Blog

  • Fenacon: implantação do SEGS promove melhorias na gestão

    A busca pela excelência em gestão não é uma novidade na Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). Antes da implementação do SEGS, a entidade já possuía um sistema de gestão bem desenvolvido, bem como por alguns de seus sindicatos.

    A busca pela excelência em gestão não é uma novidade na Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). Antes da implementação do SEGS, a entidade já possuía um sistema de gestão bem desenvolvido, bem como por alguns de seus sindicatos. Com a implementação do SEGS, a motivação em busca da excelência só aumentou.

    Segundo Guilherme Tostes, multiplicador do SEGS na Fenacon, o projeto ajudou, essencialmente, no suporte das ferramentas e novas técnicas oferecidas: “É notório que a equipe abraçou o SEGS e aposta em seu potencial. Aos poucos, as diretorias dos sindicatos também vão se dando conta da essência do programa, gerando ainda mais valor às suas gestões”. Tostes também ressalta a importância da participação das lideranças no projeto. “A cada nova liderança engajada, mais forte fica o programa”, completa.

    Para promover um maior engajamento de seus sindicatos filiados, o multiplicador é um vice-presidente, que trabalha em parceria com um executivo da Fenacon, tornando possível atuar tanto de forma política, junto às diretorias dos sindicatos, como também de forma técnica, junto ao corpo funcional.

    Os resultados já são visíveis. “Temos sindicatos apresentando redução de custos, aumento de associados e de arrecadação após a adesão ao SEGS. Esses números acabam por refletir também na federação. A julgar pelo que já conseguimos em menos de dois anos de programa, estamos construindo um futuro de desenvolvimento e conquistas”, conclui Tostes.

  • Adiado 1º Fórum de Gestão Sindical da Fecomerio-BA

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia adiou a realização do 1º Fórum de Gestão Sindical, que aconteceria, em Salvador. A nova data do evento será definida após o restabelecimento da saúde do presidente da Fecomercio-BA, Carlos Amaral

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia adiou a realização do 1º Fórum de Gestão Sindical, que aconteceria, em Salvador. A nova data do evento será definida após o restabelecimento da saúde do presidente da Fecomercio-BA, Carlos Amaral

  • Sindicatos do Amazonas definem Planos Estratégicos

    Representantes de sindicatos do comércio varejista e atacadista do Amazonas se reuniram nos dias 4 e 5 de agosto, na sede da Fecomercio-AM, para dar continuidade à elaboração de seus planos de gestão estratégica.

    Representantes de sindicatos do comércio varejista e atacadista do Amazonas se reuniram nos dias 4 e 5 de agosto, na sede da Fecomercio-AM, para dar continuidade à elaboração de seus planos de gestão estratégica. O trabalho que atende ao critério 2 do SEGS é realizado com base no modelo de Plano Estratégico, desenvolvido no VIII Congresso do Sicomercio em novembro de 2007, e que está sendo implantado nos sindicatos.

    Segundo o assessor do Departamento de Planejamento (Deplan) da CNC, Luciano Santana, no primeiro encontro, realizado em maio, os representantes dos sindicatos puderam conhecer conceitos e terminologias utilizadas na elaboração de um Plano de Gestão Estratégica – PGE. No mês seguinte, foi feita uma análise do ambiente interno e foram identificadas as principais forças e fraquezas frente ao macro-ambiente onde o sindicato está inserido. Ainda em junho, o ambiente externo também foi fruto de avaliação, a fim de identificar as oportunidades e ameaças dentro das vertentes econômicas, políticas, sociais e tecnológicas.

    Com o material produzido até então foi possível, em julho, determinar “a missão, a visão, os princípios e as bandeiras” de cada sindicato. Nos dias 4 e 5 de agosto foram elaborados os objetivos estratégicos e avaliados que tipos de produtos e serviços podem ser oferecidos pelas entidades às empresas de sua base, como área estratégica de negócio.

    A próxima etapa na elaboração dos planos estratégicos dos sindicatos amazonenses está agendada para acontecer nos dias 8 e 9 de setembro. O foco será medir, por meio de indicadores e metas, como os objetivos estão sendo alcançados e definir projetos e planos de ação.

  • Pesquisa SEGS em andamento

    A Pesquisa SEGS 2009 foi iniciada no dia 11 de agosto, tendo como objetivos conhecer a opinião das federações e sindicatos quanto ao andamento do SEGS e buscar informações para o processo de melhoria contínua.

    A pesquisa, com encerramento em 4 de setembro, foi enviada por e-mail aos multiplicadores do SEGS nas federações, que foram orientados a repassá-la aos sindicatos de sua base. Contamos com a participação de todos..

    A Pesquisa SEGS 2009 foi iniciada no dia 11 de agosto, tendo como objetivos conhecer a opinião das federações e sindicatos quanto ao andamento do SEGS e buscar informações para o processo de melhoria contínua.

    A pesquisa, com encerramento em 4 de setembro, foi enviada por e-mail aos multiplicadores do SEGS nas federações, que foram orientados a repassá-la aos sindicatos de sua base. Contamos com a participação de todos..

  • 1º Fórum de Gestão Sindical da Fecomerio-BA

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia realizará, nos dias 26 e 27 de agosto, o 1º Fórum de Gestão Sindical.

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia realizará, nos dias 26 e 27 de agosto, o 1º Fórum de Gestão Sindical. O objetivo é disseminar práticas de gestão e promover a integração entre os sindicatos da base e os multiplicadores que participam do projeto SEGS – Sistema de Excelência em Gestão Sindical.

    O evento permitirá a troca de experiências e a busca de novos caminhos para a ampliação dos níveis de excelência e do comprometimento dos líderes sindicais com o SEGS, resultando em crescimento e visibilidade das entidades patronais e garantindo sua representatividade.

    Veja aqui a programação do evento.

  • Fenacor e sindicatos apresentam resultados do SEGS

    A Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) realizou nos dias 23 e 24 de julho, em sua sede no Rio de Janeiro, workshop sobre Clientes e Controle de Indicadores para dirigentes e executivos da entidade e de 23 sindicatos estaduais (Sincor) de todo o Brasil, concluindo a terceira etapa de treinamentos do SEGS. O workshop foi conduzido pela assessora do Deplan, Márcia Alves.

    Os participantes apresentaram projetos, metas e resultados já obtidos a partir de programas desenvolvidos pelos seus respectivos sindicatos.

    A Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) realizou nos dias 23 e 24 de julho, em sua sede no Rio de Janeiro, workshop sobre Clientes e Controle de Indicadores para dirigentes e executivos da entidade e de 23 sindicatos estaduais (Sincor) de todo o Brasil, concluindo a terceira etapa de treinamentos do SEGS. O workshop foi conduzido pela assessora do Deplan, Márcia Alves.

    Os participantes apresentaram projetos, metas e resultados já obtidos a partir de programas desenvolvidos pelos seus respectivos sindicatos. A idéia foi consolidar as experiências apresentadas e permitir a absorção por cada Sincor de práticas já adotadas com sucesso.

  • Fenacon reúne sindicatos em workshop de 5S

    A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) promoveu, no dia 16 de julho, em sua sede em Brasília, o workshop de 5S, programa baseado nas palavras japonesas SEIRI (Senso de Seleção), SEITON (Senso de Organização), SEISOH (Senso de Limpeza), SEIKETSU (Senso de Padronização) e SHITSUKE (Senso da Auto-disciplina).

    A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) promoveu, no dia 16 de julho, em sua sede em Brasília, o workshop de 5S, programa baseado nas palavras japonesas SEIRI (Senso de Seleção), SEITON (Senso de Organização), SEISOH (Senso de Limpeza), SEIKETSU (Senso de Padronização) e SHITSUKE (Senso da Auto-disciplina). Além de abordar os conceitos de 5S, o workshop também tratou do Sistema de Documentação e Análise Crítica.
    A expectativa é que, a partir do workshop, os participantes implementem o 5S em suas entidades e comecem a estruturar o sistema de documentação com base na pirâmide do Manual da Qualidade, sugerido no SEGS. Conduzido pelo assessor do Departamento de Planejamento (Deplan) da CNC, Luciano Santana, o workshop envolveu 25 pessoas, dentre elas o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, e o vice-presidente da Regional Sudeste, Guilherme Tostes.

    No encerramento do encontro, Valdir Pietrobon destacou que a excelência na gestão sindical é uma questão de sobrevivência de todo o sistema sindical patronal: “O SEGS permite que os representantes de federações e sindicatos conheçam e desenvolvam as melhores ferramentas para o sucesso das entidades. Com a troca de informações feita por meio do programa, cada avaliador pode diagnosticar melhor os problemas de gestão e encontrar soluções para os desafios”.

  • SEGS no Twitter

    Uma rede social com conteúdo de blog. Essa é proposta do Twitter, a ferramenta que hoje é um fenômeno mundial.

    Uma rede social com conteúdo de blog. Essa é proposta do Twitter, a ferramenta que hoje é um fenômeno mundial. E agora o SEGS faz parte dessa rede, comentando o que está acontecendo nas federações e sindicatos que participam do projeto.
    Seguindo o perfil do SEGS, é possível saber em primeira mão as novidades do SEGS e acompanhar as atividades dos assessores do Deplan (Departamento de Planejamento da CNC) nas federações.
    Para ficar por dentro das informações, siga o Twitter do SEGS.

    O Twitter – O espaço é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviar e ler atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”), através da própria web ou por SMS. As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. O serviço é grátis na internet, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefônica.

  • O novo sindicalismo patronal em pauta

    Por iniciativa dos sindicatos integrantes do SEGS e filiados à Fecomercio do Amapá, no dia 1º de julho, empresários de todo o estado encontraram-se para debater Os Novos Caminhos do Sindicalismo Patronal.

    Por iniciativa dos sindicatos integrantes do SEGS e filiados à Fecomercio do Amapá, no dia 1º de julho, empresários de todo o estado encontraram-se para debater Os Novos Caminhos do Sindicalismo Patronal. O evento, realizado no auditório da federação, contou com a presença do presidente da entidade, Ladislao Monte, de membros da diretoria, dos presidentes de sindicatos e da palestrante e assessora do Deplan, Márcia Alves.

    Durante sua palestra, Márcia destacou as mudanças que o segmento vem enfrentando e chamou a atenção dos participantes para a necessidade de adequação da entidade sindical e de sua atuação para um novo cenário que se apresenta, ressaltando a excelência da gestão como caminho para o crescimento. Terminada a apresentação, Ladislao Monte, presidente da federação, fez um breve discurso em que afirmou: “O sindicato é o legitimo representante da categoria, logo deve estar voltado às necessidades da mesma. Porém, a entidade só conseguirá suprir tais necessidades se estiver forte e atuante, e para que isso aconteça é fundamental o envolvimento e comprometimento de todos”.

    Ao final do encontro, os participantes concorreram ao sorteio de prêmios e participaram de um coquetel de confraternização, ambos oferecidos pelos sindicatos patronais.

  • Fecomercio-ES disponibilizará novos serviços aos sindicatos

    No dia 26 de junho, no SESC Praia Formosa, a Fecomercio do Espírito Santo reuniu seus sindicatos aderidos ao SEGS, para a realização da oficina Clientes, do critério 3 do Guia de Excelência, que é subdividido em Representatividade e Produtos e Serviços.

    No dia 26 de junho, no SESC Praia Formosa, a Fecomercio do Espírito Santo reuniu seus sindicatos aderidos ao SEGS, para a realização da oficina Clientes, do critério 3 do Guia de Excelência, que é subdividido em Representatividade e Produtos e Serviços. No encontro, realizado com o apoio do assessor do Deplan, Leonardo Fonseca, foi iniciado o plano de disponibilização de novos serviços, uma parceria entre a federação e os sindicatos, que será lançado em agosto.

    A ideia de criação do plano surgiu a partir da visita que os multiplicadores Revieni Zanotelli e Antonio Wilson Rocha fizeram à Fecomercio-CE, onde conheceram os serviços disponibilizados pela entidade aos sindicatos: Plano de Saúde, Odontológico e extensão do Certificado de Origem. Ainda no mês de julho, Revieni identificará as necessidades dos empresários de cada base dos sindicatos capixabas, por meio de pesquisa, e após essa etapa será estruturada a carteira com os novos benefícios inclusos.

    Além disso, a Fecomercio-ES está estruturando um projeto de ciclo de palestras para empresários, abordando temas como a Defesa do consumidor, Oportunidades e demandas do mercado de comércio e vendas, Mercado eletrônico, Gestão na qualidade do atendimento, Legislação trabalhista, entre outros.