em plena era tecnológica, onde tudo está conectado à internet, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caxias do Sul (Sindilojas – Caxias do Sul) resolveu modernizar os serviços prestados aos seus associados lojistas. O sindicato, através de uma parceria firmada com uma empresa de tecnologia da informação, desenvolve sites para aqueles que sentem a necessidade de ampliar sua presença no mercado.

    De acordo com o coordenador comercial do Sindilojas-CS, Jeferson Silva, o projeto é antigo, mas só entrou em vigor há pouco tempo. Por meio de uma pesquisa de satisfação, visando medir a necessidade da presença na web, confirmou-se o que era apenas uma suspeita: “O interesse existia, o que não existia era o capital para investir. A parceria possibilitou a informatização dos nossos filiados a preços acessíveis”, afirma Jeferson.

    A homepage funciona como um sistema de blog. O associado fornece as informações e recebe o site pré-montado, passível de alterações futuras, não só no conteúdo como também no layout. Além disso, paralelamente, cria-se uma caixa de e-mails, de até 10 contas, ligada ao Gmail, porém com domínio próprio.“Sabemos que o e-mail próprio gera muito mais credibilidade”.

    Para os associados que quiserem aderir ao serviço, o custo total do site chega a R$150,00, já com a taxa de registro anual do domínio incluso, e mais R$14,90 mensais de manutenção. Confira alguns links de sites que foram produzidos através desse serviço: www.motorshowmultimarcas.com.br, www.modeladoresyang.com.br, www.muinho.com.br, www.escolapastorinhas.com.br, www.acceptti.com.br, www.elisasanchez.com.br e www.madrifilmes.com.br.

  • O legado de Sabbadini

    Essa frase de impacto, repetida inúmeras vezes por Flavio Roberto Sabbadini, falecido no último dia 15, reflete bem seu estilo profissional, seu espírito empreendedor e sua incessante busca por inovação. Foi assim que ele conduziu seus mandatos, tanto como presidente do Sistema Fecomercio-Sesc-Senac do Rio Grande do Sul, quanto como vice-presidente administrativo da CNC.

    Sua filosofia era a do trabalho como indutor das transformações necessárias ao desenvolvimento do sistema sindical, do setor terciário e da sociedade brasileira.

    Essa frase de impacto, repetida inúmeras vezes por Flavio Roberto Sabbadini, falecido no último dia 15, reflete bem seu estilo profissional, seu espírito empreendedor e sua incessante busca por inovação. Foi assim que ele conduziu seus mandatos, tanto como presidente do Sistema Fecomercio-Sesc-Senac do Rio Grande do Sul, quanto como vice-presidente administrativo da CNC.

    Sua filosofia era a do trabalho como indutor das transformações necessárias ao desenvolvimento do sistema sindical, do setor terciário e da sociedade brasileira. Com base nisso, concentrou seus esforços na modernização da gestão das entidades, focalizando sua essência, a representação empresarial.

    Foram nove anos à frente de cargos importantes no Sistema, mas a evolução ocorrida neste período transcende o calendário e equivale a um crescimento sem precedentes no sindicalismo nacional. No Rio Grande do Sul, Sabbadini esteve à frente do processo de unificação de cinco diferentes federações, criando a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado, unindo SESC e Senac a uma mesma presidência e criando o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Ccergs). Lá, sob seu comando direto, a gestão pela qualidade e o planejamento estratégico foram ferramentas conduzidas com determinação. Números comprovam o crescimento exponencial ocorrido, incluindo o alcance de atuação do Sistema nos 496 municípios do Estado e a criação de uma rede de mais de 3 mil líderes, conectados e atuantes em prol das causas do empresariado gaúcho.

    Em nível nacional, Sabbadini assessorou o presidente da CNC, Antônio Oliveira Santos, na condução de ações inovadoras, tais como a construção do Plano Estratégico 2004-2007 da entidade, depois atualizado para o período 2007-2020 com a inclusão de 21 projetos estratégicos de vital importância para o desenvolvimento do Sistema Comércio. Foi com base nesse modelo que, incentivado por Sabbadini, ocorreu em 2007, durante o VIII Congresso do Sicomercio, a construção coletiva de um modelo de plano estratégico para as centenas de entidades (federações e sindicatos) presentes, caracterizando-se como o pontapé inicial para a busca da excelência no Sistema, movimento que, impulsionado pelas ações do SEGS-Sistema de Excelência em Gestão Sindical, ocorre atualmente em todos os estados brasileiros envolvendo mais de 2 mil líderes e executivos sindicais.

    O SEGS, defendido por Sabbadini como um dos projetos prioritários do Plano Estratégico da CNC, faz com que, desde 2008, cerca de 500 entidades do Sistema avaliem periodicamente sua gestão e recebam capacitação e consultoria especializada em técnicas e ferramentas para a melhoria da qualidade. Com isso, a CNC se faz presente no cotidiano das federações e sindicatos, promovendo troca de experiências e elevando o nível gerencial do Sistema, em busca da excelência.

    Tanto o Sistema de Excelência em Gestão Sindical, como a gestão do Plano Estratégico da CNC, são atribuições do Departamento de Planejamento da CNC – Deplan, criado por intermédio de Sabbadini com a função de prover métodos e ferramentas de auxílio à melhoria da gestão no Sistema CNC.

    Sem citar inúmeras outras iniciativas, as ações aqui relatadas representam um legado inquestionável deixado pelo dirigente, que evidenciam seu profissionalismo e seu compromisso com as responsabilidades de um líder sindical. Cabe a nós, que aqui ficamos, o desafio de continuar seus empreendimentos na inovação do Sistema, tendo nele sempre uma inspiração motivadora para fazer mais e melhor.

  • Sindióptica-GO cria departamento para oferecer serviços especializados

    O Sindióptica-GO (Sindicato do Comércio Varejista de Óptica, Jóias, Relógios, Cine-Foto e Bijouterias do Estado de Goiás) começou 2010 com mudanças na estrutura de trabalho da entidade. Em dezembro de 2009, o sindicato criou o Deóptica – Departamento de Estudos de Óptica, Lentes de Contato e Administração de Negócios.

    O Sindióptica-GO (Sindicato do Comércio Varejista de Óptica, Jóias, Relógios, Cine-Foto e Bijouterias do Estado de Goiás) começou 2010 com mudanças na estrutura de trabalho da entidade. Em dezembro de 2009, o sindicato criou o Deóptica – Departamento de Estudos de Óptica, Lentes de Contato e Administração de Negócios. Leandro Luiz Fleury Rosa, presidente do Sindióptica-GO, afirma que o SEGS foi o grande inspirador do projeto: “Com base nas ações do programa, conseguimos pôr em prática o nosso serviço”.

    De acordo com Leandro, o objetivo da criação desse novo departamento é atender a uma demanda específica de seus associados: “O Senac-GO nos dá grande suporte na área com formação de profissionais em cursos técnicos de óptica e o Deóptica veio preencher uma lacuna, proporcionando experiência de mercado com atividades de baixa carga horária”.

    Para que o serviço funcione, Leandro informa que o sindicato conta com a motivação de profissionais do setor de óptica, que são empresários e também colaboradores da entidade: “Muitos deles atuam no Senac e acabam prestando assistência ao departamento”. Segundo ele, a administração do Sindióptica-GO teve muito cuidado em organizar o novo serviço, visando atuar de forma complementar às ações do Senac-GO. “Os perfis são diferentes. O Deóptica é apenas uma porta de entrada para os empresários que querem se aprofundar nas atividades do setor”, explica.

  • Após dois anos de SEGS, Fenavist dá início às atividades da certificação ISO 9001

    A busca pela excelência nos serviços e atividades desenvolvidas tem sido o objetivo da Fenavist (Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores). Com a implantação do SEGS, muitas conquistas foram possíveis como, por exemplo, a padronização dos processos de trabalho e a organização interna.

    A busca pela excelência nos serviços e atividades desenvolvidas tem sido o objetivo da Fenavist (Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores). Com a implantação do SEGS, muitas conquistas foram possíveis como, por exemplo, a padronização dos processos de trabalho e a organização interna. O próximo passo é a adequação da federação para certificação ISO 9001:2008.

    A ISO 9001 é uma norma internacional de Gestão de Qualidade, praticada em mais de 170 países, que permite certificação por meio de auditoria externa, conduzida por organismo independente, sem vínculos políticos ou governamentais. De acordo com Rosângela Menezes, diretora-superintendente da Fenavist, ter esse reconhecimento no mercado garante ao segmento de segurança privada no Brasil uma representatividade organizada de forma transparente, que é a proposta da entidade.

    Rosângela declara que além da motivação dos funcionários e diretores da Fenavist, o SEGS ajudou a impulsionar a federação a adequar suas atividades para a certificação ISO 9001: “Ao participarmos dos ciclos 2008 e 2009 do SEGS, percebemos que a federação estava no caminho certo. Além disso, o intercâmbio com o assessor do Deplan, Luciano Santana, e com dirigentes de outras entidades proporcionou à Fenavist conhecer novos métodos e modelos de gestão que serviram para auxiliar na melhoria dos processos. A partir daí, sentimos que estávamos prontos para mais esta etapa”.

  • Expomanagement: maior encontro de gestão do Brasil

    A ExpoManagement, realizada pela HSM Management no período de 30 de novembro a 2 de dezembro, é hoje o maior evento de gestão no Brasil, consolidado como referência na comunidade executiva brasileira. É o ambiente em que estão reunidas ideias, pensamentos, tendências e os maiores especialistas mundiais do setor.

    A ExpoManagement, realizada pela HSM Management no período de 30 de novembro a 2 de dezembro, é hoje o maior evento de gestão no Brasil, consolidado como referência na comunidade executiva brasileira. É o ambiente em que estão reunidas ideias, pensamentos, tendências e os maiores especialistas mundiais do setor. A equipe do Deplan marcou presença no evento, se atualizando em relação ao que há de mais moderno em gestão em nível mundial.

    A edição de 2009 contou, no auditório principal, com palestras de Rudolph Giuliani, o ex-prefeito de Nova York que se tornou um ícone mundial após 11 de setembro de 2001, Venkat Ramaswamy, coautor do livro O futuro da competição: cocriando valor único com os clientes, e Vicente Falconi, um dos mais renomados consultores em gestão do Brasil, entre outros nomes do management.

    Na área de exposições aconteceram, em 10 auditórios, mais de 150 palestras paralelas com executivos e professores do mercado nacional e internacional, de instituições como a Fundação Dom Cabral, a Fundação Getúlio Vargas e a norte-americana Sanalosa Group, representada por Paul Niven, consultor especialista em Gerenciamento do Desempenho e Balanced Scorecard.

    Para mais informações, acesse a página oficial do encontro.

  • SEGS: um balanço do ciclo 2009 e expectativas para 2010

    São 675 avaliadores treinados no Sistema CNC em todo o Brasil, mais de 90 oficinas realizadas e 665 entidades envolvidas no programa.

    São 675 avaliadores treinados no Sistema CNC em todo o Brasil, mais de 90 oficinas realizadas e 665 entidades envolvidas no programa. Esse é o balanço do segundo ano de atividades do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), que se encerra com a etapa de Avaliação de Consenso e, em seguida, com a entrega dos certificados de participação no programa de gestão.

    Segundo os multiplicadores Eduardo Braga, da Fecomercio-BA, e José Fernando, da Fecomercio-AM, o SEGS foi um investimento que deu um resultado muito satisfatório para suas entidades e sindicatos filiados: “A expressão maior adveio dos sindicatos do interior, que, numa apresentação do projeto declararam que existiam, para eles, dois momentos do sindicalismo: um antes do SEGS e outro depois”, declara Eduardo, que também destaca como ponto alto do Ciclo 2009 a prática do Benchmarking, que ganhou mais consistência este ano.

    De acordo com José Fernando, para implantar os conceitos do projeto na Fecomercio Amazonas foi necessário quebrar paradigmas: “Foi um choque grande para todos, uma vez que estávamos trazendo uma nova cultura de gestão para os funcionários. Hoje, os processos funcionam muito melhor e todos são muito satisfeitos com o resultado. Se a federação tem uma visão sistêmica e uma boa relação com os regionais do SESC e do Senac, a ‘culpa’ é do SEGS”.

    Já para assessora do Deplan, Márcia Alves, o ano foi de consolidação dos conceitos e início de implementação das práticas: “Em 2008, as entidades conheceram e compraram o projeto. Neste ciclo, percebemos que elas entenderam a importância do SEGS e a necessidade de integração das federações com os sindicatos de suas bases. Houve uma melhor percepção de que não há concorrência entre si. Pelo contrário, uma boa prática implantada numa entidade serve como exemplo para as outras”.

    Sobre o SEGS como um projeto estratégico do Sistema Comércio, a assessora Márcia ressalta: “O apoio da CNC no desenvolvimento do programa é muito importante e as federações e sindicatos se sentem prestigiados pelo destaque que estão recebendo. O SEGS está sendo um grande diferencial para eles”.

  • Fenacon entrega certificados do Ciclo 2009 do SEGS

    Foi com o mérito de ser uma das primeiras entidades a finalizar as atividades do Ciclo 2009 do SEGS que a Fenacon aproveitou a reunião de seu Conselho de Representantes para realizar a entrega dos certificados às entidades que participaram do projeto.

    Foi com o mérito de ser uma das primeiras entidades a finalizar as atividades do Ciclo 2009 do SEGS que a Fenacon aproveitou a reunião de seu Conselho de Representantes para realizar a entrega dos certificados às entidades que participaram do projeto. Estavam presentes o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, os presidentes de 19 sindicatos participantes do SEGS e os vice-presidentes de cada região.

    Segundo o multiplicador Guilherme Tostes, a entrega dos certificados tem grande importância para a federação: “Mais do que um simples pedaço de papel, o certificado é uma materialização do reconhecimento do trabalho de um ano inteiro”.

    Na reunião, o assessor do SEGS, Luciano Santana, aproveitou a oportunidade para fazer uma exposição do projeto, a fim de estimular a participação dos sindicatos que ainda não aderiram ao programa. Guilherme acrescenta que não é objetivo da Fenacon obrigar os sindicatos a participar do SEGS, e sim motivar: “Quando o sindicato se apresenta, conversamos com o presidente para analisar a estrutura que a entidade tem para adotar o projeto. Se não for favorável, dependendo do caso, preparamos uma sugestão para adequá-lo a implantar o modelo de gestão proposto pelo SEGS”.

  • Fenacor realiza web conference sobre Liderança

    Com a presença de 26 presidentes de sindicatos filiados à Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros), a assessora do SEGS, Márcia Alves, realizou um treinamento à distância, via tecnologia web conference, sobre o Critério 1 do SEGS – Liderança.

    Com a presença de 26 presidentes de sindicatos filiados à Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros), a assessora do SEGS, Márcia Alves, realizou um treinamento à distância, via tecnologia web conference, sobre o Critério 1 do SEGS – Liderança. A web conference é utilizada para conduzir reuniões, treinamentos e apresentações por meio de um ambiente online.

    De acordo com a multiplicadora Gianni Azevedo, há mais de um ano o diretor secretário da Fenacor, Paulo Thomaz, e o vice-presidente, Nelson Feijó, responsável pelo SEGS na entidade, já haviam sugerido o uso de uma ferramenta tecnológica para encurtar as distâncias da federação com seus sindicatos, mas foi com o apoio do SEGS que a Federação conseguiu realizar a conferência online: “Devido ao sucesso que o projeto tem feito na gestão sindical, conseguimos alinhar a web conference com os conceitos do projeto a fim de utilizar esse canal para divulgar mais suas ações”.

    O treinamento, direcionado a presidentes e diretores, foi um sucesso: “Todos interagiam fazendo perguntas ao vivo durante a apresentação da Márcia. Depois, passamos a todos uma avaliação do treinamento e o resultado não poderia ter sido melhor. Vamos pensar em mais ações conjuntas como essa para o próximo ciclo”, afirma Gianni.

  • Cultura verde no Sindvendas

    Uma nova diretoria e um crescimento satisfatório foram os fatores que motivaram o Sindvendas (Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Ceará), filiado a Fecomercio-CE, a se tornar um sindicato atuante no setor do comércio. No início, funcionava apenas virtualmente.

    Uma nova diretoria e um crescimento satisfatório foram os fatores que motivaram o Sindvendas (Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Ceará), filiado a Fecomercio-CE, a se tornar um sindicato atuante no setor do comércio. No início, funcionava apenas virtualmente. Hoje, a entidade está estruturada e já põe em prática o programa de gestão SEGS e o de sustentabilidade, o Sindvendas Verde.

    De acordo com o presidente do Sindvendas, Joaquim da Silva Maia Jr., o programa Sindvendas Verde foi a forma que a entidade encontrou para envolver a equipe de colaboradores em um programa de voluntariado: “Ao mesmo tempo em que colocávamos o programa em prática, conscientizávamos a nossa diretoria e as lideranças da necessidade de adotar em nossas ações duas palavras mágicas: sustentabilidade e reciclagem”.

    Segundo ele, a ideia de contribuir para uma melhor qualidade de vida das gerações futuras foi o que motivou a entidade para dar início às atividades do Sindvendas Verde: “A iniciativa de trabalhar sustentabilidade vem normalmente depois que você começa a ter consciência das dificuldades e procura reagir de modo racional ao ‘status’ imposto”. Quanto ao SEGS, Maia afirma que o projeto tem apoiado todas as ações do sindicato: “O projeto tem apoiado todas as nossas ações. É a grande contribuição da CNC para a história do movimento sindical patronal”.

    Em 2010, o sindicato tem a proposta de criar o Instituto Sindvendas de Cultura e Responsabilidade Social e a Coopervendas (Cooperativa de Crédito dos Representantes Comerciais do Ceará). O Instituto deverá ser fundado já nos primeiros dias de janeiro: “Aguardávamos uma oportunidade de maior envolvimento dos representantes comerciais e de nossa equipe de colaboradores. Não é tarefa fácil e demanda tempo para conscientizar as partes envolvidas”, conclui Maia.

    Acesse o manual Sindvendas de Reciclagem Ambiental com dicas práticas de reciclagem e combate ao desperdício.