Blog

  • Motivação marca o IV Encontro de Multiplicadores do SEGS

    Para promover a troca de experiência entre as Federações, esclarecer as etapas finais do ciclo 2009 e discutir perspectivas para 2010, foi realizado, no dia 28 de setembro, o IV Encontro de Multiplicadores do SEGS, na sede da CNC, em Brasília.

    Novidades criadas para facilitar o contato e a troca de informações entre os participantes do Sistema, como a página no Twitter, o Banco de Práticas e a Agenda de Treinamentos foram novos recursos apresentados pelo Departamento de Planejamento da CNC (Deplan) – responsável pela aplicação e acompanhamento do SEGS.

    Foram apresentados, ainda, pelos repre

    Para promover a troca de experiência entre as Federações, esclarecer as etapas finais do ciclo 2009 e discutir perspectivas para 2010, foi realizado, no dia 28 de setembro, o IV Encontro de Multiplicadores do SEGS, na sede da CNC, em Brasília.

    Novidades criadas para facilitar o contato e a troca de informações entre os participantes do Sistema, como a página no Twitter, o Banco de Práticas e a Agenda de Treinamentos foram novos recursos apresentados pelo Departamento de Planejamento da CNC (Deplan) – responsável pela aplicação e acompanhamento do SEGS.

    Foram apresentados, ainda, pelos representantes de 32 federações filiadas ao Sicomercio, os resultados obtidos por meio do SEGS, e os benefícios gerados em consequência dos novos trabalhos, dentre os quais destacam-se: melhoria dos processos internos; otimização de tempo, recursos e materiais; qualificação e desenvolvimento da força de trabalho; clareza na comunicação; motivação e espírito de equipe no corpo funcional; e outros que levaram os participantes e equipe do Deplan a concluir o encontro em clima de comemoração.

    “A sensação que tivemos foi de alinhamento entre todos os participantes, percebido pelo nível de atenção e interesse nos assuntos abordados, pelo profissionalismo e seriedade no momento da apresentação individual e também pela riqueza de conteúdo colocado na Teia de Prioridades para 2010. Neste IV Encontro, atingimos um nível maior de maturidade, o que é muito importante para a continuidade do SEGS. Analisando os formulários de avaliação de satisfação, confirmamos que nossa opinião combina com a dos multiplicadores presentes.”, descreveu Rodrigo Wepster, assessor do Deplan.

    O encontro foi encerrado com a palestra do gerente do Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF), César Viana, que apresentou detalhes do programa que, tal como o SEGS, visa a busca pela excelência na gestão, só que focado nas instituições governamentais.

    O grande resultado do encontro foi a construção da Teia de Prioridades para 2010 pelos multiplicadores, apontando as principais melhorias a serem introduzidas no SEGS, que serão objetos do planejamento para o ciclo seguinte.

  • FECOMERCIO NA TV é destaque no Rio Grande do Norte

    Identificar a necessidade, planejar e divulgar. Essas são as três leis básicas para tirar uma campanha do papel e colocá-la no ar. Incentivada pelas atividades do SEGS, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte criou o programa FECOMERCIO NA TV, um instrumento para divulgação e promoção das ações realizadas pelo Sistema Fecomercio-SESC-Senac no estado.

    Segundo Rogério Freitas, multiplicador do SEGS, por conta do programa, os funcionários da federação estão mais preocupados com a imagem do Sistema perante a opinião pública e o mercado.

    Identificar a necessidade, planejar e divulgar. Essas são as três leis básicas para tirar uma campanha do papel e colocá-la no ar. Incentivada pelas atividades do SEGS, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte criou o programa FECOMERCIO NA TV, um instrumento para divulgação e promoção das ações realizadas pelo Sistema Fecomercio-SESC-Senac no estado.

    Segundo Rogério Freitas, multiplicador do SEGS, por conta do programa, os funcionários da federação estão mais preocupados com a imagem do Sistema perante a opinião pública e o mercado. “O SEGS foi o grande motivador deste processo. O programa disponibilizou não só os instrumentos, mas nos ‘forçou’ a criar novos projetos de interação com a sociedade e, principalmente, a oportunidade de motivar e sensibilizar a todos para avançar rumo à excelência em gestão”, diz.

    Além da visibilidade que a federação está ganhando com o programa FECOMERCIO NA TV, a venda de espaços publicitários nos intervalos comerciais está gerando receita para a entidade: “A venda dos anúncios na TV viabiliza a auto-sustentação do programa a curto prazo. Nossa intenção é que, a médio prazo, essa comercialização se torne mais uma fonte de receita para a Fecomercio-RN”, declara Rogério.

    O FECOMERCIO NA TV é exibido duas vezes por semana na Rede TV e em mais dois canais de TV à cabo, a TV Câmara e a TV Assembléia. As exibições nos três veículos são feitas para todo o Estado do Rio Grande do Norte.

    Assista os vídeos.

  • IV Encontro de Multiplicadores do SEGS debaterá o Ciclo 2009

    Os multiplicadores das federações que participam do SEGS estarão reunidos no dia 28 de setembro, das 9h às 18h, na sede da CNC em Brasília, para analisar o ciclo 2009 do SEGS e projetar o ciclo do ano seguinte. O Deplan apresentará os dados gerais do programa e abordará as próximas etapas do SEGS neste ano: a avaliação de consenso e o reconhecimento às entidades participantes.

    No evento, cada multiplicador apresentará o principal resultado alcançado por sua federação por meio do SEGS. À tarde, será realizada dinâmica de projeção do SEGS 2010.

    Os multiplicadores das federações que participam do SEGS estarão reunidos no dia 28 de setembro, das 9h às 18h, na sede da CNC em Brasília, para analisar o ciclo 2009 do SEGS e projetar o ciclo do ano seguinte. O Deplan apresentará os dados gerais do programa e abordará as próximas etapas do SEGS neste ano: a avaliação de consenso e o reconhecimento às entidades participantes.

    No evento, cada multiplicador apresentará o principal resultado alcançado por sua federação por meio do SEGS. À tarde, será realizada dinâmica de projeção do SEGS 2010. O encerramento prevê uma novidade na programação, com a apresentação de palestra sobre Gestão de Excelência.

  • Fecomercio-GO recebe SINAT para apresentação de boas práticas

    Dando continuidade aos treinamentos do Critério 7 do SEGS, Processos, nos dias 16 e 17 de setembro, a Federação do Comércio de Goiás recebeu o Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás (SINAT) para uma apresentação de suas práticas, como complemento das atividades.

    Conduzido pelo multiplicador do SEGS na Fecomercio-GO, Ibraim Coelho, o encontro teve como objetivo comprovar que as metodologias e ferramentas utilizadas no ciclo do SEGS são aplicáveis aos sindicatos, mostrando que, na prática, a teoria apresentada é viável e dá resultados.

    Dando continuidade aos treinamentos do Critério 7 do SEGS, Processos, nos dias 16 e 17 de setembro, a Federação do Comércio de Goiás recebeu o Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás (SINAT) para uma apresentação de suas práticas, como complemento das atividades.

    Conduzido pelo multiplicador do SEGS na Fecomercio-GO, Ibraim Coelho, o encontro teve como objetivo comprovar que as metodologias e ferramentas utilizadas no ciclo do SEGS são aplicáveis aos sindicatos, mostrando que, na prática, a teoria apresentada é viável e dá resultados. O SINAT, entidade certificada pelo sistema de gestão de qualidade ISO 9001, demonstrou a aplicação dos conceitos e técnicas na rotina sindical, por meio de registros documentais e cases de sucesso.

    O evento encerrou os treinamentos do Critério 7 do SEGS na Federação ao apresentar, não apenas um caso que deu certo, mas uma entidade cuja gestão tem uma referência metodológica mundial aplicável aos critérios do SEGS : “Em Goiás temos algumas iniciativas que têm despertado o interesse das entidades. O SINAT é um desses casos que, por ter certificação ISO e bons resultados, naturalmente torna-se referência e motiva os demais para desenvolverem seus projetos de melhorias”, explicou Ibraim.

  • SEGS tem nova ferramenta para troca de boas práticas

    Já está no ar no site do SEGS, uma nova área para facilitar o benchmarking (troca de experiências) entre as entidades que participam do projeto.

    Já está no ar no site do SEGS, uma nova área para facilitar o benchmarking (troca de experiências) entre as entidades que participam do projeto. O Banco de Práticas permitirá às federações e aos sindicatos disponibilizar e buscar metodologias de gestão aplicadas, criando assim uma rede de relacionamentos voltada para a gestão.

    Segundo o assessor do Departamento de Planejamento da CNC, Rodrigo Wepster, “o Banco de Práticas é uma ferramenta que visa ampliar a interação entre as entidades participantes do SEGS, permitindo elevar ainda mais o nível de qualidade do trabalho realizado nas federações e sindicatos do Sistema CNC.”

    Acesse o Banco de Práticas.

  • Consultoria individual fortalece o trabalho na Fecomercio-CE

    O assessoramento prestado pelo Deplan para o desenvolvimento das atividades do SEGS na Federação do Comércio do Ceará é um pouco diferente do realizado nas outras entidades.

    O assessoramento prestado pelo Deplan para o desenvolvimento das atividades do SEGS na Federação do Comércio do Ceará é um pouco diferente do realizado nas outras entidades. É que a federação decidiu otimizar o tempo de consultoria prestado pela assessora Márcia Alves, a fim de oferecer consultoria individual para os avaliadores da federação e de seus 22 sindicatos filiados ao SEGS.

    Na semana de 8 a 11 de setembro, a assessora esteve na entidade realizando mais uma etapa do trabalho, que consiste em um acompanhamento do passo-a-passo de cada atividade do SEGS para o cumprimento das práticas planejadas para este ciclo. Segundo Márcia, a necessidade de treinamentos mais direcionados e com assessoria constante foi requerido pela federação no início do ciclo 2009 do SEGS, quando constatado, no ciclo de 2008, uma dificuldade na realização das tarefas propostas pelo projeto.

    Para Geórgia Philomeno, multiplicadora do SEGS na Fecomercio-CE, essa dinâmica tem fortalecido a gestão empresarial e administrativa das entidades. “A cada encontro, o assessor sai com as atualizações para preparação da consultoria seguinte e deixa tarefas a serem realizadas pelos avaliadores até o próximo encontro”, explica.

  • 10 razões para adotar redes sociais nas empresas

    Publicada no blog Update or Die, da HSM Management, a matéria “10 razões para adotar redes sociais na empresa” mostra de que forma as organizações podem adotar a utilização dessas novas mídias internamente, como competência criativa. Entre as 10 razões citadas, vale destacar: inovação, acesso rápido ao conhecimento, comunicação direta, referências e identidade pessoal. Leia a matéria na íntegra.

    Publicada no blog Update or Die, da HSM Management, a matéria “10 razões para adotar redes sociais na empresa” mostra de que forma as organizações podem adotar a utilização dessas novas mídias internamente, como competência criativa. Entre as 10 razões citadas, vale destacar: inovação, acesso rápido ao conhecimento, comunicação direta, referências e identidade pessoal. Leia a matéria na íntegra.

  • Fecomercio-PR realiza workshop regional em Cascavel

    Capacitar os multiplicadores por meio de práticas de excelência e no gerenciamento dos processos principais e dos processos de apoio às entidades sindicais.

    Capacitar os multiplicadores por meio de práticas de excelência e no gerenciamento dos processos principais e dos processos de apoio às entidades sindicais. Esse foi o objetivo do workshop do critério 7 do SEGS – Processos, realizado no dia 2 de setembro, em Cascavel, pela Federação do Comércio do Paraná , com consultoria do assessor do Deplan, Leonardo Fonseca.

    De acordo com Leonardo, a sistemática adotada pela Fecomercio-PR para a realização dos workshops permite que todos os sindicatos participem dos eventos: “A Fecomercio-PR promove uma regionalização de seus treinamentos – que ocorrem nas cidades de Londrina, Cascavel e Curitiba -, viabilizando um melhor aproveitamento das práticas e diminuindo o investimento nos mesmos. Desta forma, as entidades podem participar das etapas do SEGS em cidades próximas de suas sedes”.

    Guilherme Piratello, multiplicador do SEGS na Fecomercio-PR, afirma que os workshops vêm cumprindo seu intuito de capacitar os participantes em questões relacionadas à gestão das entidades, contribuindo para que o SEGS seja bem conduzido dentro dos sindicatos. “Estamos avaliando, inclusive, a viabilidade de estender o número de workshops para o próximo ciclo do SEGS, a fim de abranger mais conteúdo”, informa.

  • Workshop do Critério 3 do SEGS é sucesso na Fecomercio-RO

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia realizou, no dia 18 de agosto, workshop sobre o Critério 3 do SEGS – Clientes. Ministrado pelo assessor do Deplan, Luciano Santana, o evento reuniu os avaliadores da federação e dos sindicatos filiados, que debateram e trocaram experiências sobre as práticas de representatividade e o fornecimento de produtos e serviços pelas entidades.

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia realizou, no dia 18 de agosto, workshop sobre o Critério 3 do SEGS – Clientes. Ministrado pelo assessor do Deplan, Luciano Santana, o evento reuniu os avaliadores da federação e dos sindicatos filiados, que debateram e trocaram experiências sobre as práticas de representatividade e o fornecimento de produtos e serviços pelas entidades. O destaque do encontro foi a aplicação de exercícios relativos às pesquisas de satisfação de clientes, além do controle de reclamações, utilizando formulários de atendimento e solução de problemas. Para Rubens Nascimento, superintendente administrativo da Fecomercio-RO, “é fundamental para as entidades sindicais identificar as necessidades e expectativas dos clientes, não somente com o objetivo de atendê-las, mas sim de superá-las”. “Precisamos atuar de forma inovadora, agregando valor aos negócios das empresas que representamos e fortalecendo dessa forma o Sistema CNC/Fecomercio-RO”, disse.

  • Fecomercio-GO realiza workshop sobre Critério 7 do SEGS

    Mapeamento de Processos foi o tema do Workshop do Critério 7 – Processos – realizado nos dias 12 e 13 de agosto na Federação do Comércio de Goiás. Direcionado aos avaliadores dos sindicatos filiados à federação, o workshop foi conduzido pelo assessor do Deplan, Luciano Santana, e teve o objetivo de instrumentalizá-los para identificar e gerenciar os processos de suas entidades.

    Durante o evento, os participantes realizaram os mapeamentos de processos de suas entidades e definiram os processos principais, de apoio e de terceiros.

    Mapeamento de Processos foi o tema do Workshop do Critério 7 – Processos – realizado nos dias 12 e 13 de agosto na Federação do Comércio de Goiás. Direcionado aos avaliadores dos sindicatos filiados à federação, o workshop foi conduzido pelo assessor do Deplan, Luciano Santana, e teve o objetivo de instrumentalizá-los para identificar e gerenciar os processos de suas entidades.

    Durante o evento, os participantes realizaram os mapeamentos de processos de suas entidades e definiram os processos principais, de apoio e de terceiros. O desdobramento de um dos processos em atividades específicas, desenhadas em um fluxograma, foi o ponto alto do workshop. Foram utilizados post-its na dinâmica de construção do fluxo, que, posteriormente, foi transcrito para o software SNAP GRAFICS. Clique na imagem ao lado e confira o Fluxo de Filiação ao Sindicato produzido no evento.